O problema mundial que prejudica sua função cerebral

JB
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Você já ouviu falar da plasticidade neuronal? Parece algo complicado, mas trata-se apenas da capacidade dos neurônios de se conectarem. Isso acontece o tempo todo, em especial quando aprendemos algo ou ativamos memórias. Antes, acreditava-se que não era possível criar neurônios, e que uma vez que o número reduzisse, o cérebro não voltaria à quantidade inicial. Mas estudos mais recentes mostram que mesmo com o envelhecimento, esse número se mantém! Assim, o declínio mental da idade não está relacionado à quantidade de células neuronais, mas à redução de células-tronco cerebrais e vasos sanguíneos que as alimentam. Portanto, manter um bom fluxo sanguíneo otimiza os neurônios.

E mais: recentemente, uma nova descoberta ofereceu informações valiosas para manter uma mente brilhante. Cientistas descobriram a relação entre a obesidade – um problema moderno mundial – e a função cerebral. Como comentei, o número de neurônios não diminui, mas seu funcionamento pode ser comprometido. A nova pesquisa mostrou que a obesidade pode prejudicar a plasticidade neuronal. Foram testadas 15 pessoas obesas e outras 15 de índice de massa corporal adequada. Elas foram submetidas a estimulação elétrica cerebral. Enquanto o grupo de peso saudável registrou atividade neural significativa em resposta à estimulação, a resposta do grupo obeso foi mínima.

Segundo os pesquisadores, é a primeira vez que se sugere que a obesidade prejudica a plasticidade cerebral. Portanto, manter um peso adequado é também importante para um envelhecimento saudável do cérebro. Além disso, há outras opções naturais que protegem o cérebro, por manterem um bom fluxo sanguíneo cerebral, como:

Dimetilaminoetanol (DMAE)
Substância que aumenta os níveis do neurotransmissor acetilcolina no cérebro. Melhora memória, humor, atenção e reduz confusão e fog mental. Encontrado em peixes selvagens, como salmão, e peixes pequenos e oleosos, como sardinhas. Pode ser suplementado.

Acetil-L-carnitina (ALC)
Aminoácido que conecta os neurônios e mantêm a mente afiada. Previne o envelhecimento cerebral e retarda o progresso de doenças neurológicas.

Ômega 3
Seu cérebro precisa de ácido graxo essencial, especialmente o ácido docosahexaenóico (DHA). Lembre-se de que 70% do seu cérebro é composto por gordura, e o ômega-3 compõe 45% disso. Pesquisas mostram que o ômega-3 combate o encolhimento do cérebro e a perda de memória.

Exercício supra-aeróbico
O exercício supra-aeróbico, como o que descrevo no meu livro 20 Minutos e Emagreça, é capaz de aumentar sua circulação cerebral em até 1400%. Ele também aumenta a oferta de fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF), que promove aumento de crescimento e geração de quase todos os tipos de células cerebrais.

Manter um peso adequado
Como vimos, evitar obesidade também protege a função cerebral. Então, cuide da sua alimentação, priorizando uma dieta keto, e pratique atividade física. O próprio exercício supra-aeróbico é uma excelente opção para promover o emagrecimento saudável e o controle de peso.
Supersaúde!

Referências bibliográficas:
•Cell Stem Cell. 2018;22(4):589-599
•Int J Clin Pharmacol Res. 1990;10(1-2):133-137
•Neurobiol Aging. 2004;25(9):1127-1139
•Brain Res Dev Brain Res. 1991; 59(2):221-230
•lnt Clin Psychopharmacol. 2003; 18(2):61-71
•American Academy of Neurology. 2011, Dec 28
•Brain Sciences, 2020; 10 (9): 579 DOI: 10.3390/brainsci10090579
•20 Minutos e um Cérebro Melhor – www.DrRondo.com


Dr. Wilson Rondó Jr.
CRM RJ 52-0110159-5
Cirurgião Vascular de formação e Nutrólogo
Registro nº 058357