ASSINE
search button

Years & years: um futuro sombrio

Divulgação -
Compartilhar

A colaboração entre a americana HBO e a britânica BBC tem rendido ótimas séries e documentários. No quesito séries (curtas, geralmente com 8 episódios, como os brits costumam fazer), este ano, a parceria rendeu a muito falada e elogiada ‘Chernobyl’ (sobre o acidente com a usina nuclear russa, nos anos 80), a não menos comentada ‘Gentleman Jack’ (também baseada em fatos reais, passada na época Vitoriana) e, mais recentemente, tivemos contato com a não menos interessante ‘Yearsandyears’, produção que imagina para onde irá o mundo, nos próximos anos, baseada no que tem acontecido agora. É brilhante.

O exercício de futurismo que ‘Yearsandyears’ propõe não acontece como lemos nos livros distópicos, tipo ’Admirável mundo novo’ ou ‘1984’. Ele é firmemente baseado nos fatos sociais e políticos atuais, bem como na tecnologia presente. Por vezes, lembra até o clima da série inglesa ‘Black mirror’ (Netflix), com a capacidade que tem de nos assustar.

Macaque in the trees
(Foto: Divulgação)

A série, criada por Russell T. Davies (que já escreveu para a cultuada ‘Dr. Who’), se sustenta no núcleo da família Lyons. Ela começa neste 2019, com o nascimento de um novo membro da família Lincoln e acompanha os aniversários da criança pelos próximos anos. Então, para em 2023, e a trama começa de fato (Lincoln não terá mais nenhuma importância nela, foi apenas o motivo para os anos passarem), tendo a matriarca dos Lyons como âncora, já que a família costuma se reunir nos aniversários dela, numa enorme e bela casa de tons arabescos, localizada em Manchester.

A partir deste ponto, praticamente a cada episódio (são oito), a série pula um ano ou mais. Assim, vamos descobrindo coisas como: o Brexit aconteceu (e bagunçou bastante a Inglaterra), Trump se reelegeu para um segundo mandato (e arrumou uma tremenda confusão com a China), a banana está extinta (correntemente, um fungo tem dizimado a fruta na Ásia e já está chegando na América do Sul), o problema com imigrantes só aumentou, a tecnologia domina cada vez mais nossas vidas, inclusive com fusões neurais nas pessoas.

À volta destas mudanças, estão os Lyons: Stephen (RoryKinear), que trabalhava na área financeira e perdeu milhões numa quebra bancária, se tornado mais um entre os milhares de desempregados; seu irmão mais novo, Danny (Russell Tovey), que se apaixona por um jovem imigrante, o ucraniano Viktor Goraya (MaximBaldry); a irmã caçula da família, Rosie (Ruth Madeley), é mãe solteira de Lincoln e se vira como pode; e a irmã mais velha deles, a ativista política Edith (Jessica Hynes), vive sempre longe de casa, pelo mundo, envolvida em suas atividades. Muitas vezes, sendo presa.

E, pairando acima de todos, e do próprio Reino Unido, está a candidata política Vivienne Rook (Emma Thompson), que almeja virar Primeira Ministra e, por conta de seu populismo e promessas vagas (um mix de Trump com alguém que conhecemos bem por aqui), vai seduzindo o eleitorado. São os atos de Rook que irão determinar não apenas o futuro de alguns dos Lyons como da própria Grã-Bretanha.

Se metade do que acontece em ‘Yearsandyears’ vier a acontecer, estamos ferrados.

RUGIDOS:

Selecionado a representar o Brasil no Oscar de 2020, ‘A vida invisível’, o sétimo longa-metragem do cearense Karim Aïnouz, se tornou o primeiro título latino-americano a ganhar distribuição pela Amazon Studios nos cinemas dos Estados Unidos.

Filmografia de Bruce Lee chega ao streaming a partir de setembro. Ícone cultural (retratado no novo filme de Tarantino), ator, filósofo e lutador de artes marciais, Bruce Lee deixou um legado de poucos, porém clássicos, longas devido à sua morte prematura, em 1973. E em setembro, essas obras chegam às principais plataformas de streaming do país.

O Canal Brasil disponibiliza para aluguel nas plataformas de VOD NET Now, Oi Play e Vivo Play o longa “Deslembro”, de Flavia Castro - apenas dois meses depois da estreia do filme nos cinemas.

A segunda temporada de ‘A vida secreta dos casais’ chega a HBO e HBO GO dia 13 de outubro. A série original da HBO Latin America foi criada por Bruna Lombardi e Kim Riccelli, que também assina a direção ao lado de Carlos Alberto Riccelli. São 10 episódios.

Divulgação -