Publicidade

Óleos essenciais no combate à celulite: será que funciona?

Você já deve ter ouvido falar em muitos usos para os óleos essenciais. Mas aposto que o que vou lhe contar hoje é algo ines...

...
Credit......

Você já deve ter ouvido falar em muitos usos para os óleos essenciais. Mas aposto que o que vou lhe contar hoje é algo inesperado… Estou falando do suporte dos óleos essenciais no combate à celulite. É isso mesmo que você acaba de ler. Ficou curiosa?

As celulites são pequenos depósitos de gordura abaixo da pele, geralmente causando um aspecto de “covinhas”, em especial nos glúteos e coxas das mulheres. Para muitas delas, um verdadeiro pesadelo. As causas são variadas, como:
•desequilíbrios hormonais
•excesso de peso
•aumento da glicemia
•falta de exercício
•estresse
•fatores genéticos

Se alguns desses for o seu caso, é importante tentar atacar a causa. Talvez seja a resolução necessária para finalmente dar um fim nessa situação indesejável. E para otimizar o fim das celulites, você pode contar também com uma ajudinha natural dos óleos essenciais.

Diversas pesquisas têm avaliado o uso desses óleos no tratamento de celulites, encontrando bons resultados. Como eles apresentam diferentes propriedades, podem atuar em alguns aspectos do problema, gerando uma melhora do quadro. Veja estes exemplos:

1 – Óleo essencial de funcho: atua no equilíbrio dos hormônios femininos, consequentemente combatendo a celulite.
2 – Óleo essencial de capim-limão: melhora a circulação local, fator importante para redução da condição.
3 – Óleo essencial de junípero: compostos presentes neste óleo essencial, como sabineno e junipereno, melhoram o aspecto da celulite.
4 – Óleo essencial de limão: estimula a drenagem linfática, purifica e remove toxinas da pele.
5 – Óleo essencial de lavanda: estimula o crescimento celular e o rejuvenescimento da pele.
6 – Óleo essencial de alecrim: estimula a microcirculação na região das celulites e consequentemente o acúmulo de células de gordura.
7 – Óleo essencial de cedro atlas: suas propriedades anti-inflamatórias e adstringentes podem ajudar a amenizar o aspecto da celulite.
8 – Óleo essencial de cipreste: tem bons efeitos na melhora da circulação. Isso faz dele uma boa escolha não só para celulites, mas também para o tratamento das varizes.
9 – Óleo essencial de grapefruit: estudos feitos em animais indicam que o óleo essencial de grapefruit reduz a formação de tecidos gordurosos.
10 – Óleo essencial de gerânio: tem efeito diurético, reduzindo o acúmulo de líquidos, além de propriedades anti-inflamatórias e de reequilíbrio hormonal.

Cuidados no uso dos óleos essenciais
Mesmo se tratando de produtos naturais, o uso dos óleos essenciais requer cuidados. No caso da aplicação, deve-se diluir apenas algumas gotas em um óleo carreador, como óleo de coco, de amêndoas ou oliva. Nunca use direto na pele, o que pode causar irritações.
Procure por um profissional qualificado e habituado a esse tipo de tratamento para lhe orientar nas proporções exatas e na forma de usar. E não se esqueça de também cuidar de outros fatores causadores da celulite, como a alimentação e a falta de exercícios. Supersaúde!

Referências bibliográficas:
•Asian Pacific Journal of Tropical Biomedicine. Vol 5, Issue 8, August 2015, Pages 601-611.
•Pharmacognosy research vol. 9,4 (2017): 319-324. doi:10.4103/pr.pr_70_17
•Planta Med. 2010 Jul;76(10):950-5. doi: 10.1055/s-0029-1240870. Epub 2010 Feb 8.
•Fennel ‘safe and effective’ for easing menopause symptoms, study confirms. Medical news today.
•Natural Product Radiance. Vol 4(1). January-february 2005.
•Você Conhece os Óleos Essenciais? – www.DrRondo.com

Dr. Wilson Rondó Jr.
CRM RJ 52-0110159-5
Cirurgião Vascular de formação e Nutrólogo