ASSINE
search button

Entrevista: Escritor André Vianco, o Stephen King de Osasco

Aos 43 anos, com 23 livros publicados e um novo romance de horror a caminho, autor firma-se como um mito nacional da literatura de terror

Divulgação -
Escritor André Vianco, o Stephen King de Osasco
Compartilhar

Tem livro novo de André Vianco - “40 luas” - saindo do forno, sendo finalizado neste momento em que ele comemora 20 anos de literatura: sempre que o nome dele aparece nas prateleiras das livrarias, os vendedores se benzem... não por medo, mas de alegria. Apelidado de “Stephen King de Osasco”, o escritor paulista de 43 anos é uma garantia de boas vendas. O autor de cults como “Estrela da manhã” (2015) e “A casa” (2002) é um dos rar(íssim)os autores nacionais de ficção fantástica, revelados nas duas últimas décadas, a passar a fronteira de um milhão de livros vendidos. Tem 23 obras publicadas: 17 romances, três livros infantis e três graphic novels. Com isso, não sai da mira das produtoras de cinema e TV. Seu mais recente livro, “Penumbra”, saiu há um ano pela editora Leya e soma dez mil exemplares vendidos. Em 1998, escreveu “O Senhor da Chuva” e embarcou numa aventura digna do universo de fantasia pelo qual percorre.

“Em 1999, eu tinha escrito meu segundo romance, ‘Os sete’, e mandando para as editoras que publicavam terror na época. Como acontecera com meu romance anterior, ‘O Senhor da Chuva’, choveu carta de negativa”, lembra o autor. “Na época, eu trabalhava em uma empresa de cartão de crédito, no atendimento telefônico, telemarketing, da meia-noite às seis da manhã. Eu já era casado, tinha minha primeira filha e, nas horas vagas, em Osasco, eu escrevia minhas histórias de terror. Escrevi ‘Os sete’ em três meses e, depois de receber as cartas de negativa que todo escritor recebe na vida, eu resolvi me autopublicar. Fiz um curso de ‘publique o seu livro’ e fui orçar a edição numa gráfica na Barra Funda. Era caríssimo publicar mil livros e resolvi guardar a grana, um pouquinho por mês... Tinha aquela coisa de já ser pai de família, mas não desisti do sonho de ter meu livro publicado, Eu sabia que ‘Os sete’ pegava o leitor. Daí veio o inesperado. Em outubro de 99, eu fui demitido. Foi a virada da minha vida. Peguei a grana do FGTS, fui até a gráfica e voltei para casa desempregado, sem fundo de garantia, com uns R$ 200 no bolso e uma nota de pedido de mil livros da primeira tiragem de ‘Os sete’. Passei a vender de livraria em livraria em São Paulo. Naquela época ainda existiam as livrarias de família, lojas que não eram das grandes redes e, em dois meses, o livro bombou. O resto é história, literalmente: ‘Os sete’, sozinho, já vendeu mais de 260 mil cópias”. Nesta entrevista, Vianco faz um balanço da literatura de terror no Brasil e fala do novo livro.

Macaque in the trees
Escritor André Vianco, o Stephen King de Osasco (Foto: Divulgação)

JORNAL DO BRASIL: A que você atribui a alta do terror no Brasil, nestes tempos de sucesso de “A freira” e de consagração do gênero na TV?

André Vianco: O medo é uma das maiores emoções que o ser humano pode experimentar. O público daqui sempre curtiu muito o terror. Não precisamos ir tão longe para encontrar bons desempenhos em filmes, hoje clássicos, como “Entrevista com o vampiro”, que derivou de um best-seller mundial da escritora norte-americana Anne Rice. Lá atrás, em 2000, os autores nacionais de terror e audiovisual ainda tinham muito o que fazer, lutando primeiro com quem controlava as mídias, fossem produtores ou editoras à frente de colossos da indústria do entretenimento nacional que não entendiam que o público brasileiro queria o autor nacional também, o cineasta brasileiro também. Hoje, a maior mudança é a liberdade que a internet e os serviços de streaming trazem, permitindo que o “consumidor” encontre, em poucos cliques, o conteúdo do qual quer fruir. E acontece de o terror estar nos favoritos do cardápio, sempre.

Qual é o terror que vem de Osasco? O que há de brasilidade nele?

