ASSINE
search button

Cinco vezes Morricone no Telecine Cult

Ansa -
Morte de Ennio Morricone repercutiu tanto entre o mundo artístico como na política
Compartilhar

‘Música é experiência, não ciência’, disse certa vez Ennio Morricone, o maestro/compositor italiano que nos deixou aos 91 anos. Deixou, também, seu nome impresso em centenas de trilhas, das mais diversas. Nunca fez distinção se o filme era grande ou não. Por isso, acabou marcando sua carreira ao compor trilhas para western-spaghetti (tido como gênero menor) de seu amigo de infância, o diretor Sergio Leone.

Macaque in the trees
Ennio Morricone (Foto: Ansa)

Para homenageá-lo, o Telecine Cult irá exibir, neste sábado (11), cinco filmes com trilhas compostas por il maestro: ‘Cinzas no paraíso’ (‘Days of heaven’, 1978), belíssima obra de Terrence Malick, às 8h; ‘Os Intocáveis’ (‘The Untouchables’, 1987), de Brian DePalma, cuja trilha concorreu ao Oscar, às 9h45m; ‘Três homens em conflito’ (‘The good, the bad and the ugly’, 1966), clássico western, do amigo de infância, o diretor Sergio Leone, às 11h45; ‘Era uma vez no Oeste’ (‘Once upon a time in the west’, 1968), grandioso épico de Leone, às 15h05; e ‘Era uma vez na América’ (’Once upon a time in America’, 1984), o canto de cisne de Leone, em versão integral, às 18h.

Morricone nem sempre foi cultuado. Só depois que suas trilhas viraram hype - quando Quentin Tarantino passou a usá-las em seus filmes - é que Ennio foi (re)descoberto. Tanto que só ganhou Oscar em 2016, pela trilha de ‘Os oito odiados’, de Tarantino. Curiosamente, uma trilha que não fez diretamente para o filme. Já que Tarantino usou sobras da que Morricone fez para ‘O enigma de outro mundo’ (‘The Thing’, 1982) de John Carpenter.

Mas muito antes do Taranta resgatar o nome de Morricone, ele já era apreciado por bandas dos 80s. Como a americana Wall of Voodoo, que costumava fazer um ‘Morricone medley’ em seus shows. A inglesa Fields of the Nephilim usou a introdução do tema de ‘Era uma vez no Oeste’ em seu disco de estreia. A mesma introdução é usada até hoje na abertura dos shows da americana Metallica. Mas a que mais fez uso do Morricone Sound foi a inglesa Adam & The Ants. Graças a seu excelente guitarrista, o anglo-italiano Marco Pirroni, vários toques de Morricone estão presentes em muitas músicas do grupo. Já os tremollos de ‘Por uns dólares a mais’ estão, sutilmente, inseridos em ‘Blue Monday’, clássico dance da banda inglesa New Order. Ennio também fez os arranjos para ‘Please, God’, do ex-Smith Morrissey. Viva!

R.U.G.I.D.O.S

*O Amazon Prime Video divulgou o teaser trailer oficial da segunda temporada de ‘The Boys’, que terá os três primeiros episódios lançados no dia 4 de setembro. Novos episódios serão disponibilizados no serviço toda sexta-feira. Youtube.

Macaque in the trees
Cartaz The Boys (Foto: Reprodução)
 

*StarzPlay, o serviço internacional de streaming premium da Starz, divulgou o trailer oficial para a história de amor moderna ‘Normal People’. A série aclamada pela crítica estreia na plataforma quinta-feira, 16 de julho, exclusivamente na Alemanha, Áustria, Espanha, França, Itália, Suíça, Bélgica, Holanda, Luxemburgo, América Latina e Japão. Link.

*A comédia dramática espanhola ‘Vida perfeita’ foi lançada esta semana no Brasil, no canal HBO e na HBO GO. Com oito episódios de meia hora, a produção foi a vencedora do prêmio de melhor série na edição de 2019 do Festival Internacional de Séries de Cannes. Segunda temporada já foi confirmada. Segundas, às 23h30

*O Amazon Studios licenciou os direitos dos jogos de ação ‘Fallout’, com os produtores Jonathan Nolan e Lisa Joy (dos filmes de Christopher Nolan), para desenvolver o projeto e transformá-lo em serie de TV.

Reprodução - Cartaz The Boys