ASSINE
search button

Dicas Quarentena no Streaming

Divulgação -
Wagner Moura no filme Sergio, sobre a vida do embaixador Sergio Vieira de Mello
Compartilhar

Macaque in the trees
Wagner Moura no filme Sergio, sobre a vida do embaixador Sergio Vieira de Mello (Foto: Divulgação)

Até os anos 1970, se estivéssemos passando por uma quarentena, como agora, só teríamos, além dos livros e discos, a TV (com meia dúzia de canais) para nos distrair. Nos 80s, um videogame, o Atari, e o VHS, davam mais opções. Em parte dos 90s, já tínhamos, também, o computador caseiro e a TV paga. Daí em diante, tudo isso e mais um pouco. Hoje, o streaming de internet, que traz áudio e vídeo, nos supre muito bem, e deixa o isolamento obrigatório caseiro algo mais suportável.

Os serviços de streaming são uma mão na roda. Netflix, o mais popular, tem centenas de séries e filmes de produção própria. Nesta, vale a pena descobrir “Atypical”, sobre família com um adolescente autista. Trata do tema com muita leveza e humor. E nos faz ver o assunto de modo diferente. A autora da série, Robia Rashid (que, antes, fez um curta, homônimo, sobre o caso), se baseou em seu irmão autista. Daí o conhecimento de causa, sem pieguice. Já tem três temporadas (com dez episódios de 25 minutos, cada). A quarta será a última. Dá pra ver tudo em poucos dias, em maratona.

Já no Prime Video, da Amazon, outras séries já encerradas (e já comentadas aqui) devem ser vistas correndo: “Fleabag” (apenas duas temporadas), premiada série inglesa, baseada em observações da própria autora, Phoebe Waller-Bridge, que faz a protagonista; e “Mozart in the jungle” (quatro temporadas), sobre os bastidores da sinfônica de Nova York, que são tão loucos quanto os backstages do rock. Gael Garcia Bernal é o protagonista, como um maestro genial e louco, que costuma conversar com Mozart, em seus momentos de devaneios.

O Prime Video tem, também, uma excelente biblioteca de filmes mais antigos (o que faz falta no cardápio Netflix). Como alguns títulos que Roman Polanski fez em Hollywood (antes de se exilar na Europa): os clássicos “O bebê de Rosemary” (1968) e o magnífico “Chinatown” (1974). São dois filmes absolutamente imperdíveis. Lá está também o cult “Warriors” (“Os selvagens da noite”, 1979), de Walter Hill, sobre gang que é perseguida por, injustamente, ter sido acusada de matar o líder de todas as gangues de Nova York. A ação é incessante. E o filme foi rodado durante as madrugadas numa Manhattan que não existe mais. Incrível.

RUGIDOS:

*No cardápio do serviço de VOD Belas Artes À La Carte (que fica dentro do ambiente do serviço de streaming Looke), chegaram dois filmes cult: o francês “Hotel das Américas (1981), de André Techiné, com Catherine Deneuve, e o terror “Quando chega a escuridão” (Near dark, 1987), segundo longa da diretora ganhadora do Oscar, Kathryn Bigelow.

* O Prime Video anunciou que o primeiro episódio de Soltos em Floripa, reality e segunda série brasileira Original Amazon, está disponível no serviço de streaming gratuitamente. Para quem não é assinante, basta criar conta, sem necessidade de assinatura do Prime, nem inclusão de dados de cartão de crédito.

*Entre os destaques da Netflix em abril estão: a quarta temporada da série ‘La casa de papel’ (dia 3), ‘Sergio’, longa sobre o diplomata brasileiro Sergio Vieira de Mello, feito por Wagner Moura (dia 17), e o cult ‘Clube dos cinco’ (‘The breakfast club’, 1984).

* Os fãs de séries que desvendam crimes reais têm mais uma opção para maratonar: A plataforma StarzPlay (ligada ao canal americano Starz, da Lion´s Gate), apresenta a série exclusiva documental ‘Wrong Man’.