Eu brinco que sou o Penny Dreadful do subúrbio, contando histórias que começam como qualquer drama ordinário, mas se encharcam das possibilidades da imaginação, da chegada do extraordinário, da suspensão momentânea do nexo e da realidade. Trago para o baile criaturas que existem na minha cabeça e que começam a andar pelas ruas de Osasco. Os leitores enlouquecem em ver ruas brasileiras como cenários das narrativas e até acontece de muita gente vir a Osasco para ver e andar pelo asfalto em que seus heróis e monstros pisaram. A brasilidade está nessa conexão forte com o cotidiano, sem colocar uma lupa sobre os nossos costumes, deixando apenas o brasileiro ser brasileiro.

Qual é o diferencial do horror nacional? Ainda estamos sob a sombra de Zé Mojica Marins, o Zé do Caixão?

Olhando para os livros lançados no gênero, os autores têm sido habilidosos em especular por muitos caminhos, não ficando presos ao grilhão de que o gênero “tem que ser verde e amarelo”. A fantasia explodiu também, e muito. Eu mesmo me considero mais um autor de “dark-fantasy” do que de terror raiz. A localização das histórias em território nacional permite uma identificação e uma familiarização do leitor com os livros, o que não é possível com títulos estrangeiros. A sombra do José Mojica é benigna: ele é um padrinho. As pessoas deviam entender mais o que ele fez, sua tenacidade em lavrar uma obra de terror nacional apoiado em nossos mitos e costumes. Não é uma sombra. É uma marca guia, algo do bem.

JB: Quais são as criaturas do seu novo projeto, “40 luas”, que sai ano que vem?

Curiosamente, a história começa dentro de uma moça comum, que vive uma tragédia familiar. Depois de um acidente de automóvel, ela desperta em um hospital e lhe é revelado que sua mãe e suas duas irmãs não sobreviveram à catástrofe. Ela sofre porque não sente nada, porque não se lembra do que aconteceu, e fica com uma dor por não ter mais ninguém no mundo. Mas, quando a protagonista volta para sua casa e adormece, uma sombra emerge de dentro dela Daí, vamos começar a entender o que está acontecendo com aquela mulher. As criaturas que surgem a partir disso são as mais incríveis do universo do terror, mas contar mais seria spoiler. Em breve, o livro estará na rua.

O mercado editorial nacional está preparado para o terror? Como?

O mercado está, sim. Quem sempre esteve pronto foi o público, como mostram os bons números dos autores de terror e fantasia. As editoras começaram a investir para entender esses bichinhos estranhos que éramos, e agora até se orgulham de terem autores nacionais de terror e fantasia em seus catálogos. E as possibilidades e transformação dos meios de distribuição, por conta de fenômenos de streaming, com Netflix, HBO On Demand, e todas as majors que se engalfinham para entender o novo consumidor de entretenimento, vem tornando o chão do autor independente, o autor “autopublicado”, mais confortável, mais possível. Muita gente que não tem editora nenhuma apoiando, mas possui bom relacionamento com seguidores em redes sociais, vem aparecendo em listas consagradas de mais vendidos. Semana passada, o colega Fred Elboni emplacou o terceiro lugar na revista “Veja” com um livro publicado independentemente, só no digital. Ele não escreve terror, mas é um ótimo estímulo aos escritores e escritoras que estão começando suas carreiras e que, muitas vezes, incorrem no erro de ficar sentados esperando um sinal de uma editora para serem validados como narradores.

Como e quando você passou a se dedicar à literatura?

Passei a me dedicar à literatura por conta de dois eventos pitorescos. Primeiro, sou um péssimo jogador de futebol e, em minha infância, vilipendiado pelos colegas boleiros, corria para casa para me afundar em enciclopédias e grandes romances que meus pais adquiriam no saudoso Clube do Livro. Lia “O garoto do tambor”, “O vermelho e o negro”, Graciliano... e não entendia nada, mas já ia me amarrando naquela coisa de enredar, de contar histórias. Depois, o segundo fato, aos 15 anos de idade, passei por uma cirurgia ortopédica que me deixou acamado por quatro meses mais ou menos, e foi quando peguei um caderno universitário e dei meu primeiro tiro de “soberbo” romancista. Não larguei aquela caneta Bic nunca mais.

* Roteirista e crítico de cinema