O uso de Branded Content tem sido cada vez mais usado na comunicação das empresas, não somente no meio digital, mas na TV também. Recentemente, a montadora Fiat fez história na novela “A Dona do Pedaço” misturando conteúdo com marca. Outra empresa que tem feito um uso assertivo dessa estratégia é a TIM, que acaba de renovar seu contrato com a Record TV Rio para estar no quadro #Partiu com Fabio Ramalho, exibido no Balanço Geral. A gerente de institucional Advertising da TIM, Caroline Spiegel, conta como surgiu a ideia dessa ação e quais são os objetivos da gigante de telefonia para os próximos anos.
Qual é a estratégia de comunicação da TIM para este segundo semestre?
Na comunicação das ofertas, seguiremos trabalhando com a música como elo de comunicação. Mas queremos reforçar a inovação da TIM nas nossas ações institucionais e de oferta. A música é uma linguagem muito forte e, também, é um dos nossos pilares. A TIM tem a inovação como principal marca, lideramos diversos movimentos importantes do mercado. A história da companhia mostra o quão relevante é a sua atuação e sua busca por pioneirismo, atributo essencial em um mercado tão competitivo como o de telecomunicações. A ideia é destacar ainda mais esse atributo na nossa comunicação a partir de agora.
Vocês renovaram as ações comerciais no quadro #partiu com Fábio Ramalho, que é todo gravado por celular e que precisa de uma banda de internet forte para gerar o conteúdo. Ou seja, ele usa o produto em cena, fala a respeito e mostra as opções de plano. Vocês pretendem ampliar o uso do branded content em suas campanhas? Ou essa é uma ação isolada?
É um recurso interessante porque se insere na programação ou no conteúdo que o consumidor está acessando sem ser invasivo. Avaliamos caso a caso em nossas ações de marketing. Além disso, fazemos branded content quando usamos influenciadores digitais. Os criadores de conteúdo desenvolvem o material junto conosco, de forma que a ação fique dinâmica e interessante para quem está assistindo.
O quadro tem uma pegada de humor muito forte. É uma tendência?
Para o público que precisamos atingir, o humor tem muita afinidade e é um dos assuntos de interesse. É importante ter esse “molho” de humor para conduzir o quadro de forma leve e divertida. É, de fato, uma boa forma de aproximação e que conversa diretamente com o público-alvo.
Como surgiu a ideia dessa ação?
Na época, estávamos buscando um canal mais direto para comunicar com os clientes do segmento pré-pago. Vimos que a Record tinha aderência e um “feat” com esse público. Com o sucesso da parceria, demos continuidade e começamos a incluir outros produtos na ação, como o TIM Controle.
Enquanto na internet o Branded Content é muito usado, na TV aberta ainda é pouco explorado. Por que isso acontece? É uma questão de verba?
O branded content começou a ser bastante trabalhado na mídia online e se consolidou neste meio por causa da própria natureza dinâmica e interativa do mesmo. A TV está evoluindo a forma de entregar conteúdo e engajar a audiência devido às mudanças de comportamento e consumo de conteúdo/entretenimento (streaming, por exemplo). Assim, agora começam a surgir, cada vez mais, oportunidades de trabalhar esse tipo de conteúdo também na televisão.
Quais outras ações de Branded Content a TIM deve fazer na TV, além do #Partiu?
Já trabalhamos branded content em ações de patrocínio de programas de TV como o MasterChef, por exemplo. Nosso objetivo é entregar informações para o cliente de forma cada vez mais natural e relevante, com a pegada de entretenimento. Buscaremos trabalhar outras ações que sigam essa linha.
Qual a vantagem para a marca usar o Branded Content, no lugar do break tradicional?
Captar a atenção do consumidor e engajar mais o mesmo. Enquanto ele consome um conteúdo interessante, recebe informações dos serviços e produtos. É uma forma mais contextualizada e natural, que fica menos maçante e invasiva para o consumidor. Criamos, assim, uma relação mais estreita e próxima entre marca e consumidor.
Você pode adiantar quais os objetivos da TIM para os próximos anos?
