Jornal do Brasil

Marketing, Propaganda, etc.

Marketing, Propaganda, etc.

Renata Granchi

Música, diversão e muitos brindes promocionais. Começou o Rock in Rio 2019

Jornal do Brasil RENATA GRANCHI, colunadarenata@jb.com.br

Estratégia adotada por muitas empresas para criar confiança, relacionamento emocional e lembrança de marca, os brindes costumam trazer um excelente retorno para quem investe nesse tipo de artigo promocional. Quando bem idealizado, se torna até peça de coleção, como é o caso dos copos do Itaú distribuídos no Rock in Rio. A edição do festival deste ano, aliás, mostra a força que os brindes têm: quase todas as ativações de marca oferecem algo para o público. Para quem curte o tema, fizemos um giro no evento e selecionamos as ações mais bacanas e que devem fazer a alegria do público, que gosta de levar para casa boas lembranças.

Macaque in the trees
(Foto: S.Nasc)

Itaú

A ativação fica localizada perto da entrada principal e é só chegar e pedir um copo. São seis modelos diferentes. Todos vem com uma fita para pendurar no pescoço. A fila se forma desde cedo e dizem que a peça vai virar item de coleção.

Doritos

Macaque in the trees
(Foto: S.Nasc)

Com fila na porta, a marca criou uma brincadeira que está fazendo sucesso, assim como os brindes, todos customizados com as cores do arco-íris, que representa o movimento LGBTQ+. Ao apertar uma roleta eletrônica, o sistema escolhe qual presente o felizardo irá receber: pochete, bandana ou biscoito Doritos.

Natura

Macaque in the trees
(Foto: S.Nasc)

Pela primeira vez no RIR, a empresa investiu em três espaços diferentes. No primeiro, localizado próximo à entrada da área VIP, o público pode experimentar os produtos da marca e fazer um diagnóstico de hidratação da pele. Além disso, todos os visitantes recebem na saída do stand um chubby, nome bonitinho para um lápis de cor neon usado para pintar o corpo ou o rosto. O mimo é distribuído em duas cores, rosa e laranja.

No segundo espaço, localizado à esquerda do palco, um caminho leva até um “mirante” para tirar fotos do evento. Com equipamentos de luz potentes, o local é o melhor para tirar selfies e fotos memoráveis. O chubby também é entregue como brinde pela visita.

Já o terceiro local fica na área VIP, onde o público pode fazer massagens e receber um hidratante de mãos da linha Ekos.

Colgate

Macaque in the trees
(Foto: S.Nasc)

Com um chapéu divertido e um sorriso largo no rosto, a promotora contratada distribui na área vip o enxaguante bucal Colgate Plax. Dá pra cantar todas as músicas e beijar muito sem preocupação! A festa no Rock in Rio 2019 tá garantida!

Globoplay

Macaque in the trees
(Foto: S.Nasc)

Diferente, divertida e a brincadeira mais disputada, assim como os presentes, a Globoplay criou uma máquina humana de pegar brindes. Em dupla, uma das pessoas dirige o movimento para direita ou esquerda e a outra é içada para pegar uma das bolas que contém o mimo que a dupla levará para casa: kit de toalhas, broche, nécessaire, cartão com assinatura GloboPlay, capa de chuva, meias ou porta copos.

Multishow

Macaque in the trees
(Foto: S.Nasc)

Um simpático adesivo de celular que serve para colar o telefone em qualquer superfície, ou deixar ele em pé na mesa, faz parte também de um dos brindes mais disputados desta edição do festival. Para conseguir o presente dado pelo canal, é só participar da brincadeira de acertar a bola num dos buracos de uma roleta giratória no chão.

Red Bull

Macaque in the trees
(Foto: S.Nasc)

É o sucesso dessa edição. Iluminado e decorativo, basta comprar a bebida para conseguir o copo que é distribuído em duas versões, luz amarela ou branca.

