Nove maneiras naturais de se livrar de um nariz entupido

Estar com nariz entupido é sempre desagradável. Além de comprometer a respiração, dificulta tanto as tarefas diárias quanto o sono. Felizmente, algumas medidas naturais podem ajudar. Confira:

 

1. Mantenha-se hidratado – Ingerir quantidades suficientes de líquidos para permitir uma boa diluição do muco produzido no sistema respiratório. Ele é eliminado, em parte, pelas vias nasais.

 

2. Banho quente – O vapor do chuveiro promove fluidificação do muco presente nas vias nasais, desinflamando e melhorando o fluxo respiratório.

 

3. Agregue um umidificador – O ar seco com baixa umidade pode aumentar a sensação de congestão nasal, além de promover irritação nas vias respiratórias. Uma umidade do ar adequada ajudará a fluidificar o muco, reduzir o edema dos vasos sanguíneos nasais e melhorar o fluxo respiratório. A umidade ideal do ambiente é entre 40 e 60%.

 

4. Compressa quente – É uma maneira simples de aliviar o desconforto de um nariz entupido. Use uma toalha quente e coloque-a na parte superior do rosto, cobrindo a testa, os olhos, a bochecha e o nariz. Com isso, promoverá alívio da inflamação e das vias aéreas.

 

5. Sprays salinos – Dissolva 2 colheres de chá de sal marinho ou sal do Himalaia em meio copo de água, deixe ferver e espere esfriar. Coloque o conteúdo em um recipiente com conta-gotas para aplicar em cada narina. Isso promove diluição do muco e redução do edema nasal.

 

6. Spirulina – Promove alívio de sintomas associados à rinite alérgica, como secreção e congestão nasal, espirros e coceira. Inibe as prostaglandinas, reduzindo inflamação e desconforto. Segundo estudo 31 pacientes tratados com spirulina relataram melhoras significativas quando comparados com placebo.

 

7. Vinagre de maçã a 6% – Alivia a congestão nasal. Pela presença de ácido acético e potássio, pode ajudar na diluição do muco e inibição de crescimento bacteriano. Para isso tome duas colheres de sopa de vinagre de maçã diluído em um copo de água.

 

8. Chá de hortelã-pimenta – Pela presença de mentol, ajuda a eliminar a congestão nasal. Adicione um limão e uma colher de chá de mel cru, que melhoram e eliminação do muco.

 

9. Óleo essencial de eucalipto – Pela presença de 1,8 cineol, o seu principal componente ativo, promove redução do muco das vias aéreas. É altamente eficaz para sinusite. Para nariz entupido, a melhor maneira de usar é através da inalação. Adicione o óleo de eucalipto à água quente ou no chão do box ao tomar banho para produzir um vapor terapêutico. Evite contato direto com a pele ou mucosa, pois pode causar efeitos colaterais.

 

Com essas dicas naturais, com certeza você ficará mais aliviado e terá um dia – ou uma noite – mais confortáveis. Supersaúde!

Referências bibliográficas:

•Allina Health, Nasal congestion

•J Acquir Immune Defic Syndr Hum Retrovirol. May 1, 1998;18(1):7-12

•National Association for Holistic Aromatherapy. December 3, 2009

•Anesthesia & Analgesia April 2009; 108(4): 1303-13010

•Everyday Health. August 29, 2013

•Natural Living Ideas. October 5, 2015

•Raleigh Capitol, Ear Nose and Throat. July 15, 2016

•Everyday Health. September 6, 2017

•American Academy of Allergy, Asthma & Immunology, Nonallergic Rhinitis (Vasomotor Rhinitis)

•Reader's Digest, Effective Ways to Clear Stuffy Nose

•6 Curas incríveis para o resfriado comum – www.DrRondo.com

•Como curar a gripe de forma efetiva, barata e segura – www.DrRondo.com

•Óleo Essencial de Eucalipto: Antibacteriano e Repelente Natural – www.DrRondo.com

Dr. Wilson Rondó Jr.

CRM RJ 52-0110159-5

Cirurgião Vascular de formação e Nutrólogo

Registro nº 058357