ASSINE
search button

Rembrandt com restauração ao vivo e a cores

Trabalho de recuperação da tela célebre "Ronda noturna", de 1642, será transmitido em tempo real pela internet

Reprodução -
Inovadora em sua época, a tela retratava uma tropa em movimento. A luminosidade original do quadro foi se perdendo após receber várias camadas de verniz
Compartilhar

AMSTERDÃ - A “Ronda noturna”, uma das telas mais célebres de Rembrandt, e principal atração do Rijksmuseum, de Amsterdã, vai passar por um processo de restauração e o processo será acompanhado em tempo real tanto dentro da galeria quanto pela internet. O site do museu transmitirá os trabalhos da equipe responsável pelo projeto ao vivo. “A ‘Ronda noturna’ é uma pintura tão espetacular e importante e desperta tanto interesse do público que vem ao nosso museu que decidimos continuar a mostrá-la ao público mesmo durante os trabalhos de restauração da obra”, explica Taco Dibbits, diretor do museu.

O quadro será colocado numa divisão especial, feita em vidro, com sete metros quadrados, concebida pelo arquiteto francês Jean-Michel Willmotte. Lá dentro, os especialistas poderão trabalhar e, ao mesmo tempo, serem observados pelos visitantes do museu. “Será uma oportunidade única para o público. É como ter acesso à cozinha para ver o trabalho do chef”, compara. Além disso, o museu terá sempre disponíveis alguns conservadores, que irão responder às questões dos mais de dois milhões de pessoas que visitam anualmente o espaço.

Macaque in the trees
Inovadora em sua época, a tela retratava uma tropa em movimento. A luminosidade original do quadro foi se perdendo após receber várias camadas de verniz (Foto: Reprodução)

Centenas de especialistas do museu e da Universidade de Tecnologia de Delft, cidade no Norte da Holanda, assim como de várias outras instituições de todo o mundo, estarão envolvidos no processo. A restauração começará em julho do próximo ano. Antes disso, o museu vai reunir todo o seu acervo de mais de 400 obras de Rembrandt numa exposição alusiva aos 350 anos da morte do artista. A exposição será aberta em 15 de fevereiro.

A “Ronda noturna” mede 3,80 metros de altura por 4,54 metros de largura. O seu nome original é “A Companhia do capitão Frans Banning Cocq e do tenente Willem van Ruytenburch preparando-se para avançar” e representa uma companhia de milicianos, encabeçada por ricos mercadores de Amsterdã, pintada de forma dinâmica, prestes a marchar, em vez de ser retratada em fila ou num banquete anual, como era comum na época. A pintura do gênio holandês é uma imagem coletiva, na qual cada personagem é retratado individualmente com grande precisão, ao ponto de serem reconhecidos não só por suas fisionomias como também por suas armas.

Macaque in the trees
Rembrandt, cuja morte completará 350 anos em 2019, receberá uma exposição grandiosa no Riijksmuseum (Foto: Reprodução)

Concluída em 1642, após três anos de trabalho, a tela tem uma história atribulada, que inclui a perda de parte de sua superfície, vários centímetros que lhe foram cortados lateralmente e do topo em 1715, quando foi transferida da sede das milícias para a sede da Câmara da capital holandesa. O tempo e uma grande sequência de aplicação de vernizes tiraram o brilho e luminosidade do original, o que levou a obra ser rebatizada como “Ronda noturna”. O quadro chegou ao Rijksmuseum em 1885. Por volta de 1947, um trabalho de limpeza na tela revelou tratar-se de uma cena diurna.

Reprodução - Rembrandt, cuja morte completará 350 anos em 2019, receberá uma exposição grandiosa no Riijksmuseum