ASSINE
search button

Como grelhar a carne de forma saudável e se manter longe do câncer

Compartilhar

A maioria das pessoas pensam que não se deve comer carne grelhada, pelo fato de haver formação de aminas heterocíclicas (AHCs) e hidrocarbonos aromáticos policíclicos (PAHs), que induziriam o aparecimento de compostos carcinógenos... Incrivelmente, sempre é tudo contra a carne! Os “especialistas” de plantão não perdem nenhuma oportunidade... Mas eles não lhe dizem que até mesmo carbonizar vegetais na grelha cria diferentes substâncias cancerígenas, como as acrilamidas.

Além disso, você sabia que quando frita ou assa alimentos ricos em amido, como grãos, (pães, cereais etc.) ou batatas, na forma de batatas fritas, também se forma acrilamida? Por isso, não pense que o efeito negativo do grelhado só se aplica às carnes. Mas fique calmo. Não é necessário entrar em pânico...

Sabemos que o ideal, o mais saudável, é que você consuma a carne malpassada ou ao ponto. Quanto mais cozida, maior a concentração de aminas heterocíclicas (AHCs) – e eu não entendo por que algumas pessoas ainda procuram estragar um bom bife queimando-o de qualquer maneira...

Porém, respeitando seu gosto, e se você gosta dos bifes bem passados, há ainda uma luz no fim do túnel para que se reduza ou neutralize esses compostos carcinogênicos: certifique-se de fornecer uma boa quantidade de antioxidantes (especiarias, chás etc.) para ajudar a combatê-los. Veja as melhores opções:

Marinada de cerveja ou vinho

A boa opção, eu diria até a mais gostosa, é a carne marinada em vinho ou cerveja, que reduz essas substâncias tóxicas. Se descansarmos a carne por cerca de seis horas na cerveja, podemos reduzir significativamente o índice dos hidrocarbonos aromáticos policíclicos e em 90% a formação de aminas heterocíclicas (AHCs). No caso, a cerveja escura, por ser mais rica em antioxidantes, é a melhor. Aí sim você pode grelhar com mais segurança.

Marinada de especiarias

Se você não é fã de vinho ou cerveja, pode usar ervas, temperos, suco de limão, vinagre, alho, cebola, gengibre, páprica, azeite de oliva, entre outros.

Marinada de chá

Outra opção para marinar com algo diferente do vinho ou da cerveja é usar chá verde ou chá preto, que também apresentam efeito inibidor da atividade mutagênica de aminas heterocíclicas (AHCs). E faça atenção no caso de preparar a carne com molho barbecue industrializado, que contém açúcar. Há estudos que dizem que ele chega a duplicar a concentração de aminas heterocíclicas (AHCs) na carne depois de 15 minutos de cozimento.

Por fim, sabia que o TIPO de carne que você pode estar consumindo regularmente pode estar destruindo seu metabolismo e sua saúde? Na verdade, é fundamental que você use carne de animal a pasto, pois é a garantia do alimento mais saudável, mais rico em ômega 3, CLA, gorduras saturadas boas, aminoácidos, vitaminas e minerais. Então, se você é como eu, que amo um bom churrasco, não há necessidade de desistir por causa de aminas heterocíclicas (AHCs) ou acrilamidas. Agora você sabe como neutralizar os efeitos destas em seu corpo reduzir drasticamente sua formação na carne grelhada. Bom apetite!

-

Referências bibliográficas: Perigo no churrasco: conheça os riscos da carne bem passada! / Carne marinada na cerveja reduz índice de substâncias indesejáveis / TMAO: Mais um Ataque Frustrado Contra a Carne Vermelha / Por que os homens não podem abandonar a carne vermelha / www.drrondo.com