ASSINE
search button

Algumas curiosidades sobre Música

Divulgação -
Beethoven
Compartilhar

A coluna hoje talvez pareça muito óbvia e didática para alguns. Para outros talvez seja informativa. Ela deve ser encarada como um teste/brincadeira séria com seis perguntas.

1. Qual a diferença entre as frases “ir a um concerto” e “tocar um concerto”?

Ir a um concerto é ir a qualquer evento musical. Vai-se, por exemplo, a um concerto de Rock. Mas tocar um concerto é tocar uma peça que necessariamente tem um instrumento solista acompanhado de uma orquestra.

Pode soar estranho, mas a frase seguinte está correta: “Eu vou a um concerto ouvir o concerto de Schumann”.

2. Orquestra Filarmônica ou Orquestra Sinfônica?

Praticamente não há diferença. Por que se chamam então Orquestra Sinfônica Brasileira e Orquestra Filarmônica de Viena? Há muito tempo, a diferença entre os nomes se devia a como cada uma se organizava financeiramente, sendo que na orquestra sinfônica os músicos eram renumerados pelo Estado. Já a filarmônica era financiada de forma mais amadora e com doações. Hoje em dia, no entanto, não há essa diferença. As duas orquestras podem ter o mesmo número de instrumentos e executam os mesmos repertórios.

3. O que quer dizer uma sinfonia em Lá Maior ou uma sinfonia em Lá Menor?

A definição de tonalidade (maior e menor) no dicionário não diz muito para quem já não sabe: “um conjunto das relações melódicas e harmônicas, existentes entre os graus de uma escala musical”. Ficou claro? Não creio. Acrescentando um pouco mais: as tonalidades são baseadas em escalas maiores e menores. Um exemplo de uma escala maior é a de Dó Maior: (dó, ré, mi, fá, sol, lá, si, dó). A escala de Dó Menor (dó, ré, mi Bemol, fá, sol, lá Bemol, si Bemol, dó) tem a distância entre as notas diferente da maior. Se visualizarmos um piano, a escala de Dó Maior se toca somente com as notas brancas. Já a escala de Dó Menor incluirá três das notas pretas. A distância entre cada nota (tons ou semitons) cria diferentes tipos de escalas. As escalas podem ser maiores, menores e ainda há várias outras. Mas para a música clássica são estas duas, a maior e a menor, o grande “tchan” que define as relações para compor uma peça. As tonalidades maiores e menores têm “cores” diferentes para nossos ouvidos. Uma peça em Dó Menor ou Lá Menor é baseada na escala menor. Ou seja, uma Sinfonia em Lá Maior soa muito diferente da Sinfonia em Lá Menor, pois estão em tonalidades diferentes.

4. Beethoven é um compositor do período Clássico ou do período Romântico?

Macaque in the trees
Beethoven (Foto: Divulgação)

É convencionado que o período Clássico na música foi de 1750 a 1810. Em seguida começa o período Romântico, que vai de 1810 a 1900. Beethoven nasceu em 1770 e morreu em 1827. Na prática ele compôs nos dois estilos. Suas primeiras sonatas, compostas antes de 1800, lembram bastante o estilo clássico de Mozart e Haydn. Mais adiante Beethoven tomou outras direções em suas composições, como em seus em os últimos quartetos para cordas e na Sinfonia nº 9, em que se expressa com a intensidade emocional dos compositores românticos.

5. Quando se deve bater palmas em um concerto?

É convencionado que não se bate palmas até a peça acabar. Em uma Sinfonia, por exemplo, geralmente há quatro movimentos. Não se bate palma entre os movimentos. Então é bom sabermos quantos movimentos tem a peça.

6. Por que há pessoas que levam um bebê chorão a um concerto?

Esta não sei responder.

NOTA: Interessados em acrescentar mais perguntas: enviar para [email protected]. As perguntas que suscitarem dúvidas serão publicadas nas próximas colunas.