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Como usar branding na área da saúde

Adriana Lorete/Divulgação -
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Pouco falado no Brasil, o marketing na área de saúde é um ramo complexo, com muitos protocolos a serem seguidos e que exige uma qualificação diferenciada do profissional que atua nesse setor. Criar um ambiente acolhedor em um momento de forte carga emotiva, não é fácil e exige dos profissionais de comunicação muita criatividade. Theiza Conte Paiva, Diretora de Marketing e Inovação do Grupo Perinatal, se consolidou como gestora executiva de planejamento estratégico de marketing e gestão de marca em empresas nacionais e multinacionais. Um dos seus trabalhos mais comentados foi o case “Amor de Mãe”, um aplicativo desenvolvido em parceria com o Laboratório de Engenharia e Software da PUC-Rio (LES-PUC) e com o apoio da Danone e Johnson&Johnson. Nessa entrevista, ela fala sobre o seu trabalho e explica que relacionamento humanizado é a base do sucesso.

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Theiza Conte Paiva, Diretora de Marketing e Inovação do Grupo Perinatal (Foto: Divulgação)

O que difere o marketing no segmento de saúde dos demais?

Essencialmente, a total atenção ao fator humano. Os objetivos das nossas estratégias e ações de marketing devem trazer resultados para a instituição, mas sempre buscando oferecer serviços, conteúdo e suporte que fortifiquem o relacionamento com os diferentes públicos: pacientes, médicos, parceiros e colaboradores. Assim, a construção de uma imagem sólida e confiável em saúde é resultado da forma cuidadosa e respeitosa com que a marca se relaciona com estes públicos nos diferentes ambientes, canais e contextos. A gestão de marketing deve trazer resultados para o negócio, através do que proporciona para todos os públicos, que fazem parte de seu “ecossistema”.

 

São muitos protocolos que devem ser seguidos?

Algumas regras são formais, outras são estabelecidas por fatores éticos. Todas as ações, informações, todos os serviços agregados devem ser desenvolvidos, criados e entregues com qualidade e transparência. Saúde está no contexto da ciência e também da tecnologia, e todo cuidado para trabalhar entendimentos e percepções se faz necessário, uma vez que muitas opções e decisões são tomadas como decorrência do que se percebe ou é percebido por profissionais e pessoas próximas, sejam influenciadores ou co-decisores.

Como usar branding na área de saúde para encantar pacientes?

A gestão de branding na área de saúde é estratégica, por tratar fundamentalmente da relação que os públicos estabelecem com a marca. O posicionamento da marca, que trata fundamentalmente da percepção de marca, deve nortear todas as ações de marketing. Em saúde, algumas percepções são mandatórias para se construir uma marca forte e, além de segurança, confiança e atributos que possam minimizar a comum sensação de vulnerabilidade e insegurança, deve-se trabalhar os atributos que vão além destes. Encantar em saúde, é agregar sentimentos positivos aos que já são inerentes aos pacientes e que vão estreitar mais ainda a relação - e gerar sentimentos positivos - com a marca.

Qual o principal objetivo do marketing da Perinatal?

Mais do que objetivo, é importante falar do nosso propósito. Somos uma marca que transmite percepções fundamentadas no cuidado, proteção e segurança. Este é nosso tagline. A gestão do marketing deve dar suporte a gestão da assistência ao paciente, do serviço oferecido aos médicos e das ações institucionais para que o propósito de cuidar, proteger e trazer segurança para todos os nossos públicos seja sentido em todos os contatos com a Marca Perinatal.

É um segmento que trabalha fortemente a emoção, dentre as ações e produtos implantados na sua direção, qual te emociona mais?

Todos me mobilizam. Os que me tocam mais fundo são os que trazem a atenção ao fator humano. O “Amor de Mãe”, aplicativo que permite a mãe enviar mensagens de voz, músicas e áudios para seu bebê internado na UTI Neonatal é literalmente emocionante. Serviços que o marketing suportou a construção, como o de Medicina Fetal, trazem sentimentos de fazer parte de uma criação emocionante

Vocês estão presentes em todas as redes sociais e, recentemente, criou uma conta no Spotify com playlists para trabalho de parto, bebês, gestantes etc. De onde surgiu essa ideia?

