ASSINE
search button

Airb n bomb

Compartilhar

A economia de compartilhamento vem se tornando uma espécie de bomba de sucção nas atividades comerciais das cidades aonde operam. Drenam dinheiro dos táxis e transferem para carros de passeio, dos restaurantes e transferem para casas com pessoas comuns cozinhando, dos hotéis e passam para os donos de apartamentos vagos. Esse último caso parece ter potencial para um grande estrago. Para milhões de turistas, o Airbnb abriu um planeta inteiro de opções de acomodações incríveis a baixo custo - de casas em árvores a castelos, de coberturas a ilhas inteiras.

No entanto, para governos e residentes das cidades aonde está presente, o Airbnb e outras empresas de aluguel de curto prazo, estão sendo culpados pelo aumento dos preços dos locatários de longo prazo, modificações na regulamentação e até mesmo pelo aumento da inflação geral. Recentemente, o Japão introduziu regulamentações extremamente rigorosas sobre o uso do aplicativo, que foi forçado a retirar dezenas de milhares de anúncios de seu site e cancelar as reservas antes que entrasse em vigor a nova lei, que passou a proibir reservas em residências particulares.

Entre os problemas que governos municipais e reguladores estaduais associam ao Airbnb estão o potencial para modificar as relações inquilino-senhorio. Um exemplo dessa situação são casos nos quais um senhorio pode tentar despejar um inquilino para cobrar aluguéis de curto prazo mais altos para turistas. Os reguladores também temem que haja modificação nos fluxo potencial de viajantes que acabaria transformando bairros residenciais tranquilos em áreas movimentadas, desagradando os moradores e habitants destas regiões. Há também preocupações com a falta de supervisão, prestação de contas, coleta de impostos e a adesão ao estatuto do próprio Airbnb.

Portanto, os indivíduos que estão pensando em usar a solução, seja para encontrar um quarto ou para alugar um apartamento, devem realizar pesquisas a fim de verificar se a cidade destino promove um ambiente de apoio para o Airbnb. Além disso, devem estar seguros de que serão obedecidos os códigos municipais atuais da cidade. É difícil tomar partido nesse cenário de impasse. Lutar contra a economia compartilhada é lutar contra o futuro das relações comercias mas há de se trabalhar para preservar a saúde e o equilíbrio das prestações de serviço, a fim de que a máquina de drenagem faça apenas a sucção mínima nas economias locais.

A Startup Chata

A Databricks Inc., que diz que fabrica software para ajudar as empresas a, segundo suas próprias palavras, “satisfazerem suas necessidades mais chatas no ambiente de inteligência artificial”, levantou uma nova rodada de financiamento que muda o patamar de avaliação da empresa, levando seu valor total para 2.75 bilhões de dólares.

A Microsoft está entre os investidores nessa rodada de financiamento de 250 milhões de dólares, conforme informou a própria empresa, através de um comunicado official, no dia 5 de fevereiro. A empresa de capital de risco Andreessen Horowitz liderou o negócio, com contribuições da Coatue Management e da New Enterprise Associates. O investimento eleva a arrecadação total de fundos da Databricks para quase 500 milhões de dólares desde que a empresa foi fundada em 2013.

A Databricks vende ferramentas que agrupam os bancos de dados de uma empresa e utilizam algoritmos de inteligência artificial para descobrir informações significativas não pesquisas pela organização. A empresa registrou 100 milhões de dólares em receitas recorrentes no ano passado e anunciou que suas vendas de assinaturas triplicaram no último trimester de 2018, se comparadas ao ano anterior. Gigantes como Viacom, HP e Cisco System estão entre os mais de 2.000 clientes do serviço. A Microsoft entrega uma versão do software utilizando sua plataforma de nuvem, a Azure.

Ali Ghodsi, Diretor Executivo da Databricks, disse que planeja usar o investimento para contratar executivos e engenheiros, abrir novos escritórios dentro e fora dos Estados Unidos, além de avançar em outros setores, como mídia, varejo e governo. Parece que a parte chata dos processos de inteligência artificial tem tornado a vida da Databricks bem mais legal.