O que vou servir na minha comemoração de Ano Novo

Nesse Ano Novo, pretendo servir um delicioso bacon artesanal e presunto fatiado, totalmente cozido, defumado e não curado

...
Credit......

É hora de saborear a temporada de festas de Ano Novo e férias, com refeições descontraídas, excelente comida e vinho… E tudo, com certeza, na companhia de amigos próximos e familiares. Muita gente sempre me pede dicas de alimentação, e nessa época não é diferente. Então, resolvi contar o que vou servir, esperando que possa ser útil também para tornar suas comemorações mais saudáveis – sem abrir mão do sabor!

Nesse Ano Novo, pretendo servir um delicioso bacon artesanal e presunto fatiado, totalmente cozido, defumado e não curado. Esses produtos são orgânicos, livres de nitratos, caseína, glúten, antibióticos e promotores de crescimento. Mais primitivo, saboroso e saudável do que isso é difícil de encontrar…

Para acompanhar, certamente vou servir o melhor em vinho, produtos naturais, cultivados organicamente, livres de produtos químicos e aditivos, sem açúcar, com baixo teor de sulfitos, sem mofo e cultivados de forma sustentável. Isso se traduz em um vinho saudável, naturalmente com baixo teor alcoólico, sempre saboroso e delicioso. Ou seja, o vinho é uma bela expressão de bom gosto e elegância, além de ser uma das melhores maneiras de socializar com os amigos. E como esses vinhos naturais têm doses mais baixas de álcool, são oportunos para valorizar ao máximo o tempo da confraternização, deixando todos aproveitarem a energia do encontro.

Esse tipo de vinho, quando consumido em doses mais baixas, pode ser uma bebida saudável. É rico em antioxidantes e polifenóis. E, se for cultivado organicamente e fermentado naturalmente, tem bactérias probióticas saudáveis. Com isso, apresenta altos níveis de Pediococcus pentosaceus, uma bactéria que se liga à sua parede intestinal e a protege de patógenos como E. coli.

Mas não é algo que se aplica aos vinhos comerciais, que são na imensa maioria esterilizados e preservados quimicamente com dióxido de enxofre, matando as bactérias amigáveis ao intestino. Os vinhos naturais com certeza não promoverão ressacas ou dores de cabeça, nem nebulosidade cerebral, cabeça pesada e comprometimento da qualidade de sono.

E como prato principal… É o momento que todos esperamos, sentados à mesa, uma reverência e gratidão enquanto honramos o presente à nossa frente como nossos ancestrais primitivos teriam feito milênios atrás. Nada faz uma apresentação tão impressionante como uma carne bovina de animais criados a pasto, peru orgânico e carne de porco de alta qualidade. Essa sempre foi a minha tradição em minha família, e isso me mantém feliz.

Agradeço e desejo que comemorem esse Ano Novo dessa forma, com saúde… E tenham uma ótima temporada de férias!

Referências bibliográficas:
•O vinho que não trai a sua dieta – www.DrRondo.com
•Vinho pode proporcionar maravilhas para o coração – www.DrRondo.com
•Carne vermelha: boa para você e para o planeta – www.DrRondo.com
•Não se sinta culpado em consumir carne – www.DrRondo.com
•Peru: o alimento mais importante da sua ceia – www.DrRondo.com
•Derrubando Definitivamente o Mito da Carne Vermelha – www.DrRondo.com
•Reduza a hipertensão arterial com carne vermelha! – www.DrRondo.com

Dr. Wilson Rondó Jr.
CRM RJ 52-0110159-5
Cirurgião Vascular de formação e Nutrólogo
Registro nº 058357