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Mercado de PayTV, muito além da TV

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Com mais de 15 anos no mercado, a empresa Stenna é referência em consultoria, representação comercial e gestão de conflitos para o mercado audiovisual e PayTV. Com um portfólio de 26 canais, brasileiros e internacionais, a executiva Carol Vargas percebeu que muitos empresários não sabiam como negociar e vender seus conteúdos para as operadoras. Com clientes espalhados por todos os cantos do Brasil e do exterior, ela se divide entre o trânsito de São Paulo e o avião. Foi nesse dia a dia intenso que ela conversou com a coluna sobre os caminhos do audiovisual tradicional, OTT, on demand e como a ciência de dados pode ajudar o marketing das TVs.

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Carol Vargas, executiva da Stenna (Foto: Divulgação)

Como você iniciou sua carreira no mercado de payTV?

Sou economista, possuo especializações em estatística, direito do entretenimento, master em big data e estou cursando direito eletrônico. Comecei a minha carreira no programa de trainee na Directv. Lá tive a oportunidade de conhecer e passar por diversas áreas, como comunicação, marketing, fidelização, planejamento, programação. E foi onde eu realmente me apaixonei pelo mercado de TV Paga. Trabalhei nas maiores operadoras do Brasil e programadoras do mundo. Essa experiência me fez perceber que faltava uma empresa com estrutura completa para dar suporte às negociações desse mercado.

Então, a Stenna é única no seu segmento?

Até o momento, desconheço outra empresa tão completa como a nossa para o mercado de TV Paga. Há, atualmente, consultores atuando, mas sem nenhuma estrutura por trás. O que buscamos, quando idealizamos a empresa, foi justamente entregar uma consultoria precisa, estruturada e completa, onde ajudamos nossos clientes a não investirem em locais que não terão retorno. É um mercado com muitas particularidades.

Quantos canais hoje vocês representam?

Representamos hoje um total de 26 canais, em diversas línguas: italiano, inglês, português, chinês, espanhol. Entre eles, canais de grande sucesso, como Woohoo, Canal Like, Golf Channel, ZooMoo, Love Nature 4K, CCTV (China), Cinebrasil, Nautical Channel, Agro Brasil, EnglishClub TV + 8 canais adultos, entre outros.

O primeiro canal 4K do Brasil é um case de sucesso de vocês. Como foi essa negociação?

Trabalho há cinco anos com o grupo que é dono do Love Nature 4K. Após alguns anos estudando o mercado local, e em grande parceria com a Net/Claro, resolvemos que o investimento em trazer este canal seria totalmente válido, a partir do momento que o aumento de consumo 4K só cresce no país. Não há muito conteúdo nativo nessa tecnologia. Sem sombra de dúvidas, ser a primeira empresa a trazer um canal deste porte nos traz a certeza que estamos trabalhando para a evolução do mercado.

Diante às mudanças tecnológicas, principalmente no mercado de TV por assinatura, você acredita que de fato o linear será substituído pelo on demand?

Não acredito que isto vá acontecer em um curto espaço de tempo por causa do jornalismo ao vivo e dos esportes. Sempre terá um espaço para os canais lineares atuarem, mas não descarto a ideia de que todos terão que se reinventar e/ou até mesmo modificar as grades de programação, devido à linearidade de entrega de conteúdo às plataformas on demand.

Como é o trabalho na área de VOD de vocês?

Atualmente prestamos consultoria para planejamento, distribuição, registros e internacionalização dos conteúdos “on demand”, que são vídeos, séries, filmes, desenhos que podemos “vender” para distribuição nas plataformas diversas como, por exemplo, Netflix, Amazon, NET NOW, PlayKids, etc…

Em geral, as programadoras estão investindo uma grande quantia na área de ciência de dados para o uso de marketing nas TVs. De que maneira você enxerga esse investimento? Considera válido?

Sim, totalmente válido. Nós estamos investindo este ano em uma equipe dedicada em Data Science especificamente para atuar com a ciência dos dados de diversas fontes para uso na TV Paga. Os dados específicos e planejados de uma operação, seja ela um canal de TV ou qualquer outro produto, podem alavancar a maneira que falamos com nosso cliente final. Será, sem dúvida, um serviço que entregaremos aos nossos clientes capaz de levar a empresa deles a outro patamar de distribuição, vendas e comunicação.

Você poderia explicar melhor de que forma a ciência de dados pode ajudar às estratégias de marketing dos canais?

A ciência dos dados atua firmemente para apoiar os estatísticos a transformar a expertise das informações para alavancar a empresa. Sem sombra de dúvida, a colheita de todos estes dados, de uma maneira estruturada e precisa, ajuda o Marketing a ser mais assertivo em um mercado que está totalmente impreciso com relação ao futuro; onde as empresas do audiovisual, muitas vezes, apostam em seus sentidos, ao invés de buscar ferramentas precisas nos dados para ajudar suas campanhas e decisões.

