ASSINE
search button

Estudioso e virtuoso do instrumento, Vinícius Muniz interpreta peças de Bach nas dez cordas brasileiras

Reprodução -
Vinícius Muniz ensaia parte de suas traduções de Bach, em Barcelona, onde vive atualmente
Compartilhar

Com o instigante desafio de traduzir composições de Johann Sebastian Bach (1685-1750) para a viola caipira, Vinícius Muniz mostra hoje parte do resultado de sua pesquisa e prática do repertório do compositor alemão para as dez cordas do tradicional instrumento do interior brasileiro.

A iniciativa não é inédita, mas, segundo ele, um olhar sobre a obra de Bach conforme a técnica instrumental da viola desenvolvida mais recentemente, que o músico apresenta às 19h, no Espaço BNDES, no Centro.

“O projeto nasceu em 2012, quando eu cursava o mestrado em Música da Unicamp, estudando a obra do grande mestre Renato Andrade [1932-2005, violeiro notabilizado por introduzir o instrumento nas salas de concerto]. Por causa dessa minha pesquisa, eu acabei descobrindo um LP muito importante, mas muito raro também, chamado ‘Bach na viola brasileira’”, recorda Vinícius Muniz.

Macaque in the trees
Vinícius Muniz ensaia parte de suas traduções de Bach, em Barcelona, onde vive atualmente (Foto: Reprodução)

“Esse LP [de 1971] consiste na execução de Geraldo Ribeiro [violonista baiano, hoje com 79 anos], tocando viola a partir de transcrições de Bach feitas pelo Theodoro Nogueira [1913-2002], um compositor paulista. Ele me chamou muito a atenção – primeiro pela execução brilhante do Geraldo Ribeiro; depois, pela seleção das músicas e pela forma com que o Theodoro fez essas transcrições. O resultado é muito especial e muito particular de uma época, quando a viola caipira instrumental ainda dava seus primeiros passos”, prossegue o músico no vídeo gravado para divulgação de seu álbum “J.S.Bach – Viola Brasileira”, em que atualiza essa leitura.

Muniz explica que seu ponto de partida “foi imaginar como seria interpretar a obra de Bach na viola caipira a partir do vocabulário técnico atual. Desde então, meus esforços têm sido no sentido de encontrar um equilíbrio entre esses dois universos: de um lado, a obra de Bach, monumental na história da música instrumental; do outro, a viola caipira brasileira. Meu objetivo sempre foi o de combinar esses dois universos longe de estereótipos, sem pré-concepções”.

Com direção musical do produtor e violinista Esdras Rodrigues, o álbum, lançado no ano passado pela gravadora VVT Ideias Culturais se divide nos sete movimentos da “Partita nº 3 em Fa maior, BWV 1006”, mais quatro das “Variações Goldberg, BWV 988” e outros quatro da “Sonata nº 1 em Sol menor, BWV 1001”, em um total de 15 faixas.

“Tenho chamado esse trabalho de ’tradução’, porque, por exemplo, no contexto literário, não basta fazer a tradução literal de uma palavra dentro de um texto, é necessário saber o significado daquela palavra para aquele autor, dentro daquele contexto histórico. Da mesma forma, aqui não basta ler as notas escritas por Bach nas partituras; é preciso entender a estrutura composicional, a linguagem do compositor, o período em que ele trabalha e tentar encontrar uma correspondência aqui na viola. Ao final, se trata de um processo de muitas escolhas… bastante árduo, muito desafiador, porém também muito estimulante”, ressalta o violeiro, ex-integrante da Orquestra Filarmônica de Violas e atualmente radicado em Barcelona, na Espanha, onde faz pós-graduação em Negócios Globais e Música na Universidad Pompeu Fabra.

Além das três peças de Bach, Vinícius Muniz ainda interpreta “Chora,viola”, de Tião Carreiro e Lourival dos Santos. Nessa composição original para seu instrumento e, também, nas “Variações Goldberg”, o violeiro tem a participação do produtor Esdras Rodrigues na rabeca.

-----

SERVIÇO

VINÍCIUS MUNIZ: J. S. BACH - VIOLA BRASILEIRA

ESPAÇO BNDES. Avenida República do Chile, 100 - Centro (ao lado da Estação Carioca do Metrô. Tel.: (0800) 702-6337. Hoje, às 19h. Entrada gratuita, com retirada de senhas a partir das 18h, ou pela internet (www.bndes.gov.br) até as 14h.

Tags:

bach | cultura | m?sica | muniz