TOM LEÃO
Wandinha’: um spin-off que deu certo, e que trouxe o toque dark de Tim Burton de volta
Publicado em 13/01/2023 às 09:41
Tom Leão Foto: JB
Faz tempo que o diretor americano Tim Burton não faz nada de realmente diferente e relevante no cinema, como em seus primeiros anos. Sobretudo nas décadas de 1980 e 90, seja como produtor ou diretor. O artista, chegado numa fantasia gótica, que já nos deu clássicos como ‘Edward mãos de tesoura’ (1990), ‘Os fantasmas se divertem’ (1988), ‘A lenda do cavaleiro sem cabeça’ (1999), o maravilhoso ‘Ed Wood’ (1994) e o primeiro grande filme de Batman no cinema (fora aquele de TV), que deu origem a toda uma série de filmes com heróis vindos dos quadrinhos (1989), está numa fase menos inspirada, há quase duas décadas. Apesar de que um filme dessa fase, digamos, menos inspirada, a adaptação de ‘Alice no país das maravilhas’ (2010), tenha sido um de seus filmes mais lucrativos.
Mas foi na TV, mais precisamente no streaming, que ele encontrou, novamente, o caminho da livre criação, como produtor executivo e diretor de 4 dos 8 episódios (os melhores) da série ‘Wednesday’ (‘Wandinha’), uma produção da MGM comprada pela Netflix que, lançada no final de 2022, já é uma das mais vistas de todos os tempos do pioneiro serviço de streaming. Tanto que já garantiu uma nova temporada. E a segunda fase será exibida na mesma Netflix. Porque neste meio tempo correu o rumor de que ela seria transferida para o Prime Video, já que a Amazon comprou a MGM recentemente. Contudo, o contrato com Netflix foi assinado antes da compra, o que garante a permanência nesta plataforma.
Mas o que faz a série ser um sucesso? Primeiro, a mão de Tim Burton, que está por toda parte: seja na fotografia azulada, nas piadinhas macabras, nas referências... Depois, na escolha mais do que acertada de Jenna Ortega para o papel principal. A moça, que recentemente esteve em dois badalados filmes de terror (o quinto exemplar da série ‘Pânico’, e o cult ‘X’, este disponível no Prime Video), caiu perfeitamente no papel da sombria adolescente da Família Addams. Que, até então, foi pouco explorada nas versões para TV da excêntrica família criada pelo cartunista Charles Addams para a ‘New Yorker’. Ela brilhou um pouco mais nas versões para cinema, dos anos 90, onde foi interpretada por Christina Ricci que, espertamente, está na nova série como uma orientadora escolar.
Isto porque a série se passa numa escola para jovens, digamos, diferentes (chamados de ‘excluídos’). A Nevermore, nome inspirado na famosa frase do romance gótico ‘O Corvo’, de Edgar Allan Poe, que, não por acaso, é o patrono da escola. Por excluídos, leia-se jovens lobisomens, sereias, górgonas. Ou tipos sombrios como Wandinha, que é enviada para lá após não se adaptar (e ser expulsa de) a outras escolas por onde passou. Acaba na Nevermore, que foi onde estudou sua mãe, a vamp Morticia Addams (Catherine Zeta-Jones, que aparece apenas em dois episódios). Lá, acaba se envolvendo numa trama que envolve assassinatos cometidos por uma criatura que habita os bosques em volta da escola. Ao investigar, vai desenrolando uma trama complexa, que envolve a escola e a cidadezinha onde ela está localizada, fundada por peregrinos.
Com clima de livro de mistério e policial juvenil, ‘Wandinha’ se desenvolve bem mais satisfatoriamente do que uma recente adaptação dos quadrinhos góticos da Netflix, o ambicioso ‘Sandman’, que naufragou em sua própria ambição (e ânsia em ‘lacrar’). E, por alterar demais personagens dos livros ilustrados de Neil Gaiman (que, pelo visto, botou o galho dentro por ter sido bem pago, já que está vivo e não interferiu nas mudanças). Não há nada fora do lugar em ‘Wandinha’ (que soube lidar bem com as agendas vigentes), que, aliás, pode assustar menores de dez anos, por algumas cenas bastante aterrorizantes.
Seja bem-vindo de volta, Tim Burton!
STREAMINGS+
* Falando em Tim Burton, uma grande mostra de seus filmes está no CCBB-RJ (até 6 de fevereiro). Depois estará, de 25 de janeiro a 26 de fevereiro, no CCBB de São Paulo. Por fim, ocupará o CCBB de Belo Horizonte, de primeiro de fevereiro a 6 de março. A mostra conta com 42 filmes (23 dirigidos por ele, e os demais, produzidos ou inspirados por seu estilo, como a animação ‘O estranho mundo de Jack’).
* Após cinco anos, o canal Smithsonian saiu do Brasil. Mas, para os fãs de seus ótimos documentários, está disponível num canal da Pluto TV (aplicativo de streaming gratuito). Aliás, o Love Nature, que também saiu do Brasil, pode ser acessado nos LG Channels (que mexeu no lineup este mês). Outro canal que saiu do Brasil foi o noticioso chinês CGTN. Por outro lado, entrou na grade da Claro/NET, a versão em espanhol do France 24 News, já que não existe uma versão em português (apenas em francês, inglês, espanhol e árabe).
* Estreia hoje, na AppleTV+, a quarta e última temporada da série ‘Servant’, de M. Night Shyamalan. A segunda e última temporada de ‘Hunters’ chega neste dia 15, no Prime Video (que, em 17 de fevereiro, estreia a segunda e última temporada de ‘Carnival Row’). Já a série dramática ‘1923’, protagonizada por Helen Mirren e Harrison Ford, irá estrear no dia 29 de janeiro, no Paramount+. E neste domingo, dia 15, chega ao HBO e HBO Max a aguardada série ‘The Last of Us’, baseada em popular game para PlayStation.
* Ryan Reynolds (‘Deadpool’) está em ‘Bem-vindos ao Wrexham’, uma série documental que revela os sonhos e problemas de Wrexham, uma cidade operária no norte do País de Gales (Grã-Bretanha), quando duas estrelas de Hollywood tomam posse do histórico clube de futebol da cidade. Estreia dia 18 de janeiro, exclusivamente no Star+
* Dois filmes que ainda estão em cartaz nos cinemas chegam ao streaming em breve: o ótimo thriller ‘O Menu’ chega dia 18 de janeiro no Star+; e a aventura ‘Pantera Negra: Wakanda para sempre’ entra no Disney+ em primeiro de fevereiro.
* A segunda temporada da excelente série brasileira ‘DOM’ ainda nem estreou no Prime Video (chega dia 17 de março, após hiato de dois anos, por causa da pandemia), e as filmagens da terceira temporada começaram esta semana, no Rio de Janeiro.
#primevideo #star+ #lionsgate+ #paramunt+ #appletv+ #disney+ #netflix
Redes sociais: @tomleao