ASSINE
search button

Downton Abbey: novelão classe A

... -
...
Compartilhar

O canal de filmes Telecine anda exibindo a versão para cinema da classuda série britânica ‘Downton Abbey’ (2010-2015). A produção é o desfecho de cinco anos (e seis temporadas) de uma das mais cultuadas e premiadas séries de época inglesas, não produzidas pela BBC. A série da ITV foi exibida nos EUA pela PBS (a TV educativa deles), e fez tanto sucesso que, em seu primeiro ano, foi indicada a muitos prêmios (tendo ganhado dezenas deles). Entre os quais, os Golden Globes, onde venceu na categoria ‘melhor minissérie’, em 2012. Além disso, duas de suas principais atrizes, a veterana dama Maggie Smith, e a novata Joan Froggat, levaram em suas categorias, em 2013 e 2015.

Com o tempo, ‘Downton Abbey’, a série, virou objeto de culto, tendo adeptos fervorosos pelo mundo afora. O que levou ao longa metragem, lançado em 2019, dois anos após o fim do programa, para dar aos fãs mais um gostinho. E arrematar algumas tramas que ficaram em aberto. No filme, a nobre família Crawley recebe ninguém menos do que o rei e a rainha da Inglaterra para um jantar ‘informal’.

Macaque in the trees
No filme, a nobre família Crawley recebe ninguém menos do que o rei e a rainha da Inglaterra, para um jantar (Foto: divulgação)

Criada por Julian Fellowes (o roteirista de ‘Gosford Park’, de Robert Altman, que se passa em ambiente semelhante), a série começa no limiar do Século XX, quando o velho mundo está às portas da Primeira Guerra Mundial (1914-18). Com ela vêm as mudanças e, gradualmente, a família de nobres, que vivia no dolce far niente, tomando chá e caçando raposas, vê seu universo entrar em decadência. Ao longo de cinco temporadas, acompanhamos estas mudanças. Bem como a chegada da tecnologia (da luz elétrica ao rádio). É fascinante.

Muito bem escrita e com atuações marcantes (Maggie Smith rouba cenas), ‘Downton Abbey’ é um novelão classe A, com todos os dramas e reviravoltas que vemos em folhetins. Só que com sotaque inglês antiquado. E com uma qualidade acima da média. É impossível não amar certos tipos da família Crawley. Como o educado e íntegro Lord Grantham (Hugh Bonneville) e sua esnobe filha Lady Mary (Michelle Dockery). Além da tropa de criados.

Após finada, a série ganhou uma exposição que está correndo o mundo, exibindo as magníficas roupas, móveis e elementos de cena. Quem sabe, um dia ela passa por aqui?

Macaque in the trees
O castelo de Downton Abbey. Com o tempo, a série virou objeto de culto, tendo adeptos fervorosos pelo mundo afora (Foto: divulgação)

R.U.G.I.D.O.S

*A plataforma de streaming gratuito Pluto TV, da Viacom, entrará no Brasil em dezembro, com 24 canais. Entre os quais, conteúdo da MTV, Nickelodeon, a saga Star Trek e filmes. O serviço estará disponível para celular, web e TV, via streaming.

*Depois de estar no Amazon Prime Video, as sete temporadas de ‘Mad Men’ estão agora disponíveis na plataforma. Vencedora de vários prêmios - entre eles, Globo de Ouro e Emmy - e aclamada pela crítica, a série mostra a era de ouro da publicidade, tendo como pano de fundo a cidade de Nova York dos anos 1960.

*O Amazon Studios encomendou a série de terror ‘Eu sei o que vocês fizeram no verão passado’, da Sony Pictures Television. A série, que será exibida exclusivamente no Amazon Prime Video, é uma versão moderna do filme de terror de sucesso de 1997, com a mesma premissa. A data de lançamento ainda será anunciada.

*Como parte da parceria entre Mercado Livre e HBO, os usuários da plataforma de e-commerce agora podem realizar a assinatura da plataforma de streaming HBO GO com desconto progressivo de até 45% por meio do programa de benefícios Mercado Pontos.

*Documentário inédito de Silvio Tendler sobre os quadrinhos do lendário Carlos Zéfiro está em cartaz, este mês, no canal Curta! Consulte a programação.

Foto: divulgação - No filme, a nobre família Crawley recebe ninguém menos do que o rei e a rainha da Inglaterra, para um jantar
Foto: divulgação - O castelo de Downton Abbey. Com o tempo, a série virou objeto de culto, tendo adeptos fervorosos pelo mundo afora