ASSINE
search button

Três dicas para manter a dieta durante as férias

Compartilhar

Festas e férias. Essa é uma época de alegria, animação e boa vontade... Imagino que você tenha trabalhado duro para transformar sua dieta durante o ano que passou, não é mesmo? E eu sei também que durante as férias é difícil fazer dieta...

O final do ano pode ser esmagador, com todas as festas, jantares, trocas de presentes, horas de coquetéis e os outros 10 mil eventos que acontecem. E tem mais... Depois disso, muita gente entra de férias. É aí que sua dieta corre o risco de ir por água abaixo! É comum nos alimentarmos emocionalmente para nos acalmar ou recompensar a nós mesmos.

Saiba que você pode passar por todas as festividades e se divertir sem jogar fora todos os seus hábitos alimentares saudáveis. Veja o que você pode fazer para passar as férias em uma dieta sem sofrimento:

1. COMECE O DIA CERTO

Cada início de dia é muito importante. Comece certo o dia com um café da manhã com pouco ou nenhum carboidrato. Enfatize a ingestão de gorduras boas e proteínas com moderação. Este é um dos pilares da dieta humana dos nossos antepassados.

Com isso você conseguirá manter seu nível de açúcar no sangue equilibrado, fornecendo energia para o seu dia sem entrar numa montanha russa de glicemia e insulina por erro alimentar. Alimente-se com inteligência e não precisará fazer “lanchinhos” que vão sabotar sua dieta e sua saúde.

2. COMA COM SABEDORIA, OU SEJA, NÃO PRECISA SE TORTURAR COM QUALQUER DESLIZE ALIMENTAR

O segredo é o equilíbrio! Para evitar comer com tédio e com desejos, é aconselhável colocar no prato uma pequena porção desses alimentos a serem evitados, associando saladas em abundância.

3. NÃO DEIXE DE FAZER EXERCÍCIOS

Imagino que você queira fazer muita coisa neste período de férias (compras, culinária, limpeza, hospedagem de visitas), mas não deixe de fazer o seu treino supra aeróbico, que é rápido e altamente e ciente. Essa é a chave para vencer o estresse das férias e não comprometer a sua dieta. O estresse afeta os níveis de cortisol, podendo levar a uma alimentação emocional e afetar a sensibilidade à insulina.

No treino supra aeróbico você trabalha por períodos curtos com alto esforço, e em cerca de 20 minutos queima o glicogênio muscular. Seu organismo recebe a mensagem de que precisa repor músculos, e é isso que esse treino faz.

Além do ganho de massa magra, aumenta até 530% a produção do hormônio do crescimento, promovendo emagrecimento, melhora da parte pulmonar, no desempenho sexual, na saúde cardíaca, redução de rugas e auxílio numa aparência mais atraente. O exercício aumenta as endorfinas que dão sensação de bem-estar, podendo ser o impulso extra de confiança que você precisa para não sair dos trilhos nas férias.

E LEMBRE-SE:

Ninguém é perfeito, se você “ escorregar” numa caixa de chocolates que ganhou no Natal ou em um tira-gosto à beira-mar, não se preocupe! Pelo fato de você ter a consciência e sinceridade consigo mesmo, isso não vai atrapalhar o seu dia.

Para um estilo de vida saudável, não se preocupe em se autoagredir por ceder a uma indulgência de férias. Procure manter o equilíbrio emocional e sentir-se bem. E então recomece o dia seguinte com um hábito saudável, como vinha fazendo.

Referências bibliográficas:

• Treinando e frustrado com seu peso? Esta pode ser a resposta! DrRondo.com

• 20 Minutos e um cérebro melhor. DrRondo.com

• Acerte sua ecologia intestinal em 20 minutos. DrRondo.com

• Corridas de longa distância podem estar prejudicando a sua saúde. DrRondo.com

*Médico (CRM RJ 0110159-5) e nutrólogo (31370)