Saúde & Alimentação

Por Wilson Rondó Júnior

SAÚDE E ALIMENTAÇÃO

Não deixe de fazer aquela pausa para o cafezinho

...

Publicado em 13/02/2023 às 09:02

Wilson Rondó Jr. Foto: JB

Muitos chefes ainda torcem o nariz para aqueles famosos cinco minutinhos da pausa do café de seus funcionários. O que eles precisam entender é que além de ser um direito, essa pausa também traz benefícios para a saúde.

Um estudo feito pela North Carolina State University avaliou o hábito de trabalhadores tanto nos Estados Unidos, quanto da Coreia do Sul, e procurou identificar como eram as suas jornadas de trabalho.

Para isso, os participantes da pesquisa responderam a questionários que abordavam dados coletados sobre a qualidade do sono de cada participante, níveis de fadiga e suas experiências no local de trabalho naquele dia.

Esses dados serviram como ferramentas estatísticas para examinar as flutuações do dia a dia na qualidade do sono, fadiga, comportamento no trabalho e envolvimento em vários tipos de “microintervalos”.

A partir daí os cientistas puderam concluir que nos dias em que as pessoas já estavam cansadas ao chegarem ao trabalho, eles tendiam a fazer microintervalos com mais frequência. E essas pausas os ajudavam a recuperar seus níveis de energia.

Como consequência, eles conseguiram trabalhar melhor e atender às demandas que eram necessárias.
Mas aqui eu preciso chamar atenção para um detalhe! Estamos falando de pausas rápidas... não é para atrasar todo o trabalho ficando longos períodos no cafezinho (até porque os níveis de estresse podem ser bem maiores).

De acordo com a professora assistente de Psicologia da instituição que realizou o estudo, o nome microintervalo não é em vão. Ela explica que essa pausa deve ter duração máxima de cinco minutos e que eles são mais do que suficientes.


Fique menos sentado e viva mais

Se você quiser potencializar os benefícios dessa pausa, considere movimentar seu corpo durante esse tempo. Levante-se! Alongue seu corpo! Faça uma pequena caminhada.

Não é de hoje que estudos apontam que movimentar o corpo é um excelente remédio para a saúde. Na verdade, isso pode salvar a sua vida!

Um estudo publicado no American Journal of Epidemiology mostrou que esse hábito simples tem o poder de reduzir os riscos de morte em 35%.

Esse resultado foi obtido após os pesquisadores analisarem oito mil pessoas que foram estimuladas a trocar 30 minutos sentadas por algum tipo de atividade física.

Como eu sempre recomendo, os exercícios intensos são os melhores! Mas, na impossibilidade de praticá-los, não se acomode. Movimente-se como puder, nem que seja para andar um pouco e pegar um copo d’água!

Nosso corpo foi feito para estar em movimento! Então, vamos nos mover!


Supersaúde!

 

Referências bibliográficas:

•Frontiers in Endocrinology 11 (2020).
•Agência FAPESP, 7 dez. 2020.
•American Journal of Epidemiology, 2018.
•ScienceDaily. ScienceDaily, 14 January 2019.
•Levante da Cadeira e Reduza seu Risco de Câncer! – www.DrRondo.com
•Fique 30 Minutos a Menos Sentado e Viva Mais – www.DrRondo.com


Dr. Wilson Rondó Jr.
CRM RJ 52-0110159-5
Cirurgião Vascular de formação e Nutrólogo
Registro nº 058357

Deixe seu comentário