ASSINE
search button

Cartunista Aroeira assina mapa cultural que celebra os 100 anos do bairro

Arquivo pessoal -
Aroeira revela que se sentiu desafiado pelo projeto
Compartilhar

Um dos metros quadrados mais caros do mundo, o Leblon ganha hoje uma homenagem especial. Apertado entre o Oceano Atlântico e a Lagoa Rodrigo de Freitas, o bairro, que é prato feito para paparazzis graças à opulência de astros que nele moram ou desfilam, recebe um presente nas comemorações de seu centenário. Será lançado hoje na livraria Argumento, a partir das 17h, o Mapa Cultural 100 Anos do Leblon, de autoria do músico e chargista Renato Aroeira.

Fonte de inspiração das letras de Caetano Veloso, Paralamas do Sucesso, Alceu Valença, Marina Lima e Cazuza, entre outros, o Leblon merece toda e qualquer homenagem. Ainda mais essa, preparada por Aroeira, um de seus moradores ilustres.

Macaque in the trees
Aroeira revela que se sentiu desafiado pelo projeto (Foto: Arquivo pessoal)

“Fui chamado para esse projeto e me senti desafiado”, conta Aroeira. “Já tinha feito coisas parecidas, como imagens aéreas de cidades, algumas imaginárias, outras reais. Trabalhei cerca de uma semana, sendo dez horas por dia, até por conta das soluções gráficas que precisei bolar ou inventar. Foi muito prazeroso”.

Executado pela EC Editora e Comunicação, o trabalho do cartunista retrata pontos, ícones, lugares e referências históricas desse ponto da zona sul tão querido dos cariocas e até mesmo dos brasileiros – afinal, é cenário frequente em novelas de Manoel Carlos. A curadoria do projeto é de João Fontes, tendo como produtores executivos Eduardo Cantidiano e Mario Souto.

Com 44 centímetros de largura por 54 de altura, o mapa é do tamanho de um pôster – indicado para ornar estabelecimentos comerciais ou o lar de quem ama o bairro. Nada menos do que 23 marcas importantes entraram na iniciativa com apoio cultural.

*Jornalista e escritor

-----

SERVIÇO

Lançamento do Mapa Cultural 100 Anos do Leblon

Livraria Argumento (Rua Dias Ferreira, 417 - Tel: 2239-5294). Hoje,17h

Entrada franca