ASSINE
search button

Preocupado com a acne? Pare com o glúten!

Compartilhar

A acne é erroneamente considerada um problema estético, quando na verdade trata-se frequentemente de um desequilíbrio dos intestinos. O problema não é fisicamente perigoso, mas pode afetar significantemente o emocional das pessoas. Além disso, gasta-se muito com tratamentos, mas a imensa maioria destes não trará resultados! Deve-se tratar a causa fundamental, começando com uma correção nutricional.

Todos, de certa forma, somos sensíveis ao glúten. Refiro-me à sensibilidade ao glúten, e não à Doença Celíaca, que seria a reação extrema, com ataques ao intestino delgado. Todos nós, em resposta ao consumo do glúten, produzimos zonilina no intestino. Grãos e cereais contêm proteínas glutinosas, conhecidas como prolaminas, grudentas e difíceis de digerir. Eles podem tornar o seu intestino mais permeável, permitindo que essas proteínas parcialmente digeridas atinjam o fluxo sanguíneo, causando inflamações. A partir daí, você fica com o sistema imunológico sensibilizado, agravando a acne.

Estratégias para quem tem acne

1. Evite carboidratos, açúcares, frutose e grãos

As dietas ricas em glúten são causadoras de acne, e sua eliminação já mostra resultados em semanas. O consumo desses alimentos causa uma alteração da sensibilidade à insulina e aumento de IGF1, o que, indiretamente, induz a produção excessiva de testosterona. O hormônio promove mais secreção sebácea pelos poros, criando um meio mais atraente às bactérias causadoras da acne.

2. Corrija a disbiose intestinal

A correção de disbiose intestinal estimula o crescimento de microrganismos intestinais, que por consequência refletirão nas condições dermatológicas. Além disso, melhora o colágeno e estabiliza a microflora da pele, diminuindo irritações, inflamação e estresse oxidativo. Resumindo: a flora intestinal é um fator importante no processo da acne.

3. Beba bastante água

Beber bastante água durante todo o dia estimula o crescimento e regeneração celular, ajuda na remoção de detritos e descamação de células dermatológicas mortas. A quantidade adequada de água deve ser avaliada pela micção, que deve ser da cor amarela palha.

4. Vitamina D

Fundamental para que se consiga fazer uma defesa correta frente às bactérias e infecções na pele. Além da exposição ao sol, recomendo suplementação, mas sempre monitorada por médico.

5. Faça exercícios

O exercício, em especial o de alta intensidade descrito no meu livro 20 Minutos e Emagreça, permite a eliminação de toxinas, inclusive as presentes nos poros da sua pele.

6. Sauna

A sauna também promove eliminação de toxinas pelos poros da pele. Dê preferência à sauna infravermelha.

7. Durma bem

O momento de cura e recomposição do seu corpo é enquanto você dorme, e isso vale também para a pele.

8. Equilíbrio de ácidos graxos essenciais

A melhora dos níveis de ômega 3 e de ômega 6 promove uma normalização dos lipídios da pele. Há assim um efeito anti-inflamatório, que auxilia a pele irritada, deixando-a mais saudável.

Portanto, antes de partir para tratamentos externos, dê uma boa olhada na sua alimentação. Pode estar nela a solução que você tanto procura para a acne!

-

Referências bibliográficas:

•Clinics in Dermatology, 1992;9:415-419.

•The Lancet, April 25, 1992;339:1062.

•Journal of the American Academy of Dermatology, 1993;29:447-461.

•Dermatology, 2001;203:277-279.

•ArchDermatol, July 2003;139:941-942.

•Family Practice News, June 1, 2004:54.

•J Am AcadDermatol, February 2005;52(2):207-214.

•J DermatolSci, 2008; 50(1): 41-52.

Tags:

Acne | gl?ten