ASSINE
search button

Clássico de Verger é reeditado

Reprodução -
Uma das fotos do livro que será lançado hoje no Rio
Compartilhar

A Fundação Pierre Verger promoverá uma série de ações comemorativas dos 30 anos da instituição. A começar pelo lançamento da nova edição do livro “Orixás, Deuses Iorubás na África e no Novo Mundo” hoje, às 19h, na Livraria da Travessa de Botafogo. Na ocasião, haverá um bate-papo com a griô e Iakekerê Vovó Cici e com os escritores Carolina Cunha e Reginaldo Prandi.

O livro, um dos primeiros registros da cultura dos orixás, é o resultado de pesquisas do fotógrafo e etnólogo francês que morou grande parte da vida em Salvador. Ele retrata os cultos aos deuses Iorubás através de 250 fotos e textos sobre as cerimônias e as características de cada orixá e seus devotos.

Macaque in the trees
Uma das fotos do livro que será lançado hoje no Rio (Foto: Reprodução)

Considerado uma das obras mais completas e precisas sobre o assunto, o livro ganha reedição com novo projeto gráfico, algumas fotos inéditas e um prefácio assinado por Mãe Stella de Oxóssi. O lançamento traz outra novidade, uma linha de produtos intitulada “Orixás”, desenvolvida pela designer Juliana Rabinovitz.

A celebração dos 30 anos terá, ainda, exposições, lançamentos de outros livros, seminários, workshops e intervenções artísticas. O presidente da fundação, Gilberto Sá, destaca ações para o futuro: “Queremos montar em nossa sede um memorial, além de manter as atividades das mostras de fotos no Brasil e no exterior”.

------------

SERVIÇO

ORIXÁS, DEUSES IORUBÁS NA ÁFRICA E NO NOVO MUNDO - Lançamento da nova edição do livro de Pierre Fatumbi Verger. Livraria da Travessa (R. Voluntários da Pátria, 97; Tel.: 3195-0200). Hoje, das 19h às 21h.