ASSINE
search button

O Nutriente Menosprezado na Hipertensão Arterial

Compartilhar

É muito comum os pacientes hipertensos questionarem o porquê de sua hipertensão arterial. A maioria das respostas dizem que é por causa da sua idade ou trata-se de uma hipertensão “primária” ou “essencial”. Isso significa que você tem, sem a menor ideia do porquê.

Na verdade, não há nada errado com você. O que ocorre é que o ambiente em que vive é inadequado. O mundo de hoje é muito diferente daquele dos nossos ancestrais. Naquela época, os seres humanos tinham ar, água e solo puros. Tudo o que precisavam em termos nutricionais conseguiam da natureza, como animais selvagens, peixes, nozes etc.

Agora, nossa alimentação é refinada, industrializada, embebida em óleos vegetais rançosos. Está repleta de batatas fritas, bolachas, refrigerantes... As carnes que consumimos são processadas, de animais criados confinados, com desequilíbrio de ômega 3:ômega 6, cheias de toxinas. Nosso solo está espoliado de nutrientes e cheio de fertilizantes sintéticos. Uma das respostas desse genocídio coletivo é uma epidemia de hipertensão arterial nos seres humanos. Com certeza, se comêssemos e vivêssemos como no passado, a hipertensão não teria sido “inventada”.

Talvez você não saiba, mas os indígenas não têm esse tipo de problema... Estudos mostram que os índios do Brasil, quenianos rurais e nativos de Papua, Nova Guiné, têm pressões sanguíneas de, em média, 103/63 mmHg! E na velhice, não é diferente. No entanto, na nossa realidade é considerado parte do processo de envelhecimento "normal" ter a pressão alta.

Coenzima Q10

Nossos ancestrais comiam a alimentação que foram designados naturalmente para comer. Com isso, obtinham os nutrientes necessários para manter a pressão arterial em uma faixa saudável. Um dos principais nutrientes que eles recebiam na dieta, e que nós atualmente não recebemos, é a coenzima Q10 (CoQ10). Os estudos mostram que níveis ótimos de coenzima Q10 podem reduzir a pressão arterial de 17 para 11 mmHg na pressão sistólica e 10 para 8 mmHg na pressão diastólica.

Outro estudo confirma isso. Nele, a suplementação de apenas 120 mg por dia de CoQ10 por 8 semanas em pacientes com hipertensão e doença arterial coronariana promoveu a diminuição da pressão sistólica em uma média de 12 mmHg e da pressão diastólica em uma média de 6 mmHg em comparação com um placebo.

Todas as células de seu corpo precisam de CoQ10, um combustível de alta octanagem, essencial para o funcionamento normal do coração em especial e dos órgãos vitais. Ela energiza o coração para bombear eficientemente o sangue por todo o corpo. Porém, com o envelhecimento, nossos níveis vão caindo e aumenta a necessidade de CoQ10. Para pessoas com pressão alta, os estudos mostram bons resultados com 50 a 100 mg por dia de suplementos de CoQ10, de preferência como ubiquinol (forma reduzida da CoQ10) que é mais eficiente.

A forma mais natural de obtermos a CoQ10 é procurar alimentarmos como os de nossos ancestrais: muita carne vermelha e de órgãos, desde que provenham de animais criados à pasto. Quando você come segundo nossa evolução natural, os benefícios aparecem. Pode acreditar!

-

Referências bibliográficas:

· Hypertension. 1989 Sep;14(3):238-46

· J Hum Hypertens. 1999;13(3):203-208

· J Hum Hypertens. 2007 Apr;21(4):297-306

· Por que as Mitocôndrias são tão cruciais para uma boa Ssúde? DrRondo.com

· A síndrome do coração partido pode ser fatal! DrRondo.com

· Mitocôndrias: A Nova Fronteira na Beleza Antienvelhecimento DrRondo.com