ASSINE
search button

Ouvindo séries em outras línguas

Reprodução -
A Vix Cine & TV, é a primeira plataforma VOD (vídeo on demand) gratuita do Brasil
Compartilhar

De vez em quando, é bom mudar de ares e lugares, tentar ver algum filme ou série numa língua diferente do que o inglês de sempre (geralmente, associados a produções americanas, todas meio parecidas entre si). E os serviços de streaming, cada vez mais, compram e produzem séries em diferentes lugares do planeta. Netflix, por exemplo, vem investindo pesado nisso: em conquistar novos territórios, a partir de produções locais.

Acabei de assistir lá, por exemplo, a minissérie belga ‘12 jurados’ (‘De twaaalf’). Nesta, acompanhamos o caso de uma mulher acusada de dois crimes ocorridos em épocas distintas: o assassinato da melhor amiga (há 16 anos) e o da filha (no presente). Como se passa em Ghent, no lado próximo à Holanda, os personagens falam flamengo, não o francês típico de Bruxelas. O país é pequeno, mas tem essas diferenças. Faz parte do BeNeLux. Então, é curioso ver o uso da língua flamenga, com pequenos toques de francês no meio. A série tem como diferencial focar mais na vida cotidiana dos jurados do que na ré em si.

Uma série muito popular do catálogo Netflix é a alemã ‘Dark’, que teve a terceira - e última - temporada adicionada recentemente. No princípio, quando comecei a ver, os personagens jovens falavam inglês, como americanos de high school. Fui no settings e botei no idioma original. Que diferença! As inflexões, o clima, tudo melhora, quando você escuta os atores falando na língua nativa. Ainda que isso nos faça prestar mais atenção nas legendas, já que estamos mais habituados a ouvir em inglês. Entender alemão é duro.

Outra série europeia com núcleo jovem forte (e palavras difíceis de decifrar) do Netflix é a sueca ‘Ragnarok’, que se utiliza de mitologia nórdica e retoma os mitos de Thor e Loki, num contexto contemporâneo. Esta, por enquanto, só tem uma temporada. É apenas ok.

Se quiser complicar ainda mais, tente a japonesa ‘Midnight Diner: Tokyo stories’, que se passa num restaurante noturno de Tóquio, no qual cada frequentador do local nos traz uma história nova por episódio. Esta nunca está nos trends, mas é das melhores escondidas no catálogo Netflix. Vale a pena conhecer.

R.U.G.I.D.O.S

*O HBO Extras é um aplicativo (gratuito) para ser usado quando você está assistindo a algum filme ou série HBO. Testei domingo passado, com ‘Lovecraft Country’, e funcionou/sincronizou bem, com o celular. Com ele, você sabe detalhes sobre os personagens, atores e até sobre as músicas que estão tocando na trilha. Mas é melhor ver tudo depois que o programa acabar, para não tirar a atenção. Muito útil.

*A Vix Cine & TV, é a primeira plataforma VOD (vídeo on demand) gratuita do Brasil. O novo serviço conta com conteúdo em português e também em espanhol latino. O catálogo tem filmes e séries de diversos gêneros, documentários (há uma aba com produções sobre a realeza britânica), shows ao vivo, novelas latinas, programas de culinária e turismo, e produções nacionais. Tudo de graça. Basta baixar o aplicativo para Android, IOS ou assistir no site vix.com/tv. Fiz um teste, e o app instalou e fluiu sem travamentos.

* Millie Bobby Brown, que faz Eleven/11, na série ‘Stranger things’, é a estrela de ‘Enola Holmes’, que será lançado dia 23 de setembro, no Netflix. Ele se passa na Inglaterra de 1884, quando, na manhã do seu aniversário de 16 anos, Enola Holmes, irmã do famoso detetive Sherlock Holmes (Henry Cavill) descobre que a mãe (Helena Bonham Carter) desapareceu, deixando para trás um grande mistério sobre seu paradeiro.