Ford

Macaque in the trees
(Foto: S.Nasc)

A montadora de carros criou uma brincadeira simples, mas funcional. Para conseguir o anel de celular com a marca Ford estampada, o visitante do stand precisa pular numa caixa alta com almofadas. Somente isso e nada mais e o brinde é seu.

NOTINHAS DO TRADE

Estreia no Rock in Rio

Nem promoção nem sorteio. Em uma ação inédita, as redes Pão de Açúcar e Extra decidiram patrocinar a ida de jovens apaixonados por música, que vivem em áreas carentes do Rio, ao Rock in Rio. Ao todo foram distribuídos 140 ingressos para meninos e meninas que aprendem instrumentos ou já se apresentam com a Orquestra Maré do Amanhã, a Orquestra Sinfônica Jovem do Rio e a Orquestra de Câmara e o Canto e Coral da Rocinha – todos projetos sociais que utilizam o aprendizado musical como forma de inclusão social, combate à violência e despertar de novos talentos.

A experiência de estar diante de alguns dos maiores astros internacionais somada à história desses jovens, que moram em comunidades como o Complexo da Maré, o Morro do Alemão e a Favela da Rocinha, será transformada ainda em um minidocumentário pelo grupo GPA, que pela primeira vez apoia o festival.

-------

RIR 2019: Artplan NOW cobrirá, pela primeira vez, quatro grandes marcas

Após atender marcas como Oi, Estácio, Petrobrás distribuidora, Caixa,V-tex, Montreux,entre outras,a plataforma Artplan NOW volta ao Rock in Rio, desta vez, consolidando a cobertura não apenas para o próprio festival,como também para as marcas patrocinadoras Heineken e Facebook, e da marca parceira Natura.

Com o ineditismo de uma cobertura quádrupla no mesmo evento e a ampliação de conversas entre as marcas, a expectativa de crescimento é grande em diversas frentes. A equipe que, em2017,sua última edição no Brasil, foi de 75 pessoas,agora cresce e contabiliza cerca de170 colaboradores.

O monitoramento das conversas em tempo real, que geram insights diretamente para a equipe de conteúdo, contará com seis milhões de menções durante a época do festival. Ferramentas adicionais de medição e novos dashboards também foram desenhados sob medida para a escala do evento.

“A estratégia definida pelo Artplan NOW para as redes sociais do festival considera 10 assets a serem trabalhados em quatro pilares de conteúdo que vão agrupar 23 editorias. Serão muitas histórias, as quais devem ultrapassar as 2.338 postagens que foram feitas na última edição. Shareability será a mola propulsora de toda a engrenagem, para que o alcance orgânico dessas histórias possa crescer exponencialmente”, afirma Rodolfo Medina, presidente da Artplan.

Do ponto de vista técnico, a captação do conteúdo contará com câmeras de altíssima resolução, drones de corrida, gravação de vídeos imersivos em 360 para utilização em VR, além de equipamentos mais ágeis e que geram rapidamente material de alta resolução. “O procedimento de edição nos celulares da equipe de captação, recurso que foi muito usado em 2017, será mais intenso e contará com uma infraestrutura ainda mais robusta para upload de imagens estáticas ou em movimento. Tudo isso usado por uma equipe formada especialmente para este momento, com grande experiência em eventos de grande porte e de pessoas que já trabalharam juntas com a estrutura do NOW em vários dos demais projetos já realizados pela unidade”, afirma Luiz Telles,diretor Nacional de Conteúdo e Engajamento da Artplan.

-------

Yahsat adere à brincadeira Bom Dia, Família!

Macaque in the trees
(Foto: Divulgação)
  

Muitos grupos de WhatsApp já estão acostumados a começar as sextas-feiras com o bordão: "Bom dia, Família”. A agência Camisa 10 aproveitou o sucesso do perfil de humor das redes sociais para criar um áudio em parceria com o humorista Eduardo Torreão, divulgando os atributos da Yahsat, com frases como: “Se escolher outra banda larga, não adianta vir reclamar depois, porque se eu gostasse de mimimi eu comprava um gato gago”; “Não tá fácil pra ninguém. Feriado esse ano só cai domingo, mas sua internet cai todo dia”. A ação faz parte da estratégia de marketing da operadora de internet via satélite que observou que, apesar de não realizar vendas diretas pelo WhatsApp, o app de conversas tem se mostrado um canal de vendas relevante para a expansão dos negócios.

