Jornal do Brasil

Tom Leão

Tom Leão

Mudança definitiva para Claro faz chegar novos canais ao lineup NET

Jornal do Brasil TOM LEÃO, nacovadoleao.blogspot.com.br

Faz muito tempo que não acontecia de novos canais serem adicionados ao lineup da NET. Até porque, com a queda da assinatura da TV paga, parecia que as operadoras tinham jogado a toalha, e focado mais nos serviços de streaming e VOD (vídeo on demand); já que, hoje, a maioria das pessoas assiste a tudo pelos aplicativos de celulares ou pelos recursos de smarTV.

Contudo, desde que a Claro finalizou o seu processo de fusão com a NET, novos canais foram aparecendo na grade de programação. Alguns já estavam por aí há um bom tempo. Só que nos lineups das extintas TVA e DirecTV.

Como é o caso do Eurochannel e do Film & Arts. Este ultimo chegou ao Brasil ainda como Bravo, nos tempos da TVA, que criou o Bravo Brasil. Depois virou F&A, e se espalhou pela América Latina (o sinal do que vemos no Brasil é levemente diferente do transmitido pelo sinal latino). Como o nome diz, é especializado em filmes (de arte) e cultura em geral, sobretudo concertos de música clássica.

Já o Eurochannel, que está no Brasil há mais de 20 anos, via TVA e DirecTV (que ainda existe na América Latina, mas no Brasil foi substituída pela Sky) é dedicado a filmes, séries e programas de procedência europeia. Um alivio. Já que, quase 80% dos canais pagos do país são de origem norte-americanas. É bom ter acesso a outras línguas e culturas.

Já como Claro, a Net, além destes canais citados, também já incluiu no seu lineup HD o Fashion TV Brasil (um canal que já foi e voltou algumas vezes), o Food Network, Fish TV, Dog TV (este, no sistema PPV), Love Nature, o maravilhoso Smithsonian. E acabou de incluir na lista o HGTV (dedicado a coisas da casa), e estreou este mês, sem alarde, o canal de notícias chinês (na versão em inglês) CGTN.

Só faltam chegar ao lineup o i-Sat (dedicado a produções alternativas) e o TruTV (que exibe basicamente game shows e realities), ambos do grupo Turner – e que estão na Claro TV, por satélite, faz tempo -, para fechar a tampa.

RUGIDOS:

* A nova série original da HBO Latin America, ‘Os esquecidos”, será a primeira produção de suspense e fantasia realizada pelo canal no Brasil. Criada por Fábio Mendonça e Antônio Tibau, a série começará a ser filmada em fevereiro de 2020, em São Paulo. Ao longo de 10 episódios de uma hora cada, contará a história de oito jovens que se perdem durante uma trilha na Serra do Mar. Em perigo e no meio da floresta, o grupo encontra abrigo em um vilarejo que não consta dos mapas, escondido sob uma eterna neblina.

* “Blitz, O Filme”, sobre a banda carioca de rock new wave, dos anos 80, após exibição no Festival do Rio, fará sua estreia no canal Curta! em 10 de fevereiro de 2020. Dirigido por Paulo Fontenelle, narra a história do surgimento do grupo, os encontros e desencontros de seus integrantes e alguns dos momentos mais emblemáticos dos mais de 30 anos de estrada.

Macaque in the trees
Andréa Beltrão como a apresentadora Hebe Camargo em série na Globoplay (Foto: Divulgação)

*Para quem viu o filme ‘Hebe’ nos cinemas e sentiu falta de mais detalhes, a trajetória de Hebe Camargo, uma das mais marcantes figuras da TV brasileira, poderá ser acompanhada, desde o início de sua vida até o final dos seus dias, numa minissérie exclusiva Globoplay. A produção já está disponível para assinantes. As atrizes Valentina Herszage e Andréa Beltrão se revezam no papel. A primeira faz a Hebe jovem. A segunda está no período mostrado nos cinemas, já adulta (foto).