ASSINE
search button

Saquarema: um Woodstock com surf

Divulgação -
Angela Ro Ro, Rita Lee e Raul Seixas foram atrações do festival de Saquarema, em 1976
Compartilhar

O Festival de Woodstock, que vai ganhar uma edição comemorativa de 50 anos em agosto próximo (perto do lugar onde aconteceu o original, em Watkins Glen, NY), é sempre referência, quando se quer comparar/lembrar de festivais de rock onde quase tudo deu errado. mas, no fim, aconteceu. E virou lenda.

O mesmo se pode aplicar ao mítico festival de rock de Saquarema, que aconteceu em 1976, na conhecida cidade praiana, na Região dos Lagos. Mas se Woodstock tinha por detrás o poderoso grupo Warner - que pretendia fazer um filme e lançar a trilha sonora deste -, o festival de Saquarema nasceu meio "nas coxas". Da ideia de um doidão conhecido, Sérgio Spirito Santo, que levou o plano a Nelson Motta, que conseguiu realizá-lo, sabe-se lá como.

Macaque in the trees
Angela Ro Ro, Rita Lee e Raul Seixas foram atrações do festival de Saquarema, em 1976 (Foto: Divulgação)

A saga deste evento está registrada em "Som, sol e surf: Saquarema", documentário produzido com exclusividade para o canal Curta! (NET, Claro, Oi, Vivo), que o exibirá, pela primeira vez, no próximo dia 11, às 22h30.

Trata-se de um documento raro e imperdível, que só foi possível devido a um precioso trabalho de restauro (os rolos de filmes estavam apodrecendo, na Cinemateca do MAM, há 39 anos); que, ainda que não tenha conseguido recuperar tudo, nos dá uma mostra do que foi o festival, do qual todos ouviram falar, mas quase ninguém viu, porque não havia registro.

Para começar, o line-up foi espetacular, ainda mais para a época, onde eram raros este tipo de evento (para não dizer inexistentes): de uma ainda desconhecida Angela Ro Ro (toda glam), passando por Raul Seixas (com Liminha, no baixo), a grupos que sumiram na poeira, como Bixo da Seda e Flamboyant (de onde saiu o já lendário Zé da Gaita) e as decanas Made in Brazil (ainda na ativa) e Tutti Frutti, com Rita Lee, parecendo uma espécie de Mick Jagger dos trópicos. Os áudios estão ok.

Pena que o disco com a trilha sonora, planejada por Nelsinho, não saiu (deu pau no equipamento de áudio) e, tampouco, um longa-metragem do evento pode ser lançado (era assim que planejavam cobrir os prejuízos com a produção), já que este material também se perdeu.

O que restou (e se salvou de virar vinagre) está no documentário, que é pontilhado por depoimentos de quem esteve envolvido na produção (de Nelson Motta a seus fiéis assistentes Leonardo Netto e Djalma Limongi), remanescentes da plateia e surfistas famosos (como Daniel Friedman e Ricardo Bocão) que participaram do festival de surfe que aconteceu no mesmo final de semana (!), o que acabou por dar um nó gigantesco na (então) pequena vila de pescadores, que não tinha infraestrutura para receber toda aquela gente. Não havia hospedagem e comida para todos.

Daí o clima de caos, a la Woodstock (a cidade ficou paralisada, pela quantidade de carros) e, até mesmo, pelo toque final, da chuva que caiu num dos dias e transformou tudo num lamaçal. E liberou geral. Não dava mais para cobrar ingressos, já que os frágeis muros do campo de futebol, onde o festival aconteceu, cederam. Então, ligaram o F. Mas tudo transcorreu bem, sem nenhum tipo de incidente grave. Um programa simplesmente imperdível.

RUGIDOS:

A aclamada série em HQ "Y: the last man", vai virar série live action no FX.

"Extremely wicked, shockingly evil and vile", o filme sobre Ted Bundy foi arrematado pela Netflix por US$ 9 milhões!

O documentário "Henfil" está disponível nas plataformas Now, Vivo Play e Oi Play, na semana em que se celebra os 75 anos de nascimento do cartunista.