Escute o áudio aqui

-------

Brasileira se une à startup israelense para criar nova fórmula de pesquisar

Macaque in the trees
Stella Kochen Susskind (Foto: Divulgação)

Autora de best-seller sobre Mystery Shopping e fundadora da empresa pioneira em cliente oculto no Brasil - a Buy & Test, Stella Kochen Susskind propõe uma mudança na forma sobre a qual se pesquisa o comportamento do consumidor no Brasil e anuncia o lançamento da Consultoria SKS CX Customer Experience Consultancy.

Focada em experiência e satisfação do consumidor, chega ao mercado impulsionada pela parceria com a Checker Software, uma startup israelense que integra metodologias de pesquisa em real time. Com a parceria, a meta da especialista é fechar 2019 com um faturamento de R$ 5 milhões.

“Como fundadora e CEO da maior empresa de cliente oculto da América Latina, tomei um rumo diferente. Com tantas mudanças no mercado, a convergência entre todos os canais de atendimento utilizados por uma empresa, me perguntava a todo momento: como a pesquisa não se moderniza no mesmo ritmo, ainda apresentando resultados quase 20 dias após o processo de compra?”, conta Stella, que, entre as novidades trazidas pela parceria, está a concentração, em uma única plataforma, dos resultados de diferentes metodologias de pesquisa com os consumidores sobre sua jornada de compra feita de forma online, por aplicativos, SMS, código de barras, telefone ou visita presenciais.

“Me questionei que o modelo de pesquisa que estava vivenciando não era mais aquele que havia construído há 30 anos, tampouco o que o mercado brasileiro precisa atualmente. Mirei para o que poderia desenvolver daqui para frente, usando minha maturidade para enxergar o novo”, explica a executiva.

-------

LGPD é tema de painel na ESPM Rio

A ESPM Rio recebe no dia 16 de outubro, das 19h30 às 21h30, o evento IIAI – Inovação, Inteligência Artificial, Imaginação – com o painel Proteção de Dados: A LGPD e o Impacto sobre o Ecossistema de Marketing e Publicidade.

Com realização da Avantare, agência de inteligência digital, o IIAI propõe uma imersão sobre os principais assuntos e tendências da área do marketing e do mundo dos negócios, com foco na inteligência de dados. Essa primeira edição traz o tema Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), prevista para entrar em vigor em agosto de 2020.Dentre os principais assuntos que serão abordados estão a coleta e uso dos dados existentes, adequação das estratégias de marketing à nova lei, preocupações e ações necessárias no relacionamento com o consumidor. O objetivo do painel é discutir estas questões com profissionais que já estejam enfrentando desafios e definindo soluções sobre o tema. Para isso o evento recebe Marcus Braga, Chefe de Compliance da operadora Oi, Marcia Pereira, Local Brazil Apllications Service da GSK e Priscilla Menezes, Professora de Direito da ESPM Rio e Lis Amaral, Diretora Institucional da Nelson WiliansAdvogados. O debate será mediado pelo COO da Avantare, Marcos Giuntini. Inscrição em http://iiai.com.br/

-------

Travel New Zealand é a nova conta da Grey Brasil

A TNZ (Travel New Zealand) entregou os cuidados de sua marca e comunicação para a Grey Brasil. O órgão, que está relacionado diretamente ao governo da Nova Zelândia, buscava uma agência brasileira para promover o seu potencial turístico junto aos brasileiros. Para isso, nos próximos dias entrará no ar a campanha “Good Morning World”, uma adaptação da campanha global da marca, que explora o fato de ser um dos primeiros países do mundo a ver o sol nascer para desejar bom dia a todos os brasileiros, a partir dos mais importantes cartões postais da Nova Zelândia. Dessa maneira, espera trazer à luz as características únicas que possui, ressaltando seu povo hospitaleiro, suas belezas naturais, segurança, perfeita estrutura e preços acessíveis.

