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Publicidade sem lucro, uma agência diferente

Divulgação -
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A arte de fazer acontecer. Andréa Gomides, fundadora do Instituto Ekloos, é uma dessas pessoas que tem em seu histórico a marca de revolucionar práticas de negócio. Na contramão do mercado, ela propõe uma agência de publicidade que não visa lucro e já coleciona cases de sucesso para Coca-Cola e Instituto Invepar. Como isso é possível? É o que ela explica na entrevista desta semana.

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Andrea Gomides, fundadora do Instituto Ekloos e da agência Kio (Foto: Divulgação)
Como surgiu a ideia da agência de comunicação Kio?

A ideia de trabalhar com a comunicação surgiu em 2007, quando desenhei a estratégia do Instituto Ekloos. Investigando as necessidades das mais de 490 mil organizações sem fins lucrativos no Brasil, identifiquei que uma delas era a comunicação. Só para ter uma ideia, segundo a pesquisa da Fundação Salvador Arena, 95% das Organizações sem fins lucrativos no Brasil não tinham site em 2017. Vivemos em um mundo tecnológico, não estar na internet é quase como ficar escondido dentro de uma caverna.

Começamos a trabalhar a comunicação das organizações sem fins lucrativos, esta área cresceu dentro do Instituto Ekloos, mas ficava abafada pelas outras prioridades. Por isso, resolvemos dar vida própria para essa área e lançamos a Agência Kio.

O modelo de negócio da agência vai na contramão de uma sociedade capitalista. O objetivo não é o lucro, mas a sustentabilidade da empresa para poder gerar cada vez mais impacto. É isso?

O objetivo é divulgar iniciativas e programas sociais, para que as organizações ganhem mais visibilidade e com isso consigam mais recursos para impactar um número ainda maior de beneficiários. Nós queremos resolver um problema social de uma forma autossustentável. Nossos planos começam com R$ 185,00 por mês e incluem o desenvolvimento de uma comunicação integrada, que vai desde a criação da identidade visual até a gestão de redes sociais. Com preços acessíveis, conseguimos atender um maior número de organizações. Para as empresas os valores são mais altos, mas seguem o mesmo princípio. Queremos pagar os custos e ampliar o impacto.

Fale um pouco sobre esse modelo de negócio e como é possível uma agência não ter foco em lucro?

Está sendo cada vez mais utilizado o modelo de negócio social, onde a empresa comercializa um produto ou um serviço que gera impacto social e o seu lucro é reinvestido para o próprio negócio. Trabalhamos assim na Kio. O nosso modelo é de aluguel, as empresas e as organizações sem fins lucrativos não pagam pelo desenvolvimento de um site, por exemplo, são pacotes com diversos serviços que são pagos mensalmente. Assim nossos clientes têm uma agência disponível a qualquer hora para atender suas demandas.

Quantos clientes a Kio tem hoje no portfólio e quais trabalhos você considera como cases da agência?

Nós já estamos com mais de 30 clientes, entre organizações sem fins lucrativos, áreas de responsabilidade social de grandes empresas e Institutos. Por exemplo, nós criamos a identidade visual e toda a comunicação do edital da Coca-Cola FEMSA, a maior engarrafadora de Coca-Cola do mundo (www.ideiasparaummundomelhor.com.br). Já no caso do Instituto Invepar, nós além de responsáveis pela comunicação, também fazemos a gestão das redes sociais (http://institutoinvepar.org.br).

Além das empresas, trabalhamos para diversas organizações sem fins lucrativos, como o Banco da Providência, Favela Mundo e o Lona na Lua, que tem uma história interessante. Nós conhecemos o Lona na Lua através do programa do Caldeirão do Huck em 2015. Achamos a ideia super interessante e resolvemos entrar em contato pelo site. O site estava antiquado e desatualizado, o e-mail de contato não funcionava. Imagina quantas oportunidades eles não perderam, com a visibilidade que ganharam através de um programa da TV aberta, pois as pessoas não conseguiam entrar em contato. Desde 2015 o Lona na Lua é nosso cliente e tem um site moderno e atualizado.

