Quem circula atento pelo Rio de Janeiro, já deve ter observado nas paredes e muros algumas figuras de anjos coloridos, desenhados com a técnica do grafite, espalhados por toda cidade. Os desenhos chamam atenção pela simplicidade do traço, cores, capacidade de transmitir mensagens e pela forma que interagem e se misturam com elementos da paisagem da cidade.
Os anjos são belos e chamam atenção, mas o que poucos sabem é que o criador e responsável por compartilhar essa arte com os cariocas e visitantes da cidade é um morador da Rocinha. É nesse grande celeiro de produção cultural que mora o artista Marco Rodrigo Neves, 31, nascido e criado na favela da Rocinha e mais conhecido como Wark. O artista que é oriundo de uma família humilde da comunidade, atribui seu talento à infância. Segundo ele, seus únicos brinquedos eram lápis e papel. Ele conta que aprendeu o grafite na adolescência, técnica que ele se identificou e utiliza em suas expressões.
Além de artista, Wark utiliza seus conhecimentos para ensinar crianças e jovens na Rocinha. As aulas são realizadas com sobras de materiais que ele usa em trabalhos comerciais e com a ajuda de alguns alunos. Com seu trabalho, já foi possível resgatar a vida de alguns jovens que aprenderam se expressar, através da arte e outros que já utilizam os aprendizados para gerar renda. Os trabalhos de Wark já foram expostos em galerias nacionais e internacionais. Seu trabalho é reconhecido não só na Rocinha como em outras cidades e países. Assim, os anjos ocupam das paredes e muros da favela até hotéis, clubes de luxo e galerias internacionais.
Os anjos, segundo ele inspirados em grandes artistas renascentistas, foram a forma que ao artista escolheu para dialogar com a favela e com a cidade levando mensagens sobre amor, família, problemas sociais e política e é claro transformando muros em espaços para arte.
Parabéns Wark, não apenas pelo reconhecimento de seu trabalho, mas pela contribuição com a comunidade, compartilhando com nossos jovens as suas conquistas.
Este título “Rocinha, fábrica de talentos” será utilizado em alguns artigos desta coluna para apresentar os talentos que surgem dentro da nossa comunidade.
* Davison Coutinho, morador da Rocinha desde o nascimento. Bacharel em desenho industrial pela PUC-Rio, Mestre em Design pela PUC-Rio, membro da comissão de moradores da Rocinha, Vidigal e Chácara do Céu, professor, escritor, designer e liderança comunitária na Comunidade