A campanha, que terá três fases, contará com ações na TV e digital com cobertura nacional e será veiculada na Argentina.

“Em seu DNA, a Grey conta com pilares muito parecidos com a nossa estratégia branding e estamos muito felizes em seguir, a partir de agora, com um parceiro inovador, criativo e expert em mídia e comunicação. Tenho certeza que vamos conseguir comunicar aos brasileiros o quanto a Nova Zelândia é um local surpreendente e que além de muita natureza, temos grande variedade de atividades, uma cultura linda, diversa de um povo muito hospitaleiro”, comenta Ana Oliveira, gerente da TNZ.

-------

AMPRO revela resultados da etapa regional

A AMPRO, Associação de Marketing Promocional, divulga os resultados da etapa regional do AMPRO Globes Awards 2019. Foram 67 cases vencedores, sendo 33 de São Paulo, 24 das regiões Norte / Nordeste / Centro-Oeste e 10 das regiões Sudeste / Sul. Foram 22 agências premiadas no total.

Em São Paulo, a B/Ferraz levou o prêmio de Melhor Agência do Ano Regional SP com 9 premiações. O prêmio de Melhor Cliente do Ano foi para a 99 Tecnologia LTDA. Nas regiões Norte / Nordeste / Centro-Oeste, o destaque foi para a agência Ampla, premiada como Melhor Agência do Ano Regional Norte/Nordeste/Centro Oeste, com 8 vencedores. A premiação de Melhor Cliente do Ano Regional ficou com a Devassa.

No Sul / Sudeste, o destaque ficou com a V3A, premiada como Melhor Agência Regional Sul/Sudeste, com 6 cases vencedores. Melhor Cliente do Ano Regional Sudeste/Sul foi a Globoplay.

Os vencedores da etapa regional concorrerão aos prêmios da nacional, cujos resultados serão revelados no dia 11 de novembro, durante o 4º Congresso de Live Marketing, em São Paulo.

Os resultados completos da etapa regional já estão no site: http://amproglobesawards.com.br/

-------

Quintal assina branding de Go Bilingual do Grupo Spot Educação

A estratégia de marca do Go Bilingual, programa inovador de educaçãobilínguepara escolas do Grupo Spot Educação, tem a assinatura da agência Quintal.

O trabalho passou por três etapas distintas, sendo a primeira uma investigação profunda do mercado e do público primário, segundo Leonardo Brossa, sócio e responsável pelo planejamento da agência.

"A investigação realizada nos mostrou um público primário assoberbado, que toma muitas decisões ao longo do dia, do ar condicionado das salas à grade curricular. Esse diagnóstico influenciou não só o processo de branding, mas também ajustes no próprio produto. A nossa metodologia de construção de marca olha com muita atenção para o presente e para necessidade de conexão com as pessoas, mas sem deixar de olhar para as tendências futuras, aquilo que está por vir. Esse olhar amplo é um diferencial que a Quintal se orgulha de ter", afirma Brossa.

-------

iProspect reforça equipe de conteúdo e do Hub de HEINEKEN

Macaque in the trees
(Foto: Divulgação)

A iProspect, agência de marketing digital full performance presente em 56 países, anuncia a chegada de experientes executivos para seu time: Caroline Bassi que integra, ao lado de André Zannetti e Laura Reis, a diretoria do Hub para marca HEINEKEN e, Edison Morais, como gerente de Content & SEO na iProspect Brasil.

A nova integrante da diretoria do Hub da HEINEKEN possui 17 anos de carreira e construiu uma extensa experiência internacional em gerenciamento de marca e desenvolvimento de negócios, bem como na orquestração e implementação de campanhas multidisciplinares integradas. Além disso, Caroline foi responsável pela abertura de uma agência focada na indústria farmacêutica no Brasil e no México para atender toda América Latina.