A presença da Perinatal nas redes sociais se tornou um braço estratégico fundamental. A força da marca em compartilhar informações, fatos e conteúdos com mulheres, gestantes e mães é enorme. A comunidade médica também faz parte deste movimento. Em cada plataforma uma estratégia é definida. Nossa força está no relacionamento do público com a nossa marca. Algumas plataformas podem se tornar mais presentes no dia a dia dos nossos seguidores. Foi com esse objetivo que criamos uma área especial no site para nossos médicos, e a conta no Spotify, por exemplo. Uma iniciativa pioneira de nossa gestão digital que busca constantemente ideias para estarmos mais perto das mães e bebês de forma pertinente, estreitando o relacionamento com a marca.

Para quem está entrando no mercado agora, qual conselho você daria para os novos profissionais de marketing que atuam no segmento da saúde?

Pensem, planejem e desenvolvam suas atividades tendo em mente o tempo todo que elas podem realmente trazer resultados importantíssimos para a vida de nossos pacientes, os “clientes” no mundo do marketing.

 

NOTINHAS DO TRADE

AMPRO GLOBES AWARDS

Estão abertas as inscrições - etapa regional - Brasil para o AMPRO Globes Awards 2019, maior prêmio de Live Marketing do mundo, realizado pela MAAW – Marketing Agencies Association Worldwide. São mais de 25 países participantes espalhados por todo globo. “É uma premiação que contempla todos os players, em especial as agências, do setor de Live Marketing”, explica Debora Tenca, diretora da etapa regional sudeste.

Regulamento e inscrição em www.amproglobesawards.com.br/Inscricao

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Cannes Lions 2019

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Antônio Carlos Accioly e Fábio Seidl (Foto: Divulgação)

Está de volta a dupla responsável pelo conteúdo da coluna mais “cool” sobre o Festival Internacional de Criatividade de Cannes. Os publicitários Fabio Seidl e Antonio Carlos Accioly apresentam o “Cannes Social Club”, ao vivo, direto do evento, de 17 a 21 de junho. Para quem não está lá, é uma ótima oportunidade para saber as novidades, assistir entrevistas com jurados, acompanhar as festas e entregas de prêmios. Ulalá! Para seguir a dupla, acesse a página do Programa Reclame/Multishow no Facebook e curta a transmissão ao vivo da Lab3TV.

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Evaristo Costa e William Waack são contratados pela CNN Brasil 

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(Foto: Divulgação)

A CNN Brasil anuncia as contratações dos dois primeiros nomes que irão compor sua equipe de apresentadores: os jornalistas William Waack e Evaristo Costa.

Waack comandará um telejornal diário, no horário nobre da CNN Brasil. O programa terá amplo espaço dedicado à cobertura das editorias de política, economia e internacional, áreas que são especialidades do jornalista, que também fará entrevistas e análises.

Já Evaristo Costa volta à TV pela CNN Brasil no comando de um programa semanal, apresentado direto dos estúdios da emissora em Londres. O apresentador, que mora na Inglaterra há dois anos, estará à frente de uma revista eletrônica que vai mesclar jornalismo e entretenimento.

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Nova série para Canal Futura

A série “Dependentes”, uma produção da Indiana Produções e dirigida por Marco Altberg para o Canal Futura, já tem data de estreia: novembro. Com uma primeira temporada de 13 episódios, de 26 minutos cada, a produção irá mostrar o ponto de vista e os conflitos das pessoas em volta dos dependentes. As filmagens começaram na primeira semana de junho e vão até julho em estúdio e locações no Rio de Janeiro.

