ASSINE
search button

Panelas: Qual é a alternativa segura?

Compartilhar

Atualmente, temos tantas opções disponíveis em utensílios de cozinha que até nos confundimos para saber o que realmente é adequado. Dependendo da panela que você usa, pode estar correndo risco pelos químicos que elas liberam. Veja abaixo suas opções:

Panelas de alumínio

Este metal pesado é facilmente absorvido pelos alimentos. O alumínio está correlacionado com maior risco de doença de Alzheimer, portanto, não é uma boa indicação.

Panelas de alumínio anodizado

Nesta opção há uma camada de óxido para ajudar a engrossar a superfície da panela, mas isso não reduz o potencial tóxico do alumínio.

Panelas de ferro fundido

Apesar de serem duradouras, elas podem lixiviar o ferro em sua comida. Portanto, não é indicada.

Panelas de ferro fundido esmaltado

É uma boa opção, apesar de mais cara. Nestes casos, não ocorre lixiviação do ferro na sua comida. Tem a vantagem de ser bastante durável.

Panelas de aço inoxidável

Contêm ligas de níquel, cromo, molibdênio e carbono. Eles podem ser contaminantes em sua comida, causando alergias, especialmente o níquel. Panelas e frigideiras baratas de aço inoxidável são as piores, pois são mais propensas a terem mais níquel que pode penetrar em sua comida. As de alta qualidade custarão mais, porém são mais seguras.

Em estudo aonde se utilizou stents de aço inoxidável em pacientes cardíacos, a reestenose ocorreu em 50% dos pacientes. As suspeitas recaem às alergias ao níquel e ao molibdênio do aço inoxidável.

Panelas de cobre

Essas panelas são forradas com outros metais para evitar que o cobre se solte na comida e cause envenenamento. Dependendo de quais metais são usados no revestimento, as mesmas preocupações aplicam-se a cada um deles, especialmente se o níquel for usado.

Panelas de titânio

É uma outra boa opção, porém mais cara. Não reage com a comida enquanto se cozinha.

Panelas de esmalte e vidro

Normalmente são fabricadas com chumbo ou revestidas com materiais tóxicos. Para serem adequadas, não podem conter agressores em seus revestimentos.

Panelas antiaderentes com Teflon

Liberam gases tóxicos no ar em alta temperatura, causando sérios problemas de saúde. O teflon contém ácido perfluorooctanóico (PFOA), um composto sintético que cria o acabamento antiaderente. Pode causar danos nos órgãos, incluindo cérebro, próstata, fígado, timo e rins, segundo estudo em animais.

Além disso, outras pesquisas ligam o PFOA ao câncer do pâncreas, fígado, testículos e glândulas mamárias, bem como abortos e problemas de tireoide. Tem se evidenciado nos trabalhadores das fábricas de PFOA um aumento de câncer de próstata.

Panelas de cerâmica

A panela de cerâmica feita de materiais naturais inorgânicos e minerais da crosta terrestre é uma boa opção. É extremamente seguro porque não é reativa ou tóxica. Não libera odores ou gases no cozimento, mesmo em altas temperaturas. Não está associada a efeitos nocivos em sua tireoide, órgãos, sistema imunológico, níveis hormonais, níveis de colesterol e peso.

Pronto, agora você já conhece os prós e contras de cada uma. Hora de cozinhar!

-

Referências bibliográficas:

Am J Med, June 1, 2002:112(8):677-678

M J A, December 7/21, 1998;169:644-646

Lancet, February 27, 1999;353:712-716

Environmental Science and Technology July 6, 2011

Environ Health Perspect . May 1, 2015 . 123:A107–A111, Madrid Statement

Panela de teflon: você pode estar pondo sua saúde em risco! www.DrRondo.com

Como combater o perigo dos metais tóxicos. www.DrRondo.com

Tags:

panela | Sa?de