ASSINE
search button

Sete hábitos ruins que prejudicam seu sistema imunológico

José Peres -
Torta de Nutella
Compartilhar

Macaque in the trees
Pode ser gostoso, mas doce em excesso prejudica seu sistema imunológico (Foto: José Peres)

Seu sistema imunológico é a sua linha de defesa contra as mais variadas doenças. No mundo em que vivemos, é fundamental tomar atitudes que melhorem esse sistema, pois se você está forte o suficiente, pode se prevenir e encarar melhor os problemas de saúde aos quais está sujeito – algo ainda mais importante em tempos de Covid-19. A questão é que nem todos têm essa consciência e acabam adotando hábitos péssimos para a imunidade. Confira uma lista com os principais e evite-os!

1 – Sedentarismo

A falta de atividade física é um dos piores fatores para seu sistema imunológico. Um estudo de 2018 concluiu que quando nos exercitamos, reduzimos a deterioração da nossa imunidade, que ocorre enquanto envelhecemos. Além disso, quando nos movimentamos afastamos alguns fatores de risco para doenças, como obesidade e problemas cardiovasculares.

2 – Ingestão de açúcar

O açúcar não aumenta apenas seu risco de diabetes e doenças cardiovasculares... Ele também afeita diretamente sua imunidade. A glicose e a vitamina C têm uma composição química semelhante. Quando estão no seu organismo, elas “competem” pelo mesmo lugar no sistema imunológico. Se há muito açúcar, menos vitamina C consegue entrar nas suas células. E como essa vitamina é fundamental para o combate de vírus e bactérias, ficar desprovido dessa ajuda é algo que realmente ninguém precisa nesse momento!

3 – Beber pouca água

Se você não bebe água suficiente, seu corpo entra em estado de desidratação. Dependendo da frequência com que isso acontece, seu organismo pode liberar mais histamina para garantir uma hidratação adequada dos órgãos. Mas há um custo: a elevação de histamina pode piorar sua imunidade, aumentando seu risco de contrair doenças e infecções.

4 – Beber água de má qualidade

Beber pouca água é ruim, mas beber água ruim é pior ainda! A água que chega da estação de tratamento direto para sua torneira pode conter metais pesados, fluoreto, cloro, arsênico e outras toxinas que prejudicam sua imunidade. O ideal, como sempre comento, é utilizar um filtro de osmose reversa para purificar a sua água.

5 – Dormir mal

Se você não dorme bem, tudo vai mal. Eis uma verdade incontestável. Mas além da redução do foco, concentração e cansaço, sua imunidade também sofre. Pessoas em privação do sono estão mais suscetíveis a inflamações, infecções e doenças causadas por vírus e bactérias.

6 – Excesso de bebidas alcóolicas

Dentre os muitos problemas do excesso de bebidas alcoólicas, podemos encontrar também os prejuízos à imunidade. Quando você toma mais de 1 ou 2 drinks por dia prejudica sua flora intestinal, importante barreira de defesa contra micro-organismos nocivos.

7 – Estresse

Segundo estudos, o estresse crônico suprime respostas imunológicas adequadas. Portanto, busque atividades que possam minimizar o estresse. Nesse momento, é fundamental também evitar o pânico, outro indutor de estresse e consequentemente de piora do sistema imunológico.

E então, está pronto? São apenas medidas simples que podem turbinar sua imunidade. Se ainda não começou, já está passando da hora. Proteja-se e Supersaúde!

-

Referências bibliográficas:

•Aging Cell. 2018 Apr;17(2)

•Best practice & research Clinical endocrinology & metabolism. 2010;24(5):775-784

•Endocrinology. 1994 Aug;135(2):675-81

•Blindando a sua imunidade de forma 100% natural – www.DrRondo.com

•Estresse crônico aumenta o risco de câncer e doença cardíaca – www.DrRondo.com

•Immunol Res. 2014 May;58(2-3):193-210.