ASSINE
search button

IMS Rio celebra o Dia D com show

Rogério Reis/CPDoc JB -
IMS Rio celebra o Dia D com show
Compartilhar

O Instituto Moreira Salles do Rio celebra o nascimento do poeta Carlos Drummond de Andrade, o Dia D, desde 2011, a fim de que a data integre o calendário cultural do país, promovendo e difundindo a obra do escritor pelo “mundo, mundo, vasto mundo”. No Rio de Janeiro, este ano, o IMS vai relembrar o 31 de outubro com o show “Cabaré Modernista para Carlos Drummond de Andrade”, um espetáculo de música e poesia. O evento tem entrada franca.

O nome do evento se inspirou no célebre Cabaret Voltaire, que abrigou, em 1916, a efervescente movimentação política e artística que viria a desembocar na criação do dadaísmo, na cidade de Zurique, na Suíça. E é no clima festivo de cabaré que Drummond aparece junto a seus companheiros de geração.

Os grandes temas abordados pelo autor nascido em 1902, em Itabira — amor, guerra, poesia, Brasil, Minas Gerais — se misturam em livre associação a acontecimentos centrais do século XX no Brasil e no mundo: a Semana de Arte Moderna, o Manifesto Antropófago, Macunaíma, Tropicália, o surgimento das vanguardas históricas, o avanço tecnológico.

Macaque in the trees
IMS Rio celebra o Dia D com show (Foto: Rogério Reis/CPDoc JB)

Com roteiro e direção de Eucanaã Ferraz e direção musical de Bruno Cosentino, leva ao palco as cantoras Lívia Nestrovski e Numa Ciro, acompanhadas por Cláudia Castello Branco, no piano, e Joana Queiroz, no clarinete. Na montagem, os poemas de Drummond dialogam com canções de Noel Rosa, Caetano Veloso, Belchior e Milton Nascimento e se unem a obras de Schubert e Brecht, costurando momentos de desterro e introspecção à triunfante provocação oswaldiana — “a alegria é a prova dos nove”!

------

SERVIÇO

CABARÉ MODERNISTA PARA CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE

Show com Lívia Nestrovski, Numa Ciro, Joana Queiroz e Cláudia Castello Branco

Hoje, às 20h

Auditório do IMS Rio (R. Marquês de São Vicente, 476 - Gávea;

Tel.: 3284-7400)

Entrada franca.