Você é fundadora do Instituto Ekloos, uma das aceleradoras mais importantes do Brasil. Além dela, você também está a frente da Kio. Como é a sua atuação no dia a dia da agência? Como conciliar as duas?

Quando se trabalha com paixão, tudo é possível! Mas é sempre bom lembrar que não trabalho sozinha. Tenho duas equipes maravilhosas, comprometidas e apaixonadas pela área social. Isso faz toda a diferença. A Ekloos e a Kio são duas irmãs que se dão muito bem e colaboram, entre si.

Esta iniciativa é um spin off do Instituto Ekloos. Ela ainda atua de alguma forma na agência?

Hoje o Instituto Ekloos é o principal cliente da Agência Kio. A Ekloos vai abrir nos próximos meses mais 4 programas de aceleração e vai apoiar mais de 90 organizações sem fins lucrativos e negócios de impacto neste ano, além de fazer o planejamento estratégico das áreas de responsabilidade social de algumas empresas. A Kio é responsável por toda a comunicação da Ekloos.

Quais empresas que você considera que são modelos ideais como clientes para a Kio?

Nós vivemos em um país desigual e as questões sociais precisam ter visibilidade. Além disso, tem muita gente boa desenvolvendo projetos incríveis e invisíveis. Nós queremos trabalhar com quem quer gerar impacto social, por isso podemos atender organizações sem fins lucrativos, negócios de impacto social, áreas de responsabilidade social de grandes empresas, Instituto e Fundações. Isso é, se o seu objetivo é gerar impacto social, você é um cliente potencial nosso.

NOTINHAS DO TRADE

Puro Malte para todas as ocasiões

A Skol, mais uma vez, provoca o consumidor com campanha irreverente criada pela F/Nazca Saatchi & Saatchi. Com o mote “Um olhar mais atento percebe: Puro Malte já tinha, faltava uma para a galera”, a campanha destaca as diferenças do seu produto das demais do mercado. O plano de mídia conta com filmes de veiculação nacional para a televisão aberta, filmes para o meio digital, ações com influenciadores e conteúdos para as redes sociais.

“SKOL é a marca que sempre foi sinônimo de verão e concentração de amigos. Então, trouxemos uma Puro Malte perfeita para essas ocasiões. Se as pessoas acreditavam que existem ocasiões específicas para consumir esse tipo de cerveja, chegou o momento de abrir a cabeça. A SKOL Puro Malte é para todos os momentos, uma cerveja diferente das outras, tudo por conta de sua refrescância e pelo fato de não ser pesada”, afirmou Maria Fernanda Albuquerque, diretora de marketing de SKOL.

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Festival Duas Rodas é um sucesso comercial

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(Foto: Divulgação)
O Festival Duas Rodas, que realiza a sua primeira edição entre 29 de agosto e 1º de setembro, em Interlagos (SP), atraiu patrocinadores de peso: Ipiranga, Michelin, Mobil, Pirelli, Philips, Soretto, LS2 e Alpinestars, e tem ainda as montadoras que já confirmaram presença: BMW, Dafra, Ducati, Honda, Kawasaki, Harley-Davidson, KTM, Triumph e Yamaha. Organizado pela agência de live marketing V3A junto com a Duas Rodas, já é possível dizer que comercialmente o evento é um sucesso.

Criado para conectar motociclistas e marcas por meio de experiências, o objetivo do festival é se tornar o maior do setor no Brasil.

“O público não quer mais passear por uma grande vitrine, apenas olhar e tirar fotos. Quer interagir com produtos, vivenciar experiências e se relacionar de verdade com as marcas. Por isso criamos um festival que oferece uma grande variedade de experiências de test-ride e de entretenimento”, destaca Marcio Marinho, diretor do evento.

