ASSINE
search button

Anne: uma orfã que precisa ser salva

Compartilhar

Apaixonante. É o mínimo que se pode dizer de Anne Shirley-Cuthbert, a protagonista da série ‘Anne with an E’, co-produção da canadense CBC com a Netflix, que conta com três temporadas disponíveis no serviço de streaming. Baseadas em livro publicado em 1908, ‘Anne of Green Gables’, de Lucy Maud Montgomery, as aventuras da espevitada ruivinha foram adaptadas pela escritora e produtora Moira Walley-Beckett, dando um leve toque atual. Mas sem as ‘modernices’ que vemos em ‘Dickinson’, da AppleTV+, por exemplo (como trilha sonora pop atual e modo de falar contemporâneo). Apenas alguns temas tratados foram levemente atualizados.

Anne (feita com muita joie de vivre pela radiante AmyBeth McNulty) é uma menina órfã (no livro, tem 11 anos; na série, 13; a atriz começou a fazer com 15) que passou o diabo em lares adotivos até que, finalmente, encontrou um porto seguro na fazenda dos Cuthbert, na isolada ilha Prince Edward, na Costa Leste do Canadá, ao lado da Nova Escócia. Os Cuthbert são dois irmãos solteiros, Marilla (Geraldine James) e Matthew (R.H. Thomson), que queriam um menino para ajudar nos afazeres da fazenda. Mas, por engano, recebem a tagarela Anne, que adora saber e perguntar sobre tudo. E é uma voraz leitora de todo tipo de livro. Ela acaba os conquistando. A erudição de Anne é bem acima do normal para uma menina de sua idade. Ela cita de Cervantes a Shakespeare com a mesma desenvoltura, e tem um vocabulário impressionante (que a tradução em português, infelizmente, não acompanha). E é fã de ‘Jane Eyre’ (1847), de Charlotte Brontë (por isso os episódios são batizados com frases tiradas do livro).

Até agora foram produzidos 27 episódios nas três temporadas. Mas quando virá a quarta? Ninguém sabe. Já que CBC e Netflix se desentenderam, e o futuro da série ficou em suspenso. Enquanto isso, os fãs estão fazendo abaixo-assinados e vaquinhas virtuais para que a série prossiga. Uma petição online já conta com cerca de um milhão de assinaturas. Amazon Prime e Disney+ demonstraram interesse. Mas nada foi decidido. Enquanto isso, só nos resta torcer para que Anne volte a nos encantar com o seu sorriso contagiante, o mais rápido. Estamos precisando disso.

R.U.G.I.D.O.S

*O Amazon Prime Video fará participação virtual na San Diego Comic-Com 2020, com quatro painéis das novas temporadas de séries como The Boys, Upload, Truth Seekers e Utopia. Os eventos serão transmitidos no canal oficial do SDCC no YouTube e no portal Amazon Virtual-Con, a partir de quinta-feira, 23 de julho, às 16h (horário de Brasília)

*Exibido na última edição do Festival do Rio, na Mostra Midnight, o terror ‘O chalé’ (The Lodge) terá sua estreia no Brasil direto nas plataformas digitais, a partir de 22 de Julho. O filme, estrelado por Riley Keough (neta de Elvis Presley), mostra uma dupla de órfãos por parte de mãe que irão passar um fim de semana numa cabana remota, com a nova namorada do pai. Então uma sequência de eventos estranhos e assustadores começa a tomar conta do local.

*O Amazon Studios anunciou a encomenda da terceira temporada da série original de ação HANNA. A segunda temporada estreou em 3 de julho no Prime Video. A série é baseada em filme de ação lançado em 2011.

*O streaming do Telecine está com a clássica trilogia ‘O Poderoso Chefão’, de Francis Ford Coppola, disponível no aplicativo Telecine Play para assinantes. Um bom motivo para maratonar nestes dias.