Streaming, Cinema

Por Tom Leão

nacovadoleao.blogspot.com.br

TOM LEÃO

‘Garoto dos céus’: suspense em ambiente muçulmano

Cotação: três estrelas

Publicado em 03/02/2023 às 07:00

Alterado em 03/02/2023 às 10:51

Tom Leão Foto: JB

Já em cartaz, ‘Garoto dos Céus’ (‘Walad min al Janna’), o novo filme escrito e dirigido por Tarik Saleh (‘Metropia’), que estava na lista dos pré-indicados ao Oscar de Melhor Filme Internacional, representando a Suécia, mas que não entrou na seleção final. O filme teve sua première mundial no Festival de Cannes, de 2022, no qual ganhou o prêmio de melhor roteiro. O diretor conta que a ideia para o filme surgiu quando estava relendo o romance “O Nome da Rosa”, de Umberto Eco, que se passa num mosteiro medieval, e se perguntou: “E se a história acontecesse no contexto muçulmano? Seria possível?”. A partir daí, ele desenvolveu o roteiro do filme, que tem bastante suspense.

 

Macaque in the trees
'Garoto dos céus' apresenta uma trama de suspense no mundo muçulmano (Foto: divulgação)



O personagem principal do longa é Adam, interpretado por Tawfeek Barhom (“Os árabes também dançam”), filho de um pescador num vilarejo pobre, que recebe o privilégio de uma bolsa de estudos na mais prestigiosa universidade do Cairo, Al-Azhar (o pai do diretor, que também era pescador, passou pelo mesmo processo), o epicentro do poder do islamismo sunita. O Grande Imã da universidade, considerado a maior autoridade religiosa no Egito, acabou de morrer, e está ocorrendo o processo para a escolha de um novo homem para o cargo.

Saleh (que é persona non grata no Cairo, por conta de seu filme anterior, ‘Incidente no Hotel Hilton Nilo’, que acabou tendo de ser filmado no Marrocos) e, por isso, teve de filmar este em Istambul, na Turquia -- aponta que, do outro lado da rua estão os quarteis de Segurança Nacional. “De um lado o poder religioso, e de outro, o poder do Estado, que precisa se certificar de que o novo escolhido compartilhe das mesmas ideias do governo, e para isso um oficial precisa encontrar um informante”. Adam acaba sendo o escolhido.

O diretor disse que ‘Garoto dos céus’ (cujo nome em inglês é ‘Cairo Conspiracy’) não é só um suspense, que ele gosta de subverter as expectativas da plateia, destruir os clichês do gênero. E realmente ele atinge o seu intento com o filme. O cineasta aponta que o longa não é uma crítica ao Islã, não é sobre expor segredos obscuros da religião, “mas é sobre compreender o poder do conhecimento – tanto como uma força libertadora ou aprisionadora. Eu queria fazer um filme sem julgamento”, disse. Mas as autoridades do Cairo não viram assim.

Esse é o sexto longa do sueco Saleh, que tem no currículo o filme de ação americano “Contrato perigoso” (‘The Contractor’), com Chris Pine, além de ter dirigido episódios das séries “Westworld” e “Ray Donovan”, ambas disponíveis no Brasil via streaming HBO Max.

 

STREAMINGS+

*Já estão disponíveis no Paramount+, ‘Teen Wolf: the movie’ e a nova série original ‘Wolf Pack’, ambos os projetos são encabeçados por Jeff Davis. Rodrigo Santoro está no elenco do filme.

*Amazon anunciou que a série ‘The Power’, estrelada por Toni Colette, será lançada exclusivamente no Prime Video em março, em mais de 240 países e territórios, em data a ser confirmada.

 

Macaque in the trees
'Party down' volta com uma terceira temporada, 13 anos depois da anterior (Foto: divulgação)

 

*Já a quarta temporada da série ‘Succession’ estreia no dia 26 de março, na HBO Max e na HBO. Explora temas de poder e dinâmica familiar através dos olhos do patriarca Logan Roy (Brian Cox) e seus quatro filhos, Kendall (Jeremy Strong), Siobhan (Sarah Snook), Roman (Kieran Culkin) e Connor (Alan Ruck). Serão dez episódios.

*O Disney+ anunciou a data de estreia do documentário ‘Bono & The Edge: a sort of homecoming, com Dave Letterman’, que registra a primeira visita de Letterman a Dublin para passar um tempo com Bono e The Edge (vocalista e guitarrista da banda U2) e se juntar aos dois em um show completamente diferente do que já fizeram até agora. Ele terá sua estreia mundial no Disney+ em 17 de março, mesmo dia do lançamento da coletânea “Songs of surrender”, uma coleção de novas versões para 40 das mais importantes músicas do U2.

*O AppleTV+ anunciou a segunda temporada da aclamada série documental “Make or Break”, produzida em parceria com a World Surf League (WSL), com acesso aos bastidores dos melhores surfistas do mundo enquanto eles lutam pelo título principal no World Surf League Championship Tour. A estreia, com quatro episódios, será na sexta-feira, 17 de fevereiro. Mais quatro episódios em 24 de fevereiro.

*A Lionsgate+ estreia a nova temporada de ‘Party Down’, no dia 24 de fevereiro. A mesma plataforma anunciou a renovação de ‘Power Book II: Ghost’, para sua quarta temporada, antes da estreia da terceira, que será em março. E que está tudo certo para o início da produção da esperada série prequel de ‘Outlander’, ‘Outlander: blood of my blood’.

*A BBC confirmou a produção da série baseada no filme ‘Boiling Point’, que guarda muitas similaridades com a série de sucesso ‘The Bear’. Só que veio antes desta, e parece querer tirar uma ‘casquinha’.

Redes sociais: @tomleao

#lionsgate+ #disney+ #primevideo #appletv+ #paramout+ #hbomax

_______

COTAÇÕES: ***** excelente / **** muito bom / *** bom / ** regular / * ruim / bola preta: péssimo.

 

Deixe seu comentário