ASSINE
search button

'Oportunidades'

Compartilhar

Há algumas semanas escrevi projeções sobre como vai ser a nossa sociedade digital brasileira em 2019. Olhando tudo o que está acontecendo no mundo e para a maturidade do nosso mercado, minhas apostas foram para ética e privacidade, objetos autônomos, inteligência artificial, tecnologias imersivas, e-sports e blockchain. Evidentemente essas não serão as únicas fontes de oportunidades mas, na minha opinião, as áreas com maior crescimento.

Com novas leis, tecnologias e comportamentos, a demanda por profissionais capacitados para atuar nessas posições certamente vai aumentar. Então veremos de um lado, pessoas sem emprego em função do alto grau de substituição de mão de obra dada a automação de atividades repetitivas e, por outro, empresas com grandes dificuldades para preencher vagas que demandem maior formação técnica. Pouca oferta de profissionais e aumento de demanda vão gerar aumento de salários e grandes oportunidades para os que estiverem capacitados.

Entendo que, em 2019, aqui no Brasil as formações e habilidades que mais darão oportunidades são:

1. Métricas e Big Data - Em 2019, a demanda por conhecimentos sobre estatística e matemática seguirá crescendo. Tanto na área de Marketing, quanto em Finanças e Operações, haverá espaço para quem conseguir ler, gerar e interpretar números, especificar sistemas e relatórios para que sejam desenvolvidos por fornecedores internos e externos de tecnologia.

2. Gestor de E-Commerce - Com mais brasileiros conectados, é natural que mais empresas ofertem seus produtos em ambientes digitais através de sites que não são apenas um catálogo mas um ambiente de comércio eletrônico. Essa é uma oportunidade para as consultorias que vão fornecer esses sites e também para os profissionais de compras, logística e gerente de produto e gestão dos ambientes de e-commerce.

3. Product Owner - Profissionais capazes de transformar a operação da empresa em produtos. Criar soluções e fazer interface com fornecedores de tecnologia. Gente capaz de priorizar a implementação de atividades assim como testá-las e comunicar aos usuários sua existência.

4. Inteligência Artificial - Programadores capazes de implementar soluções em diversas áreas de aplicação. As empresas do mercado financeiro e da área médica devem entrar nesse jogo com maior intensidade.

5. Técnicos para IoT e IoAT - Ainda mais tímido em 2019, serão necessários profissionais para desenvolver e dar manutenção nos ambientes autônomos e equipamentos conectados à rede. No primeiro momento, equipamentos conectados à internet e na sequência, equipamento com autonomia. Será uma época interessante para técnicos e engenheiros eletrônicos que resolverem participar dessa onda.

6. Desenvolvedores (Magento, WordPress, iOS e Android) - Dado que teremos sistemas embarcados em cada vez mais equipamentos, é natural que haja demanda por programadores. Dada a fragmentação recente das linguagens e frameworks que dominam o cenário da programação, conhecimentos específicos seguirão em alta.

7. Consultores e Consultores Técnicos e juristas para LGPD e blockhain - É um tema que ainda vai gerar muita discussão. Após a finalização das conversas sobre a lei e, um eventual, aumento de prazo para adequação das empresas brasileiras, haverá uma avalanche de projetos e, consequentemente, de oportunidades para quem tratar o assunto sob todos os seus aspectos

8. Engenheiro mecânico e agrônomo, para lidar com as novas inserções no campo. Nos próximos dois ou três anos, com a adoção de equipamentos autônomos, haverá um forte aumento da demanda por pessoas capazes de lidar com a adoção, gerenciamento e manutenção de tais inovações.

9. Treinadores de chatbots - as técnicas de deep e machine learning vão permitir que bots façam o atendimento e reduzam significativamente os custos de call center de empresas de todos os tamanhos. Para que a inciativa funcione, serão necessários profissionais para treinar a retórica e os tipos de resposta desses algoritmos.

No mais, em um prazo um pouco maior, veremos oportunidades para arquitetos e engenheiros para lidar com as modificações que as cidades sofrerão, fonoaudiólogos, principalmente para os idosos, uma vez que a expectativa de vida irá aumentar muito, consultores de comunicação especializados em empatia também devem ganhar oportunidades uma vez que as marcas, de forma geral, ainda não sabem se comunicar levando em consideração as mudanças sociais que se estabeleceram no mundo nos últimos anos. Desejo um grande 2019 para você. Saúde e boa sorte!

Tags:

artigo | digital