ASSINE
search button

Appassionata

Heloisa Bortz -
Lucas Thomazinho
Compartilhar

Nesta sexta-feira o jovem Lucas Thomazinho, já considerado entre os grandes nomes da recente geração de pianistas brasileiros e vencedor de vários concursos nacionais e internacionais, fará um recital na Sala Cecília Meireles, às 20 horas. No programa, "Rapsódia Espanhola", de Liszt; “Sonata em Fá menor, Apassionata”, de Beethoven e “Rudepoema”, de Villa-Lobos.

Das 32 sonatas que Beethoven escreveu, a Appassionata está entre as três mais famosas (as outras são a “Sonata Patética” e a “Sonata do Luar”). A sonata para piano é uma forma que teve seu apogeu com Haydn, Mozart e Beethoven. Outros compositores de períodos posteriores também escreveram sonatas (Liszt, Prokofiev, etc), mas tanto a sonata como o concerto são formas típicas do período clássico (1750- 1820). Como o concerto, a sonata pode ter três ou quatro movimentos. A Appasionata é em três movimentos e exige do pianista uma técnica extraordinária, além da capacidade de expressar os sentimentos de um Beethoven que nesta época entrava definitivamente no hall dos românticos. Thomazinho certamente fará uma apresentação fora de série, que vale a pena conferir.

Macaque in the trees
Lucas Thomazinho (Foto: Heloisa Bortz)

No sábado, às 20h, também na Sala, música de câmera! Que bom, pois estão faltando na programação da cidade mais trios, quartetos, etc. Será a apresentação do Trio Ceccato formado pela pianista Suzette Ceccato e seus filhos Mateus (violoncelo) e Sofia (flauta), com a participação dos bailarinos Liana Vasconcelos e Alef Albert. No programa, “Grandes Compositores em Movimento”, com obras de Saint-Saëns (“Carnaval dos Animais”), Camargo Guarnieri, Debussy, Villa-Lobos, Bach, etc.

Macaque in the trees
Trio Cecato com os bailarinos Liana Vasconcelos e Alef Albert (Foto: Carol Oliveira)

NOTAS e ACORDES

No Theatro Municipal não há qualquer programação de concertos de música para este fim de semana.

Carol Oliveira - Trio Cecato com os bailarinos Liana Vasconcelos e Alef Albert