Saúde & Alimentação

Por Wilson Rondó Júnior

[email protected]

SAÚDE E ALIMENTAÇÃO

Maitake: o cogumelo antitumor

Publicado em 20/11/2023 às 06:02

Alterado em 20/11/2023 às 12:50

Maitake é um dos extratos de cogumelos mais estudados, tanto como alimento como remédio. É nativo do Norte de Japão, e seu nome traduzido significa “cogumelo dançante”. Foi usado por muito tempo como um adaptogênico, que ajuda o corpo em estresse físico e mental.

Evolução do Maitake
No começo da década de 1980, o Dr. Hiroaki Namba, professor de microbiologia e micologia intensificou seus estudos nas propriedades medicinais deste cogumelo.

Descobriu que o Maitake tem a única estrutura molecular que exibe maior atividade antitumoral, comparado com os outros cogumelos que ele havia trabalhado.

E descobriu também uma interessante fração nesse cogumelo que estimula os macrófagos, ativando células NK contra o câncer.

Propriedades do Maitake
1. Suporte imunológico: seus betaglucanas estimulam células imunológicas como glóbulos brancos, células NK e células T.
2. Reduz efeito colateral das quimioterapias: se tornou popular por ajudar na redução de efeitos colaterais da quimioterapia, como queda de cabelo, dor e náusea. Além disso, torna a quimioterapia mais efetiva. Em um estudo, comparou-se os efeitos de beta glucana do Maitake e a medicação quimioterápica mitomycin (MMC) em ratos com câncer. O beta glucana do Maitake, sozinho, inibiu o crescimento tumoral em mais de 80%, enquanto o MMC sozinho chegou a 45%. Entretanto, com a associação dos dois elementos, chegou-se a 98% de inibição. Os melhores efeitos são em tumores de mama, fígado e próstata.

Outras ações:
- alivia fadiga crônica
- combate alergias
- reduz a pressão arterial e colesterol
- alivia depressão
- combate HIV

Dosagem: tomar de 1 a 4 capsulas 2x/ dia; pela manhã e noite, de estômago vazio
Perfil de segurança: Extremamente seguro. Como imunomodulador, deve ser usado com extrema cautela ou evitar em pacientes órgão transportados usando agentes imunossupressores.


Referências bibliográficas:

- Immunology Studies. 1984; 25:62-77
- International Journal of Medicinal Mushrooms, 2004; 6(3),253-261
- Maitake Challenges Cancer. Kobe, Japan: Socio Health Group, 1998
- Nanba, H. and P. Kumar. The Therapeutics of Maitake Mushrooms in Japan. Kobe, Japan: New Editions Health World, 1995, p.21
- Presented at the 3rd International Conference on Mushroom Biology and Mushroom Products in Sydney, Australia. October 1999
- Bensky, D., et al. Materia Medica of Chinese Herbal Medicine. Eastland Press, Seattle, 1993, pp. 338-39
- Chang, H. M. and P. But. Pharmacology and Applications of Chinese Materia Medica. Vol.1. Singapore: World Scientific, 1986
- Alexopoulos, C. J. and C. W. Mims. Introductory Mycology. Wiley, 1979, p.10
- Hobbs, C. Medicinal Mushrooms. Loveland, CO: Interweave Press INC., 1996, p.110


Dr. Wilson Rondó Jr.
CRM RJ 52-0110159-5
Cirurgião Vascular de formação e Nutrólogo
Registro nº 058357

Tags: