ASSINE
search button

Coleção Real com mulheres poderosas

Compartilhar

O serviço de streaming StarzPlay tem em seu catálogo produções históricas que fazem parte do que batizaram de "The Royal Collection". São series protagonizados por mulheres que foram importantes e poderosas, e que vivenciaram relacionamentos igualmente fortes com o trono inglês: Elizabeth Woodville, Elizabeth de York e Catarina de Aragão. A vida dessas três rainhas da Inglaterra é destaque nas séries ‘The White Queen’, ‘The White Princess’ e ‘The Spanish Princess’, inspiradas nos romances de Philippa Gregory sobre a Família Real Britânica.

As séries têm produções requintadas e são cheias de intrigas, romance e aventuras. E que devem seguir uma ordem cronológica para ser vistas. Por isso, deve-se começar por ‘The White Queen” (2013), com Rebecca Ferguson (dos últimos filmes ‘Missão: Impossível’), como Elizabeth Woodville, a linda plebeia que encantou o rei Edward IV, da casa de York. Para desespero de outras pretendentes ao trono, que lutarão ferozmente por ele. Esta se passa a partir de 1464, antes da dinastia Tudor governar o país. São 10 episódios vibrantes.

Visto esta, prossegue-se com ‘The White Princess’ (2017), protagonizada por Elizabeth of York (Jodie Comer, a maravilhosa Villanelle, de ‘Killing Eve’), a filha da White Queen, que se casou com o rei Henry VII, da casa Lancaster. A trama deste veio da série de livros ‘The Cousins´ War’, de Philippa Gregory. Desta vez, rola o boato de que o irmão de Elizabeth, o há muito desaparecido príncipe Richard, está vivo, e com ganas de retomar o que é seu por direito, o trono da Inglaterra. Neste são 8 episódios.

Por fim, chega-se a ‘The Spanish Princess’ (2019, sete episódios), esta criada por Emma Frost (que adaptou as duas séries anteriores). Aqui, Charlote Hope vive a infanta Catharina de Aragon, que é enviada à Inglaterra por ter sido prometida ao trono inglês desde criança (como era hábito, nas realezas europeias). Neste vemos os contrastes entre Catharina (moça muito culta e com hábitos mais modernos) e a realeza britânica, já algo embolorada e presa às tradições. É a menos empolgante das três. Mas não menos interessante, para quem gosta do gênero. O StarzPlay também tem em seu catálogo ‘The Tudors’, que é um excelente complemento, e contemporâneo destas.

.R.U.G.I.D.O.S.

*Respeitando o momento, o Circo Voador está fechado. Mas, toda sexta e sábado, a partir das 22h, no canal do Youtube (www.youtube.com/circovoador), é possível relembrar shows e ouvir depoimentos e entrevistas no Programa Acervo Circo Voador Apresenta. A estreia é nesta sexta, com Geraldo Azevedo no Arraiá do Circo. Sábado, Luedji Luna & DJ Nyack + Tássia Reis.

* O canal AgroMais (576, na Claro/Net) inicia suas transmissões no próximo dia 22 de junho com 100% da sua programação dedicada ao mundo da agroinformação. Com sede em Brasília, o novo canal faz parte do grupo Band, junto com BandNews TV, BandSports, TerraViva, Arte1 e Smithsonian Channel.

*Baseada no livro homônimo de Ignacio Martínez de Pisón, a minissérie espanhola ‘O dia de amanhã’ está em exibição no canal HBO e HBO GO. Com produção da Movistar+, a série é ambientada na ditadura de Francisco Franco, entre os anos 60 e 70.

*De segunda a sexta-feira, às 10h da manhã, a Rede Brasil apresenta Canal Comunidade, um informativo popular voltado às classes C, D e E. O foco são as principais comunidades do Brasil. O programa é ancorado de São Paulo e Rio de Janeiro e transmitido ao vivo, a partir da sede, na capital paulista.