NOTINHAS DO TRADE

TikTok estimula vídeos sobre viagens e destinos em nova campanha

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(Foto: Divulgação)

TikTok, plataforma líder de vídeos curtos, lança campanha de viagem global #tiktoktravel em 100 países e regiões, incluindo o Brasil. O objetivo é inspirar os usuários a registrar e compartilhar seus momentos de viagem de forma criativa. O desafio global no aplicativo vai até 30 de junho e os criadores que participarem compartilhando vídeos com a hashtag #tiktoktravel têm a chance de ganhar prêmios.

A campanha reúne o melhor do aplicativo e lança a música tema "Summer", gerada a partir de "TikTok Spotlight", um programa de música inovador para descobrir e apoiar artistas independentes, assim como uma ferramenta nova, fácil de usar chamada "Photo template", que permite aos usuários juntar imagens estáticas em um vídeo.

Além do desafio global, eles lançaram um especialmente para o público brasileiro com a hashtag #IssoéBrasil. Agora é produzir e participar!

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Four X Entertainment tem nova diretora

A publicitária Rosane Ventura é a nova diretora de Novos Negócios da Four X Entertainment, agência especializada em eventos. Rosane foi diretora de marketing e comunicação da Riotur e nos últimos anos estava como diretora geral do projeto “Delicias do Brasil”, realizado em parceria com o Banco Santander no Jockey Clube do Rio.

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Stella Artois e Void se unem em projeto especial de gastronomia

A cerveja Stella Artois se uniu a VOID no projeto especial “Para saber quem sou”, que apresenta chefs que mostram que uma gastronomia simples pode trazer sofisticação e vice-versa. Por meio de uma webserie e eventos na House of Food da VOID Botafogo, o projeto conta a história de jovens chefs que estão transformando a culinária local por meio de seus olhares e trajetórias. Na webserie, disponível no canal www.youtube.com/StellaArtoisBrasil - é possível conferir como os chefs procuram a inovação a todo instante, cada um a seu modo, para promover uma experiência única para seus consumidores.

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Marca de água vendida na Copa América levará água potável para comunidades do semiárido

Além de curtir os jogos da CONMEBOL Copa América Brasil 2019 nas cinco cidades-sede pelo país – Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo -, os torcedores que comprarem água mineral no evento também vão ajudar três mil pessoas de comunidades rurais no semiárido brasileiro a terem acesso à água potável.

Isso porque a marca vendida durante a competição, AMA, tem 100% de seu lucro revertido para projetos que levam água potável a quem não tem acesso na região. Criada pela Cervejaria Ambev, AMA projeta obter lucro suficiente para financiar a construção de cinco sistemas de abastecimento, fruto das vendas durante a competição, que começou no dia 14 de junho com término em 07 de julho.

“Participar da CONMEBOL Copa América Brasil 2019 é um marco na história de AMA. Fico muito feliz porque, junto com os torcedores, vamos levar água potável para muita gente que precisa”, afirma Richard Lee, head de sustentabilidade da Cervejaria Ambev. “Conseguimos, com essa iniciativa, juntar a paixão que o brasileiro tem por futebol com o sonho que temos na Cervejaria Ambev: de unir as pessoas por um mundo melhor”, continua o executivo.

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Artplan recebe Leão de Ouro no Festival de Cannes 2019

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(Foto: Divulgação)

O Brasil conquistou 17 Leões no segundo dia do Festival de Cannes 2019. Desses, dois foram destinados à Artplan, um de Ouro e um de Bronze, nas categorias Entertainment For Music e Film Craft. Na foto, Rodolfo Medina posa com a estatueta, feliz da vida com o reconhecimento de toda a indústria.

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Vagas em aberto

Agência Noblinddz – Atendimento Pleno.

Enviar CV para vagas@noblinddz.com.br indicando a vaga no assunto do e-mail.

Agência Fullpack – Diretor de Arte

Enviar portfólio para brunoalmeida@fullpack.net

Vizcaya Cosméticos – Relações Públicas

Enviar CV para rh@vizcaya.com.br

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M2BR assume conta de marketing digital do “Impulsiona”

A M2BR anuncia a conquista da conta de marketing digital do Impulsiona, programa do Instituto Península, que utiliza o esporte como ferramenta no desenvolvimento integral dos alunos de escolas de educação básica de todo o Brasil.

Em parceria com o Ministério da Educação – MEC, o programa oferece formações para professores e coordenadores pedagógicos para que eles possam se tornar parceiros do Impulsiona na missão de fomentar novas modalidades, trabalhar importantes competências com crianças e jovens por meio dos valores do esporte e tornar as escolas mais ativas.

Dentre as metas e desafios propostos para a agência, estão: ampliar a presença para novas escolas no país, ampliar os professores participantes do programa, aumentar o engajamento de profissionais da área, implementar o whatsapp como canal de comunicação e oferecer insights estratégicos para todas as áreas do programa através da interpretação de dados e atividades no ambiente online.

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Divulgação - Carol Vargas, executiva da Stenna