Jornal do Brasil

Marketing, Propaganda, etc.

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Renata Granchi

Cinema e propaganda. Uma dobradinha que deu certo

Jornal do Brasil RENATA GRANCHI, colunadarenata@jb.com.br

Sabe aqueles anúncios que aparecem no cinema antes do filme começar? Alguns conteúdos são divertidos, com storytelling e até product placement. Tem também propaganda tradicional, como aquelas que assistimos nos canais de TV. Diferentemente de outras mídias, o espectador do cinema está com atenção voltada 100% para a tela, o que facilita a comunicação publicitária exibida nas salas. No Brasil, a FLIX Media é a empresa que comercializa com exclusividade a publicidade no Cinemark, no Kinoplex, na Cinesystem, no Centerplex, no GNC Cinemas, na Cinépolis, na UCI Cinemas e na Moviecom. Conversei com o diretor comercial da Flix, Cristiano Persona. Ele conta que o cinema hoje consegue entregar métricas tão assertivas como as mídias digitais e revela que nos últimos 10 anos os números de ingressos vendidos no Brasil saltou de 80 milhões para quase 170 milhões. “Os planos de expansão dos exibidores são audaciosos para o Brasil”, avisa Persona.

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Cristiano Persona, diretor comercial da Flix Media (Foto: Divulgação)

O que faz o cinema ser uma mídia tão especial?

As pessoas vão ao cinema em busca de uma experiência imersiva, com muita diversão e o melhor conteúdo. A Flix Media complementa essa experiência entregando tanto publicidade quanto histórias de marcas que encantam o público justamente nesse momento. Só o cinema consegue proporcionar uma experiência como essa nos dias de hoje, onde somos alvejados por comunicação em tudo o que vemos e fazemos. Normalmente as pessoas são impactadas por mídias de todos os tipos sem estarem esperando ou querendo ver aquilo, já no cinema a pessoa vai com essa expectativa.

Dentre vários serviços de mídia que vocês oferecem o que é a FLIX Channel?

Além dos formatos tradicionais de publicidade e patrocínio, criamos um canal de conteúdo antes da sessão chamado Flix Channel. Nesse espaço entregamos conteúdo editorial relacionado a filmes como entrevistas, bastidores, cenas inéditas, listas e quizes. Além disso, temos projetos de conteúdo de marcas. O caso mais emblemático - e que já está há mais de dois anos no ar - é o projeto da rede de restaurantes “Madero”, onde eles mostram de forma cinematográfica, através de filmes de 2 minutos, os processos de criação de suas receitas, peculiaridades da fábrica, cuidados com os alimentos e por aí vai. O Flix Channel é um canal de muito sucesso e que tem conquistado espaço nos planos de mídia dos principais anunciantes do Brasil.

Qual é a sua avaliação, sob o ponto de vista comercial, sobre o momento que o cinema passa hoje no Brasil?

O momento do cinema é muito bom. Temos dito que estamos em lua de mel com o mercado, pois se trata de um meio offline que cresceu muito nos últimos anos. Além disso, hoje entregamos métricas bem parecidas com as dos meios digitais através do report de venda de ingressos por sala da Comscore. Um anunciante de cinema consegue saber o preço máximo do CPV que vai pagar na campanha e, via de regra, entregamos números maiores do que o projetado e esse CPV cai bastante. O meio talvez seja o único offline que não trabalhe com projeções e “opportunity to see”, no cinema trabalhamos com número real de pessoas. Essas características de métricas somadas a 100% de “viewability” e no skip colocou o cinema em muitos planos que só contemplavam o digital. A Flix conta em sua rede com os maiores exibidores do país o que torna nossa oferta rentável e com grande cobertura nacional.

Qual é a expectativa para esse ano e o próximo?

O Line-up desse ano é um dos maiores dos últimos tempos e a expectativa para 2020 é que continue assim. Além de tudo q tivemos até agora, estamos em plena alta temporada às vésperas da estreia de “O Rei Leão”, que promete ser um dos maiores blockbusters do ano. Fora isso, ainda teremos já em agosto o novo filme do Quentin Tarantino, na sequência a volta de “Malévola”, o “Coringa” e o ano termina com “Star Wars - episódio 9”, o último da franquia. Dentre esses todos, temos a produção brasileira “Hebe, a Estrela do Brasil” que traz a cinebiografia de uma das maiores estrelas do nosso país. Isso só para citar alguns dos maiores. Já sabemos que nos primeiras semanas de 2020 teremos a “Frozen 2” e ainda no primeira trimestre a “Mulher-Maravilha 1984”.

E o que significa isso em números?

Falando de números, o cinema cresceu muito no Brasil de 10 anos para cá. Em 2008, vendíamos algo em torno de 80 milhões de ingressos por ano e fechamos 2018 perto de 170 milhões de ingressos. Isso é praticamente o dobro do tamanho em 10 anos. Os planos de expansão dos exibidores são audaciosos e temos cinemas sendo inaugurados frequentemente pelo Brasil. Isso aumentou muito a cobertura do meio e facilitou ainda mais o acesso do brasileiro que vê no cinema o passeio preferido da família.

