ASSINE
search button

Direita, vou ler!

Miguel Paiva -
Compartilhar

Em 1967 fiz para o suplemento de humor Cartum JS, editado pelo Ziraldo, uma página que brincava com o Cinema Paissandu, sua fama e seus frequentadores, a esquerda festiva. Tirando as polêmicas e os patrulhamentos foi um sucesso. Agora quem está chegando com tudo é a Direita Celular. Das fake-news aos ataques desencadeados nas redes é ela que está tentando virar mito, êpa!!! Esse já existe.

Macaque in the trees
(Foto: Miguel Paiva)

Vamos às várias direitas que surgem e em qual você se enquadra...não se enquadra? Não é de direita? Cuidado, eles podem não gostar:

DIREITA RAIVOSA-

Eles se chamam carinhosamente de pitbull, guerreiro e outros apelidos delicados. São homofóbicos, violentos, coçam o saco e bebem cerveja no gargalo.

DIREITA DESINFORMADA-

É também conhecida como Maria Vai Com As Outras. Não sabem de nada, mas afirmam categoricamente sandices sem tamanho para justificar sua posição política.

DIREITA XIÍTA-

Esses são perigosos. Uma espécie de Exército Islâmico tupiniquim. Adoram armas pesadas, camisetas justas, barbas por fazer e são todos carecas. Não querem saber de argumentos e sim de porrada.

DIREITA ECONÔMICA-

São todos neoliberais radicais. Odeiam tudo que venha do estado, têm ataques quando ouvem falar de redistribuição de renda e colecionam números de todos os tipos. Fazem as quatro operações como ninguém e têm orgasmos quando a bolsa sobe 1 ponto.

DIREITA DA BARRA-

Proliferam no bairro do presidente. São vizinhos de autoridades e milicianos e viram sempre à direita quando estão dirigindo. Adoram um shopping center, cabelos longos e louros para as mulheres e camisa polo para os homens. Moram todos de frente para o mar, nunca à esquerda.

DIREITA GOLPISTA-

São conspiradores, articuladores, escorregadios e ardilosos.

Adoram derrubar presidentes e governos legítimos. Estão sempre pairando nos palácios, parlamentos e gabinetes. Se bobear eles dão o golpe e pedem para a Justiça avalizar.

DIREITA CRENTE-

Esse crente não é porque eles têm uma religião. São crentes porque acreditam na ideologia, nos discursos , nas medidas e nos decretos. Nunca leram o Olavo de Carvalho, no que fazem muito bem, mas adoram suas ideias.

DIREITA GRANFINA-

Normalmente são madames e senhoritas do High-Society que entre um almoço beneficente, um jantar em homenagem e uma festa black-tie exalam seu ódio a tudo o que é popular. São adeptos da Casa Grande e Senzala e adoram festas temáticas na Bahia.

DIREITA ANTI-ESQUERDA-

São de direita para não serem de esquerda. Canhotos são proibidos no grupo e sofrem bulling quando insistem. Odeiam o Lula, o PT, os pobres, os desempregados, os nordestinos e só usam relógio no pulso direito.

DIREITA BARBEIRA-

São os que correm, avançam sinais vermelhos, param nos cruzamentos, fazem bandalhas no trânsito, estacionam em local proibido, abusam da velocidade e só ultrapassam pela direita. E ultrapassam sempre.

DIREITA JUSTICIALISTA-

Não há nada que a Justiça não possa resolver. Democracia foi criada num vacilo da Justiça que insistia em usar vendas nos olhos. Querem cortar o mal pela raiz e se não der certo cortam a mão esquerda também de todos que eles julgam ladrões.

DIREITA REYNALDO AZEVEDO-

São de direita e ponto. Mas não são neoliberais. Respeitam a democracia e são até bons de discussão. Suas opiniões têm sido importantes nesse momento de demonização da esquerda e do passado.

Tags:

coluna | miguel | paiva