ASSINE
search button

British Film Institute é janela aberta para Bollywood

Divulgação -
"102 and out" fatura alto no circuito alternativo
Compartilhar

Criado em 1933 com a tarefa de preservar o cinema autoral feito em todas as partes do mundo e popularizá-lo entre os ingleses, o British Film Institute, hoje sob gestão de Amanda Nevill, usa o período reservado ao London Film Festival para promover filmes de riqueza antropológica em outras latitudes. Inclua aí desde programas de TV, exibições em escolas e até o cardápio de filmes nos voos da British Airlines. O eleito da vez é uma comédia indiana, “102 and out”, que já faturou cerca de US$ 12 milhões em circuitos alternativos do Reino Unido e da Ásia, mas que congrega milhares de pagantes em seu país de origem.

Macaque in the trees
"102 and out" fatura alto no circuito alternativo (Foto: Divulgação)

Dois mitos de Bollywood – a indústria de melodramas musicais da Índia – juntam-se em uma trama sobre conflitos geracionais: Rishi Kapoor, de 66 anos, e o lendário Amitabh Bachchan, hoje com 76. Apesar da diferença de meros dez anos entre eles, os dois vivem pai e filho nesta produção que abre uma reflexão sobre a arte de envelhecer. “Gosto muito de fazer filmes que transcendam arquétipos, sobretudo paradigmas culturais que olhos estrangeiros apliquem à realidade da Índia”, disse Bachchan ao JB.

Sob a direção de Umesh Shukla, o astro vive Dattatraya, um homem que chegou aos 102 anos com a vitalidade de um garoto e cujo sonho é vencer o campeonato de homem mais velho do mundo. Seu maior desafio é ajudar seu filho de 75 anos, o sisudo professor de matemática Babulal, interpretado pot Kapoor, a reaprender a ser feliz, após a perda de sua mulher e o sumiço de seu filho interesseiro. As trapalhadas de Dattatraya para arrancar um sorriso de seu “garotão” septuagenário arrancam gargalhadas da plateia.