NOTINHAS DO TRADE

Waggl Brasil é o novo cliente da ModoCon

A agência de Comunicação e Marketing Digital ModoCon comemora a chegada de mais um cliente, a Waggl Brasil. A startup de tecnologia, que está sediada no Vale do Silício, na Califórnia (EUA), escolheu a agência para gerenciar o trabalho de relacionamento com a mídia no Brasil.

Operando no Brasil desde o ano passado, a Waggl oferece uma plataforma de crowdsourcing que permite as empresas ouvir melhor as pessoas, seja funcionários, clientes ou até prospects. A tecnologia vai além das pesquisas eletrônicas para levantamento de informações com maior frequência, as chamadas pesquisas pulso. Ela mostra os resultados em tempo real em formato de infográficos, analisando, inclusive, as respostas abertas, graças ao uso de algoritmos.

A ModoCon é uma agência digital que atua, de forma integrada, com comunicação corporativa, assessoria de imprensa e marketing digital de conteúdo, além de oferecer serviços de Consultoria.

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MultisolutiON cria para Wizard by Pearson

Uma boquinha animada é a nova personagem da Wizard by Pearson na campanha promocional para o segundo semestre de 2019. O conceito “Na Wizard tem Conversa” convida os interessados a negociarem com o curso as melhores condições de pagamento para poderem aprender inglês. Criada pela MultisolutiON, o plano de mídia contempla pay TV e mídias sociais da empresa.

Segundo Paulo Voltolino, VP de Inteligência Criativa e Inovação da agência, “o desafio inicial era mostrar para o público que, no mercado competitivo dos cursos de inglês em que a Wizard by Pearson é referência, a escola precisava se aproximar ainda mais do seu target e mostrar que entende as suas necessidades e o seu comportamento de consumo, não só com relação ao aprendizado de inglês, mas também em relação à sua realidade de vida.”

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MentoresInCena

Uma convenção para conectar atores, produtores, roteiristas, diretores e criativos que precisam de mentoria e direcionamento na carreira é a proposta do evento MentoresInCena. De 2 a 4 de agosto, no Hotel Windsor Florida, no Flamengo, nomes como João Falcão (diretor), Eduardo Pradella (produtor de elenco da Record TV), Rodrigo Candelot (ator de publicidade e tv), José Roberto Marques (coach), Newton Cannito (autor de séries para Fox e Netflix), Cavi Borges (produtor e empresário de filmes e séries), Sergio Mattos (sócio-fundador da 40 Graus Models), Renata Corrêa (roteirista da TV Globo), entre outros, estarão compartilhando suas experiências com o público. A idealização e produção do evento é de Marcelo Caldas. Inscrições pelo site https://mentores.in/index.html

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Abap lança Diretrizes de Compliance

Especialistas e donos de agência se reuniram na semana passada para debater e conhecer o guia ‘Diretrizes de Compliance’ desenvolvido pela Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap) em parceria com a Fundação Dom Cabral. O encontro, realizado na Casa Firjan e promovido pelo Grupo de Mídia do Rio de Janeiro, apresentou questões que interferem diretamente no negócio, como as exigências de algumas concorrências públicas e privadas praticadas no mercado. Ficou claro no debate que o tema exige o envolvimento de toda a cadeia de empresas e fornecedores para que funcione.

Adriana Machado, presidente da Abap Minas e sócia da agência mineira Tom Comunicação, explicou que foi a partir do Mensalão que o debate se iniciou em seu estado, motivado pela falta de ética envolvendo a publicidade e as contas públicas. Ela contou que o mercado mineiro foi obrigado a se reinventar após os escândalos de desvios de pessoas sobre os quais os players sérios do mercado sequer tinham ouvido falar.

"Minas nunca mais atendeu uma conta pública federal sequer, e ainda hoje lidamos com as consequências dos problemas. Tanto que saiu da Abap-MG a ideia de criar um guia de Diretrizes de Compliance, logo apadrinhada pela entidade nacionalmente", contou Adriana.

Para acessar o guia completo http://www.abap.com.br/diretrizes/abap%20diretrizes%20de%20compliance.pdf

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Casa de Saúde Saint Roman lança nova logo

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(Foto: Divulgação)
A Casa de Saúde Saint Roman (CSSR), clínica localizada no Rio de Janeiro e referência para o tratamento de transtorno mental e dependência química, completou 50 nos e para comemorar está com nova logo. Criada por Arnaldo José Heinen, da Ideia.art, o novo desenho da marca utiliza o dourado para mostrar a importância e a solidez de uma empresa de 5 décadas. “O número 50 é a marca tradicional, mas também simboliza abertura ao movimento do mundo com o dígito ‘0’”, explica o diretor de arte.