ASSINE
search button

Jogo de imitação: confira a crítica de 'Bohemian Rhapsody'

Divulgação -
Cena do filme sobre a banda britânica, que surgiu nos anos 1970 no auge do glam rock e alcançou popularidade internacional com o rock de arena
Compartilhar

Vitimado pelo vírus HIV aos 45 anos de idade, Freddie Mercury tem sua trajetória contada em “Bohemian rhapsody” (Idem – 2018), de Bryan Singer, que foi afastado das filmagens poucas semanas antes de seu término, supostamente por diferenças criativas com o protagonista Rami Malek.

O processo de produção conturbado, acompanhado de perto por Brian May e Roger Taylor, afetou negativamente este filme, que se preocupa mais em explorar as extravagâncias de Mercury do que sua trajetória propriamente dita. Isto de deve ao roteiro de Anthony McCarten, que não aprofunda nenhuma das questões enfrentadas pelo personagem, sobretudo no que tange à sua sexualidade e ao relacionamento com a família.

Macaque in the trees
Cena do filme sobre a banda britânica, que surgiu nos anos 1970 no auge do glam rock e alcançou popularidade internacional com o rock de arena (Foto: Divulgação)

Não bastasse isto, o roteiro apresenta erros cronológicos grotescos. Um deles é sobre a primeira edição do Rock in Rio, realizada em 1985. Tendo o Queen como destaque, o festival surge no filme bem no início dos anos 1980 e com Freddie Mercury de cabelos longos e sem bigode, algo que não reflete a realidade daquele show memorável. No entanto, a pá de cal é a atuação de Rami Malek, calcada num constrangedor jogo de imitação, desprovida de força e emoção, comprometendo todo o longa. Com isso, a responsabilidade de emocionar a plateia fica com as canções do Queen e suas respectivas performances, inclusive reproduzindo quase na íntegra o show do “Live Aid” em 1985.

No fim das contas, faltam a “Bohemian rhapsody” três elementos que Freddie Mercury considerava indispensáveis no Queen: emoção, paixão e alma.

* Membro da ACCRJ

______________________________

BOHEMIAN RHAPSODY: * (Ruim)

Cotações: o Péssimo; * Ruim; ** Regular; *** Bom; **** Muito Bom