Cinco benefícios de comer peru neste Natal (e no resto do ano)

...
Credit......

O peru de Natal é uma tradição na ceia de muitas famílias. Talvez por conta disso, muitos acabam consumindo-o só nessa época do ano. Mas saiba que ele é uma opção interessante para sua alimentação, e não precisa ser somente “comida festiva”.
Além de ser rica em proteínas, a carne do peru tem outras características e elementos importantes para sua saúde e bem-estar. Até mesmo o seu sono pode ser beneficiado! Veja os fantásticos benefícios do peru:

1 – Muitas proteínas

Esse é o mais óbvio e praticamente todo mundo já sabe, mas é sempre bom lembrar. Cerca de 100 g de peru tem aproximadamente 15 g de proteínas, podendo variar de acordo com a parte da ave.
Lembre-se que as proteínas não são apenas responsáveis por formar músculos, mas por atividades que vão desde o transporte de oxigênio à coagulação sanguínea. E, claro, são extremamente necessárias para ajudar na manutenção do seu peso.

2 – Carne de peru e emagrecimento

Além de muita proteína, a carne do peru tem poucas calorias, consequentemente dando uma forcinha extra para o seu emagrecimento. Quando você consome proteínas, ajuda também na redução da grelina, o hormônio que regula a fome, reduzindo assim o seu apetite.
Estudos indicam que esse consumo de proteínas está ligado a uma aceleração do metabolismo, e é sempre importante lembrar que elas são mais difíceis de serem digeridas. O resultado é que você gasta calorias na própria digestão.

3 – Imunidade e combate a inflamações

A carne de peru é rica em selênio, mineral necessário para o bom funcionamento e proteção do seu organismo. Sua ação antioxidante atua contra a inflamação, combatendo os radicais livres. Também tem ação importante para a imunidade. Estudos indicam ainda que o selênio pode auxiliar na proteção contra o câncer e doenças cardíacas.

4 – Ajuda a dormir melhor

Se você enfrenta problemas para dormir, certamente já ouviu falar da melatonina, o hormônio do sono. Mas talvez não tenha ouvido de algo tão importante quanto: o triptofano.
Trata-se de um aminoácido que é precursor da melatonina, e as pesquisas afirmam que por conta disso a ingestão de triptofano ajuda a dormir mais rápido e com mais qualidade. Agora, adivinhe qual alimento é rico no aminoácido… Isso mesmo! O peru!

5 – Combate a depressão
O triptofano não é somente necessário para a melatonina. Ele também atua na produção de serotonina, o neurotransmissor envolvido no humor e no bem-estar. Uma revisão de estudos concluiu que por isso o triptofano atuava de forma eficaz no combate à depressão.
Então, se você tinha alguma dúvida se deveria ou não consumir peru, seja no Natal ou em outros momentos, agora não tem mais. Mas lembre-se de optar preferencialmente por perus criados livres, orgânicos, o que será melhor para a saúde.
Supersaúde e Feliz Natal!

Referências bibliográficas:
•Peru: o alimento mais importante da sua ceia – www.DrRondo.com
•Peru: não coma só no Natal – www.DrRondo.com
•Am J Clin Nutr. 2005 Jul;82(1):41-8.
•Am J Clin Nutr. 2006 Feb;83(2):211-20.
•Am J Clin Nutr. 2006 Oct; 84(4): 762–773.
•Clin Chem. 1994 Feb;40(2):288-95.
•Cochrane Database Syst Rev. 2002;(1):CD003198.
•Electroencephalogr Clin Neurophysiol. 1979 Nov;47(5):539-45.
•J Am Coll Nutr. 2002 Feb;21(1):55-61.
•J Psychiatr Res. 1982-1983;17(2):107-13.
•Neuropsychopharmacology. 1996 Nov;15(5):465-74.
•Neurosci Biobehav Rev. 2010 Mar;34(3):387-407
•Nutr Metab (Lond). 2004; 1: 5.
•PLoS One. 2013 May 17;8(5
•Proc Nutr Soc. 2005 Nov;64(4):527-42.

Dr. Wilson Rondó Jr.
CRM RJ 52-0110159-5
Cirurgião Vascular de formação e Nutrólogo
Registro nº 058357