O Segredo da Vida Longa pode já estar Dentro de Você!

Sabe aquele sentimento maravilhoso de se sentir com a melhor aparência e superenergizado? Muitas pessoas acreditam que com o passar do tempo nós vamos perdendo isso...

Mas, de com as pesquisas mais recentes, a desaceleração do envelhecimento, a revitalização e uma vida longa estão ao seu alcance. Estudos realizados no Baylor College of Medicine e no University of Texas Health Sciences Center identificaram algo que pode ajudar você a manter seu brilho juvenil... E isso está facilmente a seu acesso – de uma forma que, com certeza, você nem imagina!

Trata-se do seu equilíbrio de bactérias boas e ruins no intestino, pois é aí que tudo começa. Nesse estudo, o enfoque foram os efeitos das bactérias intestinais em nossa vida. Os pesquisadores correlacionaram alguns DNAs, que retardam a progressão de tumores e da doença de Alzheimer, a 12 genes também encontrados em bactérias boas que podem estar nos nossos intestinos quando há situação de ecologia intestinal equilibrada. Essas bactérias, portanto, garantem uma vida longa e melhor!

Você que me acompanha sabe muito bem que já há muito tempo venho enfatizando a importância destes milhões de micróbios em seu corpo, principalmente no intestino. Eles causam diversos impactos, desde a imunidade até o humor. Na verdade, as anormalidades gastrointestinais podem piorar os sintomas de praticamente todas as doenças, inclusive o envelhecimento prematuro, tumores, Alzheimer e Parkinson.

Portanto, não é surpresa que o segredo para uma vida longa possa estar no seu intestino. Com isso, espero que cada vez mais você se conscientize de manter um microbioma saudável, o que só ocorre quando se tem a flora intestinal equilibrada.

Como ajudar as boas bactérias e ter uma vida longa e saudável

Comece cultivando bons hábitos para que no seu intestino floresçam boas bactérias. Você pode conseguir isso alimentando essas boas bactérias e permitindo que elas se multipliquem com as seguintes medidas:

1 – Consuma PREBIÓTICOS

São tecnicamente fibras alimentares e oligossacarídeos (um tipo de carboidrato). Você os encontra nos alimentos vegetais e também na forma de suplementos.

2 – Consuma PROBIÓTICOS

Neste caso, procure um produto de um fabricante em quem você possa confiar, garantindo um suplemento com bactérias certas e com tecnologia que permita que as mesmas cheguem no lugar certo e na hora certa.

Isso faz toda a diferença, mais até do que a potência de CFUs encontrados no produto. Por outro lado, é importante que você saiba que há substâncias que alimentam as bactérias ruins como:

• Medicações: antibióticos, protetores gástricos, imunossupressores e anticoncepcionais.

• alimentos refinados e industrializados.

• água clorada.

• proteínas de animais confinados, pois nestes casos se usam antibióticos em pequenas dosagens, rações transgênicas e, dependendo, até hormônios.

• alimentos transgênicos, em especial os grãos.

Portanto, é aconselhável evitá-los dentro do possível. Lembre-se: o segredo para uma vida longa já está dentro de você. Basta cultivá-lo da forma certa!

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Referências bibliográficas:

• Bactérias Boas: As Maiores Aliadas da Sua Saúde – www.DrRondo.com

• Am J Clin Nutr, 2001;73(Suppl.):1142S-1146S

• J Am Diet Assoc, February 2001;101(2):229-238, 241.

• Am J Clin Nutr. 2001 Dec;74(6):833-9.

• IMAJ, May 2002;4:353-356

• Eur J Pharmaceut Sci, 2002;15:1-9

• The British Journal of Nutrition July 2010;104(2):227-32

• Neurogastroenterology and Motility, March 2011: 23(3); 255-e119.