A nova área dos boxes de Interlagos receberá exposição de produtos e marcas, além de restaurantes, food trucks, espaço kids e shows musicais do Capital Inicial e Call The Police. Quatro circuitos estarão em atividade dentro do complexo durante os quatro dias do festival.

“Criamos uma plataforma livre, nela será possível agregar as marcas e apresentar novas experiências para o público”, conta Cristiano Botinha, diretor de Projetos Proprietários e Patrocínios, da V3A.

Os ingressos terão número limitado para atender à demanda por test-rides de cada modelo e estão à venda no site do evento (www.festivalduasrodas.com).

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Concurso para mascote

O Shopping Nova Iguaçu realiza um concurso cultural totalmente interativo para criar a mascote que vai acompanhar o shopping de agora em diante. Até o dia 08 de agosto, as inscrições para participar podem ser feitas pelo aplicativo do shopping. As crianças de até 12 anos poderão participar com desenhos, sugestões de nomes e uma história que conte tudo que a mascote gosta de fazer, que deverão ser enviadas pelos pais na seção “Novidade”, do “Concurso Mascote” no aplicativo. Ao mesmo tempo, os artistas que quiserem ilustrar o personagem escolhido deverão também enviar o seu portfólio através do aplicativo do shopping para concorrerem.

Durante o período de 06 a 08 de setembro, os dois desenhos finalistas vão para votação popular nos stories do Instagram do shopping. O resultado será anunciado em setembro. A criança vencedora ganhará duas diárias no Hotel Vila Galé Eco Resort de Angra dos Reis para dois adultos e uma criança. O artista responsável pelo trabalho vencedor vai ganhar R$ 1.000 e terá a oportunidade de colocar seus conhecimentos em prática durante um estágio não remunerado em uma das agências que atendem ao shopping.

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Rio Sul faz promoção especial para Dia dos Pais

O RIOSUL Shopping Center vai comemorar este Dia dos Pais com uma promoção compre e concorra, além de atividades para reunir pais e filhos. Uma mesa de sinuca no vão central, no 1° piso, estará à disposição de 23 de julho a 12 de agosto para quem quiser arriscar suas habilidades nos tacos. Para os clientes interessados em cuidar do visual, a Barber Shop fará diagnósticos capilares gratuitos no mesmo período, entre 12h e 21h e, no dia 25, às 17h, uma palestra vai orientar o público masculino quanto ao uso de produtos de cabelo para finalização.

"Traremos para a nossa praça de eventos um ambiente pensado paro o público masculino, com ações e produtos destinados à troca de experiências entre pais e filhos por meio das ativações da Barber Shop, que é pioneira nos tratamentos capilares para homens", acredita Fabiana de Luna, Gerente de Marketing do RIOSUL.

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(Foto: Divulgação)
James, a seu dispor!

Chegou ao Rio mais um aplicativo especializado no serviço de entregas de produtos diversos. De compras de supermercados e conveniências a drogarias e restaurantes, o James Delivery foi criado em Curitiba, em 2016, e foi a primeira startup brasileira a entregar encomendas de multisserviços. O app já funciona no Paraná, São Paulo e Fortaleza. O serviço, que já entrou na cidade como plataforma de entregas oficial das redes Pão de Açúcar e Extra, atuará em toda a capital fluminense até o fim do ano. Nesse primeiro mês, a taxa de entrega será grátis.

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RIR 2019: Coleção oficial já está disponível

Os fãs do maior festival de música e entretenimento do mundo já podem acessar a loja online com mais de 130 produtos oficiais do Rock in Rio. A vitrine virtual conta com itens variados como peças de vestuário (masculino, feminino e infantil), acessórios, bolsas e cangas, além de artigos para casa e papelaria. É possível encontrar estampas para todos os gostos, das versões sóbrias às mais coloridas, todas exclusivas. As lembrancinhas preferidas do público como imãs, porta-copos e cadernos também estão à venda. Os preços variam de R$ 19,90 a R$ 220,00. Para entrar no clima do festival e já garantir o seu preferido, basta acessar o site www.loja.rockinrio.com e conhecer toda a linha de produtos oficiais.