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ESPM Rio abre inscrições para cursos de férias

A ESPM Rio, escola de negócios, com posicionamento em economia criativa, e referência nas áreas de Marketing, Comunicação, Criatividade e Inovação, abriu inscrições para 17 opções de cursos de Educação Continuada. Entre as opções estão Comunicação para Gestão de Marcas, Antropologia do Consumo e Etnografia nas Mídias Sociais. Todos realizados no mês de julho. Há opções de aulas durante a semana e aos sábados e em diversos horários. Onde: Rua do Rosário, 111 -- Centro -- Rio de Janeiro. Informações: (21) 2216-2002 e (21) 2216-2102 ou pelo e-mail: cursos@espm.br

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Supermercados Mundial agora tem stickers no WhatsApp 

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(Foto: Divulgação)

A agência de publicidade 3AW assina a criação de uma série, bem-humorada, de stickers para o Supermercados Mundial. Por meio do aplicativo da rede de varejo, os clientes recebem as figurinhas para WhatsApp com metáforas e frases sobre os produtos, preços, além de temas relacionados ao cotidiano das pessoas.

 

 

 

 

 

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Presidência da ABP-Rio: primeiro candidato oficial

A Associação Brasileira de Propaganda – ABP – entidade mais antiga do mercado de comunicação revelando em sua história nomes de destaque na propaganda no país terá, em breve, novas eleições para o biênio 2019/2021. O primeiro candidato oficial à presidente da ABP é Bruno Dreux, Sócio-Diretor da agência Amo, que montou uma chapa forte com outros 10 profissionais de diversas áreas, entre anunciantes, profissionais de mídia e representantes de veículos de comunicação.

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Semana Mundial dos Oceanos

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(Foto: Adriana Lorete/Divulgação)

Em diferentes estabelecimentos do Rio de Janeiro, Corona e Parley instalaram máquinas que trocam três garrafas plásticas (de 300ml a 2l) por vale-cerveja. Todo o plástico recolhido será enviado a uma empresa de reciclagem na cidade. Além disso, quem comprar dois packs de Corona ganhará uma ecobag exclusiva da marca de cerveja produzida a partir de plástico reciclado.

 

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Curso de Extensão em Economia para Jornalistas e Profissionais de Comunicação

O Grupo de Conjuntura Econômica do IE/UFRJ abre inscrições no Curso com o objetivo de capacitar o profissional de comunicação para uma melhor compreensão da economia brasileira mundial. As aulas, que começam no dia 27 de julho e vão até 7 de dezembro, serão aos sábados, das 9h20 às 12h50. A carga horária é de 60 horas/aula. O curso será ministrado na Av. Pasteur , 250 - Prédio do Instituto de Economia - UFRJ - na Praia Vermelha - Urca. Mais informações 21-99451-3890 ou pelo e-mail sidenir@ie.ufrj.br

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Espaço Itanhangá comemora 40 anos com novo visual

O charmoso centro comercial Espaço Itanhangá completa 40 anos de idade e para comemorar investe em uma nova identidade visual. A agência responsável pela mudança na imagem foi a Estúdio Forno. Com vibe consciente e sustentável, a ideia de reformular o local surgiu a partir de pesquisas que indicaram a carência de um espaço de conveniência e serviços que atendesse às necessidades dos moradores do bairro e daqueles que passam diariamente em frente ao empreendimento.

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Mídia e Dados no relacionamento com o consumidor

Para criar uma experiência diferenciada para o consumidor, as marcas precisam orquestrar o relacionamento com os usuários a partir do uso de mídia. E isto requer uma abordagem orientada a dados, afinal, é lá onde são conhecidos os papeis de cada canal, dispositivo, algoritmos de mídia, comportamento entre outros aspectos. No dia 18 de junho, acontece a 30ª edição do WAW (Web Analytics Wednesday), evento organizado pela Avantare e que reúne profissionais e estudantes especializados na área de Marketing Digital para troca de experiências, networking e atualização. As vagas são limitadas e a inscrição pode ser feita no link: http://wawrj.com.br/

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Arena Nº1 Brahma

O futebol é sinônimo de festa para os brasileiros. E para garantir a melhor experiência para torcida durante a Copa América no Brasil, a Cervejaria Brahma, em parceria com a Peck Produções, prepara uma nova temporada da Arena Nº1 Brahma no Rio de Janeiro. O evento oficial da Conmebol acontece na Praça Mauá, entre os dias 14 de junho e 7 de julho, e promete unir a torcida antes, durante e depois dos jogos do torneio, com muita música e cerveja gelada.

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Divulgação - Theiza Conte Paiva, Diretora de Marketing e Inovação do Grupo Perinatal