ASSINE
search button

Curb your enthusiasm: 20 anos de Larry David contra o politicamente correto

Divulgação -
Larry David
Compartilhar

Macaque in the trees
Larry David (Foto: Divulgação)

Há 20 anos, o HBO estreava uma série inusitada, ‘Curb your enthusiasm’ (‘Segure a onda’). Era uma espécie de meta reality show, no qual acompanhávamos o dia a dia de um coroa rabugento, Larry David (como ele mesmo), em suas andanças por Los Angeles e pelas casas de amigos famosos de Hollywood (alguns também como eles mesmos; outras vezes, fazendo personagens). O detalhe é que Larry é ninguém menos que o cocriador de ‘Seinfeld’, aquela série sobre nada, que fez o maior sucesso nos anos 90 e virou cult.

O que fez de ‘Curb...’ um sucesso que perdura por duas décadas, é que Larry nunca escondeu que é um ferrenho guerreiro contra o politicamente correto e contra as agendas ideológicas idiotas. Ele, como judeu, está pouco se lixando se assoviar Wagner vai incomodar, se podemos usar um banheiro para deficientes (caso ele esteja vazio), abrir portas para mulheres (não querem direitos iguais?) e outros pequenos detalhes do dia a dia que tornaram insuportável (con)viver na sociedade atual.

Durante sua jornada de duas décadas (a série teve apenas dez temporadas, pois voltava apenas quando tinha algo a dizer, já ficou fora do ar por vários anos), fomos vendo essas mudanças da sociedade sendo muito bem satirizadas por David. Mas não só. Numa das temporadas, ele chegou a promover a sempre esperada reunião dos atores de ‘Seinfeld’. Mas fez isso de uma forma diferente, sem ser uma cast reunion, de fato. Também se aventurou num remake de ‘Os produtores’, tendo Mel Brooks como parceiro (foi a última aparição da esposa deste, Ann Bancroft). E recentemente se envolveu com Lin-Manuel Miranda, criador do esmagador sucesso da Broadway, ‘Hamilton’, num musical sobre a fatwa dos islamitas!

Infelizmente, a atual temporada (que foi uma das melhores e abordou o ‘me too’), será a última. Larry (que tem quase 80 anos) e seus amigos, estão ficando velhos - alguns até já morreram, como o ator que fazia Funkhauser. Então, parece que será kaput mesmo. A julgar pela cena final do último capítulo, em clima de karma. Só de começar a imaginar como será um mundo sem ele, num momento em as coisas estão ficando ainda mais chatas, bate uma saudade imensa. Então, vamos maratonar!

R.U.G.I.D.O.S

*A série documental ‘Missões de vida’ estreia no canal Cinemax e na HBO GO em 6 de abril, às 18h, com dois episódios exibidos em sequência. Em 10 episódios de uma hora, a produção conta histórias de brasileiros que encontraram seu propósito em suas profissões, trabalhando para transformar e melhorar significativamente as áreas em que atuam.

*Fernando Gabeira é uma personalidade única no panorama da cultura brasileira e uma das figuras mais relevantes da política nacional. É sobre sua trajetória que Moacyr Góes se dedica, no documentário inédito “Gabeira”, que estreia no Canal Brasil dia 1º de abril, às 20h, na faixa “É Tudo Verdade”.

*Por conta do fechamento dos cinemas, a Sony Pictures disponibiliza “Bloodshot” nas plataformas digitais. O consumidor brasileiro já encontra o filme para compra nas plataformas Apple TV, Google Play, Playstation Store e Microsoft Filmes & TV.

*StarzPlay, o serviço premium de streaming da Starz, anunciou que a série ‘Vida’ chega ao final com a exibição de sua terceira temporada. Ela será lançada no domingo, 26 de abril, às 22h, no Brasil.