ASSINE
search button

Uma voz feminina para o Cantador

Divulgação -
Titane interpretará músicas de Elomar
Compartilhar

Desde o início de seus 35 anos de carreira, nos aprendizados em festivais do Vale do Jequitinhonha, a cantora mineira Titane é admiradora da obra do baiano Elomar Figueira Mello. Carregadas de poesia, de tradições medievais e ibéricas, de cavaleiros e donzelas, as músicas do cantador, compositor e violeiro são protagonizadas por personagens inquietos, sempre em busca de um sentido para a vida. Foi preciso tempo para que a artista encarasse esse universo, mas o momento certo chegou. Em março deste ano, ela lançou o disco “Titane canta Elomar – Na estrada das areias de ouro”, cujo show chega hoje no Rio, às 19h, no Teatro Firjan Sesi Centro.

“Meus shows e discos sempre foram pensados para contrastar compositores de universos culturais diferentes. Com Elomar, eu quebro isso e mergulho de cabeça em um único universo”, explica Titane, que volta com a se apresentar na cidade depois de nove anos. “É uma obra densa, que foca em temas muito profundos da existência humana. Todos os personagens têm uma busca permanente, resistente e vital por algo que não se sabe exatamente o que é”, define a artista.

Macaque in the trees
Titane interpretará músicas de Elomar (Foto: Divulgação)

No show, Titane apresenta as dez músicas do disco em sequência, como “Corban”, “Clariô” e “Cantiga do estradar” e outras duas do repertório de Elomar: “Campo branco” e “Arrumação”. No palco, a cantora é acompanhada por Hudson Lacerda (violões e charango), André Siqueira (bouzouki), Aloízio Horta (contrabaixo) e participação especial de Toninho Ferragutti (acordeom). “A obra dele é conhecida por todos nós através de vozes masculinas. São poucas mulheres que gravam suas canções, e, o simples fato de ser uma voz feminina cantando, muda demais o caráter delas. E acho, que na minha trajetória de intérprete, sejam essas as músicas que eu menos interferi em arranjos e harmonia”, descreve.

Titane também vai declamar trechos do clássico “Don Quixote”, que fala sobre o amor de Crisóstomo por Marcela. O texto foi escolhido e traduzido pelo diretor e dramaturgo João das Neves, de quem ela ficou viúva no último dia 24 de agosto, depois de 25 anos de casamento. “Nos últimos 20 anos, João esteve praticamente em todos os ensaios e bastidores, em todas as plateias para quem cantei. Concebemos muita coisa juntos. Ele me iluminava em cena e foi companheiro de aventuras pelo mundo. Ainda não sei como compreender a vida sem a presença dele. A música me guiará”, diz, emocionada.

--------

SERVIÇO

Na estrada das areias de ouro - A cantora Titane interpreta músicas de Elomar. Teatro Firjan SESI Centro (Av. Graça Aranha, 1 – Centro; Tel.: 2563-4163). Hoje, às 19h. R$ 34.

Tags:

cultura