Acabamos de vivenciar um grande momento de democracia em nosso país, uma eleição presidencial acirrada que não se via desde 1989. O povo, mais uma vez, escolheu o seu representante. O maior legado desse processo foi a consciência dos eleitores na decisão do voto. As discussões e debates tomaram conta de todos os espaços, desde as redes sociais, ônibus, trabalhos, faculdades e até mesmo no bom e velho papo de boteco. Foram poucos os que não se manifestaram, participaram ou deixaram de presenciar uma conversa sobre eleição. Este é maior recado da democracia.
A presidenta Dilma foi eleita, o povo a escolheu. Na Rocinha de maneira particular a presidenta teve muitos moradores em defesa de sua reeleição. Na boca dos moradores ela era a candidata que, assim como o seu antecessor Presidente Lula, governa para os pobres. "Ela cuida dos pobres, agora podemos viajar de avião, ter carro e comprar eletrodomésticos, antes isso era só coisa de rico", ouvia-se em meio às conversas. A Rocinha, em grande parte, vibrou com a sua vitória.
O governador Pezão também teve uma grande repercussão dentro da maior favela do Brasil. Muitos moradores o escolheram pelas melhorias que a comunidade teve com as obras do Programa de Aceleração do Crescimento nos últimos anos. A ele foi atribuído também a humildade e o reconhecimento de sua presença frente às obras na comunidade.
A Rocinha parabeniza a presidenta da Republica Senhora Dilma e pede que os compromissos firmados com a educação, saúde e segurança, e combate à corrupção sejam tratados com muito rigor, compromisso e transparência. Parabenizamos, também, ao governador Sr. Luiz Fernando Pezão pela superação e vitória nas urnas. O povo acreditou, uma vez mais, que é possível continuar a mudança. Aproveitamos para reivindicar maior rigor nos serviços públicos dentro das favelas, principalmente nas obras que priorizem o saneamento básico e habitação. Exigimos prioridade nos investimentos em educação e cultura para que nossas crianças e jovens tenham futuro com oportunidades. Afinal, paz se faz com inclusão e qualidade de vida.
Não podemos deixar de parabenizar o candidato Aécio Neves pela campanha a favor da mudança e sua proposta à candidata eleita de unir o Brasil. Aos eleitos desejamos parabéns e muito sucesso nesses próximos quatro anos, de forma que nosso país e nossa cidade maravilhosa cresçam valorizando o cidadão e pensem a favela como parte integrante da cidade. Esperamos uma postura ética e compromissada com os pais e com a cidade.
* Davison Coutinho, 24 anos, morador da Rocinha desde o nascimento. Bacharel em desenho industrial pela PUC-Rio, Mestrando em Design pela PUC-Rio, membro da comissão de moradores da Rocinha, Vidigal e Chácara do Céu, professor, escritor, designer e liderança comunitária na Comunidade.