ASSINE
search button

Mostra de Anna Bella Geiger vai até janeiro

Conjunto de gravuras da mostra temporária do Mast tem relação com a cartografia

Divulgação -
"Local da ação" ocupa o Salão Nobre do Museu da Astronomia e Ciências Afins, em São Cristóvão
Compartilhar

Uma das principais artistas plásticas brasileira, Anna Bela Geiger faz exposição individual no Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), em São Cristóvão. Com obras incorporadas aos acervos de importantes museus do mundo - a exemplo do MoMA (Nova York), do Centre Georges Pompidou (Paris), Getty Institute (Los Angeles), Tate Modern e Victoria & Albert Museum (Londres) - a discípula de Fayga Ostrower reúne doze gravuras com temática relacionada à cartografia, que vem a ser um dos tripés da área de atuação do Observatório Nacional.

A mostra de Geiger, que ocupará o Salão Nobre do Mast, inaugura a série de exposições temporárias da instituição, que está sob a direção de Anelise Pacheco. O conjunto de gravuras expostas em “Anna Bella Geiger - Local da ação” mantém um diálogo com as pesquisas relacionadas ao museu e também com as obras da exposição permanente “Olhar o Céu, medir a Terra”, com mapas e instrumentos científicos.

No texto de autoria da artista sobre a mostra, Anna Bella Geiger informa que toma por base “ingredientes” comuns a todos os mapas, como projeção, escala e generalização para elaborar as gravuras. No entanto, o significado da obra é diferente da observação comum aos mapas, porque interfere deliberadamente nos traçados com distorções e inserções de textos.

“Tenho utilizado mais frequentemente duas representações: a de cartogramas de áreas contíguas - os mapas topológicos - e a projeção Mercator. Os territórios escolhidos são o mundo (Mapa Mundi), a América Latina e o Brasil”, afirma.

___________

Serviço

ANNA BELLA GEIGER - LOCAL DA AÇÃO

Museu de Astronomia e Ciências Afins/ Mast (R. General Bruce, 586 – São Cristóvão; Tel: 3514-5299/29)

Ter. a sex., das 9h às 17h; sáb., das 14h às 19h; dom. e feriados, das 14h às 18h.

Até 27/1/2019

Tags:

arte | exposição | Mast