“Meu desafio hoje é auxiliar nossa equipe a atingir as metas estabelecidas junto ao cliente, sempre com base em métricas, dados e com resultados mensuráveis. Além de contribuir com insights de negócio, promovendo o crescimento do cliente e do Hub como um todo”, explica Caroline Bassi.

O novo gerente de Content & SEO é graduado em Comunicação Social na ESPM, com especialização de Marketing Estratégico pela Ohio University. Edison Morais possui 13 anos de experiência em SEO e Marketing Digital e já participou de projetos em agências e startups, realizando projetos de Conteúdo e SEO para empresas de diversos segmentos, incluindo Sadia, Consul e Banco do Brasil e Conta Azul.

“Sou um entusiasta da internet e de todas as possibilidades de execução que ela proporciona, porém, acredito que os princípios do marketing e a valorização da experiência do consumidor continuam sendo os pontos primordiais em um bom plano de marketing”, comenta Edison Morais.

O Hub do grupo HEINEKEN no Brasil é uma solução integrada criada pelo Dentsu Aegis Network, composta por 4 operações do grupo: iProspect (especialista em mídia digital e insights de audiência), Cosin Consulting (gestão e governança da operação), Amnet (mídia programática) e Navegg (dados). Desde 2017, o Hub lidera as estratégias digitais de diferentes marcas do grupo, e atua baseado numa constante busca por eficiência digital agregada à qualidade e modelo de transparência, sendo responsável pela geração direta de resultados de negócio.

-------

Naturgy tem nova agência de comunicação digital

A Agência A+ é a nova agência de comunicação digital da Naturgy, uma das companhias multinacionais líderes no setor de gás e eletricidade. A agência boutique de comunicação foi escolhida por licitação e será responsável pela gestão digital das redes sociais da empresa.

A Gás Natural Fenosa, seguindo posicionamento global do grupo, passou a se chamar Naturgy, desde dezembro, no Brasil. A multinacional espanhola é responsável pelo controle das distribuidoras de gás Ceg e Ceg Rio, no Rio de Janeiro; da Gás Natural Fenosa, em São Paulo; e da Gás Natural Serviços, que atua no mercado de soluções energéticas no estado do Rio de Janeiro. Além disso, a empresa possui operações em energias renováveis.

Há 11 anos atuando como uma agência de comunicação integrada, com sedes no Rio de Janeiro e São Paulo, a A+ possui o conceito de agência boutique. Fundada pela jornalista Tatiana Marzullo (CEO), é dirigida também pelo publicitário Leandro Varges. Em São Paulo, a agência é dirigida pela jornalista Kelli Gonçalves.

-------

Terruá é eleita Agência do Ano no Colunistas Promo e Live Brasília

A Agência Terruá foi eleita a Agência Promo e Live Marketing do Ano pelo Prêmio Colunistas Promo e Live Brasília 2019. A sócia-diretora, Martha Letícia, foi a vencedora do GP Empresário ou Dirigente de Promo e Live Marketing do Ano, e Thandy Yung, coordenadora de Criação, levou o GP de Profissional de Promo e Live Marketing do Ano. O Conselho Federal de Química, cliente da agência, ganhou ainda o GP de Cliente de Promo e Live Marketing do Ano.

A agência foi destaque na premiação com dois Ouros, nas categorias Case Institucional e Ação Institucional; e dois Bronzes, em Organização de Congressos, Seminários e Afins e Evento Técnico, além de mais um bronze em Brinde ou Peça Promocional Dirigida a Públicos Internos ou Intermediários, na área de Materiais Promocionais.

“É sempre um momento especial quando o esforço, na maioria das vezes árduo, se traduz em reconhecimento”,comemora Martha Letícia.

Considerado a mais tradicional premiação de Comunicação e Marketing do Brasil, o Prêmio Colunistas já está em sua 52ª edição. Para cobrira produção criativa de todo o território brasileiro, é dividido em seis regionais. Os vencedores concorrem à final do Colunistas Brasil.