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NCR lança solução de gerenciamento inteligente

Atenta às transformações do mercado para criar oportunidades para as empresas no mundo digital, a NCR lança solução baseada nas expectativas das maiores redes de restaurantes do mundo para melhorar a experiência do consumidor, garantir a segurança dos processos internos do estabelecimento e gerar insights estratégicos para os negócios. Trata-se do NCR Serviços Digitais Conectados, uma solução de gerenciamento inteligente para o ponto de venda.

Baseado em 4 pilares: monitoramento, manutenção, administração e segurança, a solução de Serviços Digitais Conectados da NCR oferece benefícios para todas as áreas do estabelecimento ao interagir com os equipamentos conectados do restaurante e garantir que estejam totalmente funcionais, disponíveis e seguros, além de prover dados confiáveis sobre a experiência do cliente.

A Inteligência Artificial do software apoia o varejista na tomada de decisões e previsões para o negócio ao gerar insights a partir dos dados coletados sobre o comportamento do consumidor, seus hábitos e preferências de consumo.

“Conseguimos mensurar a interação do consumidor com o estabelecimento e ampliar o conhecimento sobre os seus interesses para atendê-lo exatamente da maneira que ele espera e deseja”, explica Raquel Thomé, Head da divisão de Commerce da NCR no Brasil

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(Foto: Divulgação)
Rapper Dughettu assina música da campanha de 30 anos do Madureira Shopping

Por que não criar um single ao invés de um jingle? Nas comemorações de 30 anos, o Madureira Shopping optou por uma campanha com engajamento e criou um single com os artistas, produtores e formadores de opinião do bairro, que é conhecido pelo seu vanguardismo. Para realizar esse projeto, o shopping convidou o rapper Marcello Dughettu, idealizador da produtora musical Duto e reconhecido por imprimir a Zona Norte nas suas músicas para falar de pertencimento, identidade e orgulho de ser de Madureira. A parceria culminou na criação do Sou Madu, que foi lançado na última semana de julho pela gravadora Universal Music.

"É impossível comemorar o aniversário do shopping sem enaltecer o bairro. Afinal, não existe shopping sem o mercadão, sem o comércio de rua, sem o parque. Somos parte de um todo e, por isso, quando planejamos os 30 anos do Madureira Shopping, sabíamos que a melhor forma de comemorar esse aniversário seria demonstrando nosso orgulho ser daqui. Convidamos parceiros locais para cocriar e pessoas reais para estampar nossa campanha de aniversário, valorizando a efervescência e a cena cultural de Madureira e não apenas do shopping” declara a gerente de marketing, Andréia Vidal.

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Viva os eventos nacionais!

Em época de grandes produções, o Rio de Janeiro ganha um grande reforço e celebra o primeiro ano da Apresenta Rio – Associação dos Promotores de Eventos do Setor de Entretenimento e Afins – com muitos motivos para comemorar. Com uma rede de 130 associados e que segue crescendo, a Apresenta atua com um olhar específico para a defesa de questões da indústria de entretenimento, a fim de reduzir os entraves do mercado e melhorar o ambiente de negócios. Desde o seu lançamento, teve papel fundamental na manutenção do calendário de eventos no estado e conquistou espaços importantes para a construção das políticas públicas, como a cadeira titular no recém-criado Conselho Municipal de Turismo do Rio de Janeiro (CTUR), além de fazer parte do Conselho Estadual de Turismo, do Conselho Empresarial da Fecomércio RJ e do Conselho de Turismo da Associação Comercial do Rio de Janeiro.

Divulgação - Andrea Gomides, fundadora do Instituto Ekloos e da agência Kio
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