Seguiremos focados na eficiência e na racionalidade das ofertas. Nosso objetivo é entregar para o cliente soluções sempre inovadoras e que, ao mesmo tempo, impulsionem o desenvolvimento tecnológico do país.
NOTINHAS DO TRADE
Anuário Criativo
O CCRJ Clube de Criação do Rio de Janeiro começou a receber inscrições para o seu anuário. As agências podem inscrever os trabalhos dos últimos 3 anos até o dia 31 de setembro através do site www.clubedecriacao.rio/anuário . O diretor de arte responsável pelo anuário será Henrique Carvalho, VP de Criação da 3A Worldwide.
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Cacau Brasil comemora 10 anos em campanha
A agência de publicidade Artplan lança nova campanha para celebrar os 10 anos da Chocolates Brasil Cacau. Com uma comunicação jovem e divertida, a campanha contempla o universo digital. Serão 10 promoções surpresas em 10 semanas para comemorar a data. A partir do dia 4 de setembro até o dia 6 de novembro, a cada quarta-feira, os consumidores poderão encontrar uma promoção diferente. Tudo divulgado pelas redes sociais.
Além das promoções, a campanha contará com um filme de manifesto de celebração da marca que será exibido nos canais digitais da Brasil Cacau. Para reforçar ainda mais a comunicação, ela também apostou em uma série de quatro filmes com entrevistas com consumidores e colaboradores explorando temas divertidos. Os vídeos serão postados nas redes sociais da marca e terão Didi Wagner e Fred Elboni como entrevistadores.
“Estamos muito felizes e orgulhos de completar esses dez anos. Somos uma marca jovem e moderna e estamos em constante mudança, buscando sempre inovações e novas experiências. Apostamos em uma campanha com surpresas a cada semana e conceitos contemporâneos que conversam com esse consumidor atual”, afirma Maricy Porto, diretora de Marketing do Grupo CRM.
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Ricardo Boechat
Após 6 meses que o jornalista e apresentador Ricardo Boechat morreu, a família ainda espera o resultado da investigação do acidente de helicóptero, em São Paulo, ocorrido no dia 11 de fevereiro.
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Promoção Caça Dotz
Até o dia 22 de setembro, o programa de pontos Dotz faz uma promoção em parceria com a bandeira Elo. Para participar, o cliente precisa apenas ficar de olho nas gôndolas dos supermercados participantes e procurar os produtos que estão rendendo mais Dotz Extras. Batizada de “Caça Dotz”, o consumidor carioca poderá conquistar os pontos nas lojas do supermercado Prezunic.
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ABMN promove ciclo de palestras
A 19º edição do Ciclo de Casos do Prêmio Marketing Contemporâneo, da Associação Brasileira de Marketing & Negócios, vai acontecer no próximo dia 26 de agosto, no Campus Bonsucesso da UNISUAM. Debora Nassif, coordenadora de comunicação e marca da Unimed-Rio, vai falar sobre “O resgate da credibilidade da marca Unimed Rio”. Hugo Santos, diretor de planejamento da WMcCann, tem como tema o marketing institucional passando pelo case “IBP – Petróleo é para quase tudo. É para todos”. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail marketing@abmn.com.br Vagas limitadas.
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Unimed-Rio faz ação com Bike-Suco
Uma ação diferente e saudável está chamando a atenção no Rio Gastronomia, que vai até 25 de agosto no Pier Mauá. A Unimed-Rio levou para o evento uma bicicleta que produz smoothies com a energia das pedaladas do ciclista. Alinhada à sua campanha institucional “Mude 1 Hábito”, que estimula a prática de atividades para uma vida saudável, a cooperativa levou a experiência divertida da bike-suco à feira gastronômica, disseminando energia, consciência e sustentabilidade. São 2 sabores que o ciclista pode produzir: iogurte com manga e maracujá e iogurte com morango e banana. O espaço tem três bicicletas, duas para adultos e uma para crianças.
“A Unimed-Rio está buscando facilitar a vida das pessoas por meio de incentivos à mudança de hábitos, em busca de uma rotina mais saudável. A nossa proposta para o Rio Gastronomia conversa perfeitamente com essa campanha”, afirma Mauro Madruga, Superintendente de Comunicação e Marketing da Unimed-Rio.