Jornal do Brasil

Saúde & Alimentação

Saúde & Alimentação

Wilson Rondó Júnior

O óleo essencial de eucalipto citriodora na luta contra a pandemia

Jornal do Brasil WILSON RONDÓ JR, drrondo@drrondo.com

Eu já venho falando sobre ele há alguns anos porque o citriodiol, substância extraída do eucalipto, tem poder repelente. Pesquisas atestam sua eficácia como antibacteriano e até no combate a dores. Agora, novamente seus efeitos repelentes se destacam, dessa vez contra o Sars-Cov-2. Parece uma boa notícia, né?

Já aprovado pela ciência anteriormente para outros tipos de coronavírus, pesquisadores do Laboratório de Ciência e Tecnologia de Defesa do Reino Unido decidiram testá-lo como protetor contra o vírus causador da grande pandemia que estamos vivendo e tiveram bons resultados. Eles:

1.Testaram como o vírus reagia a uma aplicação líquida direta do citriodol. Concluiu-se que o princípio ativo do óleo essencial foi capaz de neutralizar o Sars-Cov-2. 

2.Depois, usaram uma espécie de pele sintética, que simula a humana, para saber se os efeitos se repetiriam. Os resultados foram igualmente positivos, demonstrando o poder antiviral.

Por conta desses estudos, desde abril os militares das forças armadas britânicas usam repelente com a substância citriodiol, além das máscaras, claro. É óbvio que o repelente não é uma vacina e você deve manter todas as outras precauções, como o uso de máscara, medidas de higiene e distanciamento e o uso de álcool em gel, mas o repelente de eucalipto citriodiol pode ser mais um apoio contra a Covid-19. Além disso, ele é uma alternativa natural de repelente contra os mosquitos. Confira!

Como fazer um repelente natural de óleo essencial de eucalipto citriodora

Em comparação com o DEET, o mais popular repelente de insetos industrializado, o repelente natural feito com óleo essencial de eucalipto citriodora é natural e não tem efeitos negativos. Use o óleo puro a 10% e misture com algum veículo carreador oleoso, como azeite de oliva ou óleo de coco.

Como fazer:

Coloque em um frasco com bocal de spray para fácil aplicação.

Use 10% do óleo de eucalipto e 90% do seu óleo veículo carreador.

Agite o frasco antes de usar.

Pulverize na pele

Conserve em lugar fresco e abrigado do sol.

Não use na área dos olhos

Cuidados:

Não deve ser usado via oral, somente na pele.

Pode apresentar leves irritações dos olhos e raramente irritação de pele.

Sempre experimente numa pequena região do corpo para descartar qualquer sensibilidade ao produto.

Gestantes devem usar com cuidado. 

Referências bibliográficas: 

Ingredient in insect repellent can kill Covid-19, MoD study finds. The Telegraph, 26 ago. 2020.

Experimental survival of SARS-CoV-2 on an insect-repellent-treated surface. Ministry of Defence, UK Government. 26 ago. 2020.

Barr, A., Chapman, J., Smith, N., Beveridge, M., Traditional Bush Medicines, An Aboriginal Pharmacopoeia, Greenhouse Publications, pp.116–117, 1988.

Low, T., Bush Medicine, A Pharmacopeia of Natural Remedies,Angus & Robertson, p. 85, 1990.

Salari, M. H.; Amine, G.; Shirazi, M. H.; Hafezi, R.; Mohammadypour, M. (2006). “Antibacterial effects of Eucalyptus globulus leaf extract onpathogenic bacteria isolated from specimens of patients with respiratory tractdisorders”. Clinical Microbiology and Infection.

Hong, CZ; Shellock, FG (1991). “Effects of a topicallyapplied counterirritant (Eucalyptamint) on cutaneous blood flow and on skin and muscle temperatures. A placebo-controlled study”. American Journal of Physical Medicine & Rehabilitation. 70 (1): 29–33.

6 Receitas Naturais de Beleza Feitas com Azeite de Oliva – www.DrRondo.com

Dr. Wilson Rondó Jr.

CRM RJ 52-0110159-5

Cirurgião Vascular de formação e Nutrólogo

Registro nº 058357